Delegação da sociedade civil brasileira no Fórum Político de Alto Nível 2022 na ONU. Hoje começam os trabalhos de avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e nós estamos aqui nos debates e cobrindo ao vivo. Siga🧶
PR do @UNECOSOC inicia comentando seu entusiasmo com a agenda, a despeito do cenário de crise global, com conflitos e pandemia. Olha para o crescimento da economia, institucionalização de medidas de proteção social pós-pandemia, e fortalecimento do multilateralismo. (1/n)
"Sabemos os desafios e as soluções, precisamos de vontade política e investimentos para implementá-las", afirma o PR do @UNECOSOC . "Viemos aqui com o propósito comum de nos comprometermos novamente com a Agenda 2030", complementa. (2/n)
@UNECOSOC Análise: discurso faz uma lista de desafios globais duros e complexos, trazendo como caminho o óbvio mas vazio "vontade política e investimentos". (3/n)
@UNECOSOC Conflitos, pandemia, crise ambiental, pobreza, inflação, insegurança alimentar, vulnerabilidades diversas (especialmente para mulheres, crianças e jovens), exclusão escolar são situações listadas por @AminaJMohammed no #HLPF2022 (4/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed Progresso em agricultura, economia digital, legislação contra violência doméstica, sistemas educacionais são exemplos que @AminaJMohammed traz como caminhos positivos dos últimos anos no mundo no #HLPF2022. (5/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed São necessários financiamento, produção de dados, acessibilidade, engajamento, atuação nacional e subnacional para atingir os objetivos da Agenda 2030, comenta @AminaJMohammed no #HLPF2022. (6/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed "Welcome home and let's get back to work" / "Boas vindas de volta à casa e vamos voltar ao trabalho", concluiu @AminaJMohammed em seu discurso no #HLPF2022, o primeiro presencial em 3 anos. (7/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed Análise: discurso de @AminaJMohammed traz mais profundidade que o do PR @UNECOSOC , como de hábito, listando desafios imensos mundiais, sobre pobreza, desfinanciamento, e crises econômica, política e social. (8/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed Soluções trazidas por @AminaJMohammed são mais concretas e detalhas, mas em inha preocupada com o "capital humano" (nesses termos), em digitalização e transição do desenvolvimento para sistema socioambiental sustentável. Sem proposta nova ou antissistêmica. (9/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed Seguem reiterando e reiterando a necessidade de "crescimento econômico" a despeito do sistema corrosivo social e ambientalmente que sustenta esse crescimento, ainda que o objetivo seja a "sustentabilidade". A conta não fecha. #HLPF2022 (10/n).
@UNECOSOC @AminaJMohammed "Financiamento externo aos países em desenvolvimento na casa dos trilhões de USD será necessário para atingir a Agenda 2030", defendeu @lordstern1 da @LSEnews em favor de investimentos de bancos e de investimento privado. A velha não eficaz solução para um velho problema. (11/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed @lordstern1 @LSEnews Discurso de Suriya Chindawongse, vice PR @UNECOSOC , focou na necessidade de "quebrar os silos" e de articulação entre diversos atores para a garantia do cumprimento dos ODS. Esse argumento está no centro da narrativa, que coloca o setor privado como eixo fundamental... (12/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed @lordstern1 @LSEnews Por um lado, importante que setor privado seja transformado para produção econômica sustentável ambiental e socialmente. Por outro lado, se promove com essa narrativa a agenda dos "financiamentos inovadores" (financeirização e mercantilização dos direitos sociais) ... (13/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed @lordstern1 @LSEnews ... e se coloca o setor privado no centro da tomada de decisão, abrindo mais espaço para barganhas e aumentando seu poder político - e interessado. O diretor da @FAO seguiu a mesma linha de chamar o setor privado para a roda. (14/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed @lordstern1 @LSEnews @FAO A diretora de políticas e parcerias do @WorldBank , Mari Pangestu, trouxe a intersecção das pessoas e clima com a economia, mostrando os bilhões investidos pelo BM no mundo, em uma lista de áreas. (15/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed @lordstern1 @LSEnews @FAO @WorldBank "Acelerar", "eficiência", "reganhar perdas em capital humano" são alguns dos termos mais repetidos no discurso da representante do Banco Mundial na abertura do #HLPF2022 na ONU. (16/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed @lordstern1 @LSEnews @FAO @WorldBank "Essa geração está perdendo trilhões de dólares", iniciou Pangetsu, do Banco Mundial, em seu comentário sobre educação - o que já diz tudo sobre sua agenda para a área. Chamou atores do "business" para uma grande coalizão com Estados e a comunidade educacional. (17/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed @lordstern1 @LSEnews @FAO @WorldBank A representante do Banco Mundial focou na necessidade de desenvolvimento de competências socioemocionais para o compromisso com uma "educação transformadora" - o novo termo global para inserção da digitalização e do modelo de capital humano - e com a "prosperidade". (18/n)
@UNECOSOC @AminaJMohammed @lordstern1 @LSEnews @FAO @WorldBank Para ela, o trabalho doméstico é ruim para a economia, já que o PIB per capita aumenta quando há mais equidade de gênero. Ela falou isso em outras e floreadas palavras, é claro. (19/n)
