Ana Prestes Profile picture
Jun 26 13 tweets 7 min read
#Dia9 - 21 jun - os protestos em Quito se intensificam e surgem as primeiras vítimas. Guido Guatatoca, da comunidade de Kichwa de Puyo, é assassinado com disparos a queima roupa.
A esta altura dos protestos, segue a ocupação policial na Casa das Culturas e as ruas ocupadas.
#Dia10 - 22 jun - dez dias após o início dos protestos, enquanto a oposição a Lasso no parlamento tenta derrubar o decreto 455 que impôs estado de exceção a 3 regiões, o governo publica o decreto 459 incluindo mais três: Chimborazo, Tugurahua e Pastaza +
Neste momento, no 10o dia dos protestos, a CONAIE coloca como demanda principal o congelamento e a diminuição dos preços dos combustíveis. Em Quito seguem os protestos.
#Dia11 - 23 jun - uma enorme marcha de mulheres indígenas chega pacificamente nas proximidades da Assembleia Nacional. A intenção era conversar com Virgilio Saquicela, pres. da Ass. para aplicar o item 2 do art. 130 da Const. para a abertura do juízo político de Lasso. Foto: AFP
Ainda no dia 11o dia de protestos, o governo Lasso enganou as manifestantes quando o general Freddy Sarzosa se dirige à marcha em um megafone e disse que não haveria uso da força para dispersão. Logo em seguida, começou o massacre.
#Dia12 - 24 jun - uma grande Assembleia Nacional convocada por várias organizações indígenas e populares acontece em Quito. Começam os debates para instalação do juízo de Lasso no parlamento.
Ainda na sexta 24 de junho, com 47 assinaturas, é formalizado o pedido de impeachment de Lasso.
#Dia13 - 25 de junho - segue a grande assembleia popular ampliada na CCE (Casa de Cultura Equatoriana) e um triste balanço de mortos, feridos e desaparecidos começa a ser feito. No parlamento o futuro de Lasso é debatido pelos congressistas.
#Dia14 - 26 de junho - prestes a chegar a meio mês de protestos, os organizadores publicam os primeiros balanços da repressão à massiva insurgência.
Os relatores especiais de direitos humanos dos povos indígenas e dos direitos à liberdade de reunião e associação da ONU fazem um comunicado direto do Equador sobre a repressão, prisões arbitrárias e atos de violência usados contra as manifestações.
Como uma primeira vitória do movimento e sinal de fragilidade do governo Lasso, é levantado o estado de exceção estabelecido para 6 províncias pelo presidente que agora está sob juízo do parlamento.
#Dia15 - 27 jun - em decisão coletiva, CONAIE, FEINE e FENOCIN aceitam uma proposta de encontro com os 5 poderes constituídos do Estado equatoriano na Basílica do Voto Nacional para a tratar dos 10 pontos. Uma multidão se concentra nos arredores da igreja enquanto se dá o diálogo

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ana Prestes

Ana Prestes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @anaprestes

Jun 26
O que está acontecendo no Equador? Segue um fio em que tento organizar os principais eventos que ocorreram no país neste mês de junho insurgente.
No dia 8 de junho, a Assembleia Nacional do Equador discute e aprova uma lei de uso legítimo da força que em seus artigos 23, 24 e 25 regulamentam o uso da força em caso de protestos sociais. Esses pontos da lei haviam sido rechaçados pelos movimentos sociais e indígenas.
No dia 9 de junho os estudantes equatorianos marcham em defesa da educação. Protestam contra a redução em 113 milhões de dólares dos investimentos nas universidades e escolas politécnicas.
Read 24 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(