Delegação da sociedade civil brasileira no Fórum Político de Alto Nível 2022 na ONU. Hoje começam os trabalhos de avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e nós estamos aqui nos debates e cobrindo ao vivo. Siga🧶
PR do @UNECOSOC inicia comentando seu entusiasmo com a agenda, a despeito do cenário de crise global, com conflitos e pandemia. Olha para o crescimento da economia, institucionalização de medidas de proteção social pós-pandemia, e fortalecimento do multilateralismo. (1/n)
"Sabemos os desafios e as soluções, precisamos de vontade política e investimentos para implementá-las", afirma o PR do @UNECOSOC . "Viemos aqui com o propósito comum de nos comprometermos novamente com a Agenda 2030", complementa. (2/n)
@UNECOSOC Análise: discurso faz uma lista de desafios globais duros e complexos, trazendo como caminho o óbvio mas vazio "vontade política e investimentos". (3/n)
@UNECOSOC Conflitos, pandemia, crise ambiental, pobreza, inflação, insegurança alimentar, vulnerabilidades diversas (especialmente para mulheres, crianças e jovens), exclusão escolar são situações listadas por @AminaJMohammed no #HLPF2022 (4/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed Progresso em agricultura, economia digital, legislação contra violência doméstica, sistemas educacionais são exemplos que @AminaJMohammed traz como caminhos positivos dos últimos anos no mundo no #HLPF2022. (5/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed São necessários financiamento, produção de dados, acessibilidade, engajamento, atuação nacional e subnacional para atingir os objetivos da Agenda 2030, comenta @AminaJMohammed no #HLPF2022. (6/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed "Welcome home and let's get back to work" / "Boas vindas de volta à casa e vamos voltar ao trabalho", concluiu @AminaJMohammed em seu discurso no #HLPF2022, o primeiro presencial em 3 anos. (7/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed Análise: discurso de @AminaJMohammed traz mais profundidade que o do PR @UNECOSOC , como de hábito, listando desafios imensos mundiais, sobre pobreza, desfinanciamento, e crises econômica, política e social. (8/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed Soluções trazidas por @AminaJMohammed são mais concretas e detalhas, mas em inha preocupada com o "capital humano" (nesses termos), em digitalização e transição do desenvolvimento para sistema socioambiental sustentável. Sem proposta nova ou antissistêmica. (9/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed Seguem reiterando e reiterando a necessidade de "crescimento econômico" a despeito do sistema corrosivo social e ambientalmente que sustenta esse crescimento, ainda que o objetivo seja a "sustentabilidade". A conta não fecha. #HLPF2022 (10/n).
@UNECOSOC@AminaJMohammed "Financiamento externo aos países em desenvolvimento na casa dos trilhões de USD será necessário para atingir a Agenda 2030", defendeu @lordstern1 da @LSEnews em favor de investimentos de bancos e de investimento privado. A velha não eficaz solução para um velho problema. (11/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed@lordstern1@LSEnews Discurso de Suriya Chindawongse, vice PR @UNECOSOC , focou na necessidade de "quebrar os silos" e de articulação entre diversos atores para a garantia do cumprimento dos ODS. Esse argumento está no centro da narrativa, que coloca o setor privado como eixo fundamental... (12/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed@lordstern1@LSEnews Por um lado, importante que setor privado seja transformado para produção econômica sustentável ambiental e socialmente. Por outro lado, se promove com essa narrativa a agenda dos "financiamentos inovadores" (financeirização e mercantilização dos direitos sociais) ... (13/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed@lordstern1@LSEnews ... e se coloca o setor privado no centro da tomada de decisão, abrindo mais espaço para barganhas e aumentando seu poder político - e interessado. O diretor da @FAO seguiu a mesma linha de chamar o setor privado para a roda. (14/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed@lordstern1@LSEnews@FAO A diretora de políticas e parcerias do @WorldBank , Mari Pangestu, trouxe a intersecção das pessoas e clima com a economia, mostrando os bilhões investidos pelo BM no mundo, em uma lista de áreas. (15/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed@lordstern1@LSEnews@FAO@WorldBank "Essa geração está perdendo trilhões de dólares", iniciou Pangetsu, do Banco Mundial, em seu comentário sobre educação - o que já diz tudo sobre sua agenda para a área. Chamou atores do "business" para uma grande coalizão com Estados e a comunidade educacional. (17/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed@lordstern1@LSEnews@FAO@WorldBank A representante do Banco Mundial focou na necessidade de desenvolvimento de competências socioemocionais para o compromisso com uma "educação transformadora" - o novo termo global para inserção da digitalização e do modelo de capital humano - e com a "prosperidade". (18/n)
@UNECOSOC@AminaJMohammed@lordstern1@LSEnews@FAO@WorldBank Para ela, o trabalho doméstico é ruim para a economia, já que o PIB per capita aumenta quando há mais equidade de gênero. Ela falou isso em outras e floreadas palavras, é claro. (19/n)
Valentina Rabanal, jovem feminista chilena, não só traz a fala mais contundente desta manhã s/violações de direitos em crises globais e s/o necessário para superar crises, ainda pede uma salva de aplausos para o Chile, com sua constituinte, e para nossa América Latina. (20/n)
Valentina denuncia o retrocesso em saúde reprodutiva em diversos países, com revogações e retrocessos sobre aborto: "Parece que um homem com uma pistola tem mais direitos que uma mulher com um útero. E isso não é causado por uma pandemia", conclui. (21/n)
A crise pela qual passamos não é causada pela pandemia - é causada por decisões políticas que não priorizam a justiça social, a democracia, os direitos humanos. E é isso que estamos trazendo para o Fórum Político de Alto Nível 2022. (22/22) - mais cobertura no próximo debate.
