Uma análise detalhada (mas não tanto) que eu acredito que não foi feita até hoje no Twitter sobre como funciona a defesa antiaérea em camadas da Rússia na Ucrânia.
No vídeo, um míssil balaieiro ucraniano Tochka-U é abatido por um míssil antiaéreo russo sobre Donbass.
Os radares Nebo-SV e outros radares e até aviões AWACS como o novo A-50 localizam os alvos a longa distância, de até 3.800 quilômetros nas últimas versões do Nebo-SV e podem detectar até mesmo aeronaves furtivas quando estão mais próximas entre 80 a 150 quilômetros de distância
Eles também usam sistemas de guerra eletrônica como o Krasukha-4 para combater diversos tipos de ameaças aéreas, especialmente aeronaves e drones.
Os russos também possuem radares VHF capazes de detectar aeronaves furtivas como o bombardeiro B-2 Spirit enquanto eles taxiam nas suas bases aéreas nos EUA!
Mas por ser demasiadamente complexo, não abordarei dessa vez.
Assim que os alvos são detectados, entra em ação desde sistemas de defesa antiaérea de ponto como os mísseis MANPADS Igla com alcance de até 3,5 quilômetros e o mais moderno 9K333 Verba com alcance de até 6,5 quilômetros
9K22 Tunguska, ZSU-23 Shilka
A Rússia ainda não está usando na Ucrânia o sistema de curto alcance Derivatsiya-PVO que utiliza 1 poderoso canhão de 57 mm guiado até o alvo por aletas inteligentes a distâncias que variam entre 200 m a 3,5 quilômetros contra drones e até 8 quilômetros contra aviões de combate
Os sistemas antiaéreos de curto alcance como Pantsir S1 e S2 com alcance de até 35 quilômetros contra aeronaves de combate
Tor-M1 e M2 com alcance de até 20 quilômetros
Depois pelos sistemas antiaéreos de médio alcance como Buk-M2 com alcance até 45 quilômetros e Buk-M3 com alcance até 75 quilômetros
E finalmente os sistemas antiaéreos de longo alcance como S-300 com alcance de até 400 quilômetros na última versão V4, e os sistemas S-400 com alcance de até 400 quilômetros.
Existem outros sistemas que estão entrando em serviço na Rússia, como o S-350 Vityaz com alcance de até 120 quilômetros na primeira versão.
As primeiras unidades desse sistema se tornaram operacionais na Rússia em 2020.
E o S-500 com alcance de até 600 quilômetros na primeira versão e que será o primeiro sistema antiaéreo do mundo capaz de abater alvos no espaço e que estarão plenamente operacionais até 2024.
E se a Ucrânia recebesse mísseis balísticos da OTAN para atacar Moscou?
Bem, a Rússia é a nação com a capital mais protegida do mundo contra ataques aéreos e provavelmente o sistema antimísseis que protege Moscou, o A-235 Nudol seria capaz de lidar com essa ameaça.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Sabe aquele Bostinha com vinte e poucos anos que berra revoltado “O PT não tem nada pra mostrar para o trabalhador”?
Hoje vou contar como era a vida do pobre brasileiro antes do PT governar.
Resumo: era um desempregado que ganhava miséria como panfleteiro de sinal.
Aos 21 anos consegui finalmente o meu primeiro emprego, sem carteira assinada, porque isso era muito difícil na época
Fui explorado por todos os meus patrões e gerei enorme riqueza para todos eles, a ponto de eu sair de um lugar e o lugar falir logo em seguida
Quando consegui meu primeiro emprego com carteira assinada num restaurante grande observei que naquele tempo só o gerente tinha um carro velho, nenhum funcionário tinha carro e em todos os lugares nem existia vaga para os carros dos funcionários
Análise rápida sobre a situação política brasileira
Lula só precisa aguentar esse mandato de quatro anos sem levar um golpe.
Por que?
Porque no primeiro mandato ele irá se fortalecer ao longo do tempo.
Limpando a máquina e toda burocracia estatal de antipetistas, através
da indicação de três ministros do STF (não são dois, já falei sobre isso aqui antes).
E finalmente através da limpeza na mente de milhões de pobres que são extremamente burros e que antes votavam no PT, e que após vários anos sofrendo lavagem cerebral via Fake News acabaram
se tornando antipetistas de ocasião.
Após quatro anos e com as investigações que serão feitas, figuras hoje extremamente poderosas como Arthur Lira, poderão chegar enfraquecidos, isso não se forem presos até o final do mandato de Lula.
No começo da guerra na Ucrânia eu tinha o privilégio de aprender com os melhores analistas militares do mundo ocidental.
Eles falavam abertamente (ou quase) sobre a guerra.
No entanto com o passar do tempo um a um foram sendo enquadrados pelo sistema.
Não é porque no Ocidente
você pode votar em quem quiser (nem sempre, as vezes eles prendem um político pra evitar que ele seja eleito como foi com Lula) ou escolher o produto na prateleira entre milhares de marcas que você vive numa democracia.
Existem várias formas de controlar o comportamento humano
e a principal forma hoje é através do controle do dinheiro que a pessoa recebe.
Foi assim que o governo dos países inimigos da Rússia conseguiram controlar todos os especialistas que enriqueciam o mundo com suas análises feitas com isenção.
Hoje nenhum deles é isento ou sincero.
Para tentar ajudar a Ucrânia na sua luta contra os drones iranianos Shahed-136 a OTAN entregou ao exército ucraniano o sistema antiaéreo alemão Gepard, que também é utilizado pelo exército brasileiro.
Mas quem vencerá?
O drone iraniano Shahed-136 tem uma assinatura radar extremamente pequena com sua estrutura de favo de mel/sanduíche de carbono absorvente de radar, cerca de 0,01m² (banda X)
Com seu RAS otimizado para banda X, torna-se um objeto VLO em ~0,0001m² RCS (-40dB)
Mas Gepards usa um radar de busca de banda S
Mas em 2-3Ghz, sua assinatura fica quase totalmente neutralizada
Portanto, para o Gepard e sua frequência incomum, o radar S-136 permanece “apenas” um alvo de 0,01m²
Pervomaiskoye é um dos lugares onde a artilharia ucraniana atira periodicamente contra as trincheiras do batalhão Somália e o 11º regimento do DPR NM em Pisky e na periferia oeste de Donetsk.