Valentina Rabanal, jovem feminista chilena, não só traz a fala mais contundente desta manhã s/violações de direitos em crises globais e s/o necessário para superar crises, ainda pede uma salva de aplausos para o Chile, com sua constituinte, e para nossa América Latina. (20/n)
Valentina denuncia o retrocesso em saúde reprodutiva em diversos países, com revogações e retrocessos sobre aborto: "Parece que um homem com uma pistola tem mais direitos que uma mulher com um útero. E isso não é causado por uma pandemia", conclui. (21/n)
A crise pela qual passamos não é causada pela pandemia - é causada por decisões políticas que não priorizam a justiça social, a democracia, os direitos humanos. E é isso que estamos trazendo para o Fórum Político de Alto Nível 2022. (22/22) - mais cobertura no próximo debate.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Andressa Pellanda

Andressa Pellanda Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @andressapelland

Jul 6
Hoje, aqui no Fórum Político de Alto Nível da ONU #HLPF2022 , vamos avaliar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, sobre educação. Vamos ver o que a ONU e os Estados têm pensado nesse momento de 3 anos de pandemia... Começa agora a sessão, comento ao vivo aqui. 🧶👇 Image
Leonardo Garnier, assessor especial para a Cúpula de Educação Transformadora, comenta que é preciso garantir educação com tecnologias abertas, melhorar o financiamento com justiça fiscal, superar as barreiras das desigualdades raciais. #HLPF2022 (1/n) Image
Haoyi Chen, da divisão de estatística da UNDESA, reforça que a educação remota excluiu milhões de crianças durante a pandemia e conflitos. Ela traz luz aos desafios de infraestrutura e de atendimento psicossocial para as crianças nas escolas no retorno às aulas. (2/n) #HLPF2022
Read 40 tweets
Jul 5
Crise econômica diante da necessidade de financiamento global. É o tema debatido agora na ONU, em NY, no Fórum Político de Alto Nível #HLPF2022 . Comento ao vivo aqui 🧶👇
Jeffrey Sachs @JeffDSachs: "Precisamos de um aumento massivo do financiamento oficial, por meio do multilateralismo e de expansão massiva do financiamento estatal, especialmente de países de alta renda para países de baixa renda." (1/n) #HLPF2022
@JeffDSachs "Será por meio dessa expansão que teremos a transformação para ter crianças na escola e outros investimentos prioritários [não por meio de expansão de investimentos de capital]", continua Sachs. (2/n) #HLPF2022
Read 15 tweets
May 5, 2021
"muitos eram como ele, não eram pervertidos nem sádicos, eram, e ainda são, terrivelmente normais. Do ponto de vista de nossas instituições jurídicas e de nossos padrões morais, essa normalidade era muito mais aterrorizante que todas as atrocidades juntas." Hannah Arendt (+)
Não tem um dia sequer desde ao menos 2016 que eu não pense sobre a banalidade do mal, da obra Eichman em Jérusalem, de Arendt. (+)
O conceito de "banalidade do mal" trata sobre o que ela chama de "desenraizamento" das experiências humanas em relação à realidade, da amoralidade, da subserviência à ordens, do acriticismo. (+)
Read 13 tweets
Jan 6, 2021
“Realizar o Enem nesse momento de emergência sanitária e ignorando toda a exclusão escolar do ano que passou é reiterar uma política educacional excludente, classista e racista”, enfatiza Pellanda. (+) #AdiaEnem brasildefato.com.br/2021/01/06/com…
"Primeiro, a falta de investimento, em um governo marcado por políticas de cortes e austeridade, impediram a garantia de condições de trabalho para profissionais da educação e de estudo para estudantes." E isso já deixa esse Enem ainda mais desigual. (+)
"Em segundo lugar, ela ressalta que as políticas foram elaboradas sem construção democrática com a comunidade escolar, ignorando as realidades e necessidades dos estudantes, pais e trabalhadores da educação." Exclusão digital e das políticas educacionais emergenciais para quem? +
Read 9 tweets
Dec 26, 2020
O Fundeb foi regulamentado! E a imprensa segue contando a história que quer. Na @folha: "A ONG Todos pela Educação divulgou um estudo (...). A divulgação do estudo antecedeu o recuo iniciado no Senado e confirmado na Câmara." (+) www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/…
Não, querido jornalista. Na segunda, 14/12, a @camp_educacao e a Fineduca lançaram um estudo que calculava R$ 16 bi de perdas, considerando não só a perda para as filantrópicas. Só metade da imprensa noticiou, porque o TPE lançou um estudo, dias depois, com metade do dado. (+)
E além do nosso estudo, teve uma mobilização imensa de educadoras e educadores, parte da rede e liderados pela @camp_educacao e @CNTE_oficial, que levantou as redes sociais e conversou com todos os senadores pedindo pela responsabilidade com a CF 88. (+)
Read 8 tweets
Dec 16, 2020
Oi, tudo bem? Tem um pessoal dizendo que não entende nosso alarde com o retrocesso imenso que se fez na Câmara, que o Senado corrigiu e que a Câmara resiste em relação ao Fundeb. Então envio aqui 16 MOTIVOS para os deputados não cometerem esse erro de novo. 👇🧶
1. Precisamos coadunar com os avanços da EC 108/2020: são 7 grandes avanços, que convido a conhecer aqui no link. Mas o resumo é MAIS RECURSO para ESCOLA PÚBLICA e MELHOR DISTRIBUIÇÃO. campanha.org.br/noticias/2020/…
2. Ao contrário do respeito à EC 108/2020, o que a Câmara fez na primeira votação foi afrontar, além da EC do Fundeb, outras normas, da própria Constituição da República e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).
Read 32 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(