O Hellfire Club e o personagem de Eddie Munson foram inspirados na história real de um crime que aconteceu em Memphis, no ano de 1993.
Eddie é inspirado em Damien Nichols, que foi preso e acusado injustamente de uma série de assassinatos. #StrangerThings4
Damien e outros dois amigos foram presos em 1993 sob acusação de assassinato de três crianças de 8 anos. Conta-se que a acusação e o julgamento foi o puro satanic panic, principalmente por parte das igrejas da comunidade em que viviam.
Isto porque, assim como Eddie no Hellfire, os três garotos formavam um grupo de RPG. Além disso, Damien gostava de usar roupas pretas, ouvir heavy metal e escrever poemas sombrios - ou seja, prato cheio pro satanic panic que rolou no caso.
A partir daí, o RPG virou assunto do momento, sendo exposto na mídia como a causa de uma porção de outros crimes nos EUA, além de incitar violência e ser "culto ao demônio". Bem próximo daquele trecho que Eddie lê no primeiro episódio da 4ª temporada.
Em 1994, Damien Echols foi condenado à morte por injeção letal e ficou no corredor da morte por quase 16 anos até que, em 2010, foi feito um novo julgamento no qual foi inocentado devido a evidências obtidas através de análise de DNA.
Hoje Damien é escritor e vive em Nova York com sua esposa. Escreveu um livro sobre o caso: Vida Após a Morte. A HBO conta a história com detalhes na série documental Paradise Lost.
Tenho acompanhado de longe a pauta sobre o The Cultural Tutor. Entre opositores e defensores, a discussão foi esgarçada com argumentos rasos que levaram em consideração tudo menos o ponto principal: a arte. 🧶
E já me antecipo: o dog whistle é totalmente justo.
Bem, quando se fala de arte num cenário político tem que se levar em consideração conceitos artísticos. Não vou entrar no mérito de arte moderna porque é assunto espinhoso e é pauta de estudos até hoje.
Mas falando num conceito usado na discussão: Minimalismo.
O Minimalismo é um conjunto de movimentos artísticos com surgimento em Nova York no fim da década de 195 e se caracteriza por síntese da abstração.
E aí o plot twist: o que o perfil gringo critica NÃO É Minimalismo - apesar de usar o termo.