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Hoje, aqui no Fórum Político de Alto Nível da ONU #HLPF2022 , vamos avaliar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, sobre educação. Vamos ver o que a ONU e os Estados têm pensado nesse momento de 3 anos de pandemia... Começa agora a sessão, comento ao vivo aqui. 🧶👇
Leonardo Garnier, assessor especial para a Cúpula de Educação Transformadora, comenta que é preciso garantir educação com tecnologias abertas, melhorar o financiamento com justiça fiscal, superar as barreiras das desigualdades raciais. #HLPF2022 (1/n)
Haoyi Chen, da divisão de estatística da UNDESA, reforça que a educação remota excluiu milhões de crianças durante a pandemia e conflitos. Ela traz luz aos desafios de infraestrutura e de atendimento psicossocial para as crianças nas escolas no retorno às aulas. (2/n) #HLPF2022
Crise econômica diante da necessidade de financiamento global. É o tema debatido agora na ONU, em NY, no Fórum Político de Alto Nível #HLPF2022 . Comento ao vivo aqui 🧶👇
Jeffrey Sachs @JeffDSachs: "Precisamos de um aumento massivo do financiamento oficial, por meio do multilateralismo e de expansão massiva do financiamento estatal, especialmente de países de alta renda para países de baixa renda." (1/n) #HLPF2022
@JeffDSachs "Será por meio dessa expansão que teremos a transformação para ter crianças na escola e outros investimentos prioritários [não por meio de expansão de investimentos de capital]", continua Sachs. (2/n) #HLPF2022
"muitos eram como ele, não eram pervertidos nem sádicos, eram, e ainda são, terrivelmente normais. Do ponto de vista de nossas instituições jurídicas e de nossos padrões morais, essa normalidade era muito mais aterrorizante que todas as atrocidades juntas." Hannah Arendt (+)
Não tem um dia sequer desde ao menos 2016 que eu não pense sobre a banalidade do mal, da obra Eichman em Jérusalem, de Arendt. (+)
O conceito de "banalidade do mal" trata sobre o que ela chama de "desenraizamento" das experiências humanas em relação à realidade, da amoralidade, da subserviência à ordens, do acriticismo. (+)
“Realizar o Enem nesse momento de emergência sanitária e ignorando toda a exclusão escolar do ano que passou é reiterar uma política educacional excludente, classista e racista”, enfatiza Pellanda. (+) #AdiaEnembrasildefato.com.br/2021/01/06/com…
"Primeiro, a falta de investimento, em um governo marcado por políticas de cortes e austeridade, impediram a garantia de condições de trabalho para profissionais da educação e de estudo para estudantes." E isso já deixa esse Enem ainda mais desigual. (+)
"Em segundo lugar, ela ressalta que as políticas foram elaboradas sem construção democrática com a comunidade escolar, ignorando as realidades e necessidades dos estudantes, pais e trabalhadores da educação." Exclusão digital e das políticas educacionais emergenciais para quem? +
O Fundeb foi regulamentado! E a imprensa segue contando a história que quer. Na @folha: "A ONG Todos pela Educação divulgou um estudo (...). A divulgação do estudo antecedeu o recuo iniciado no Senado e confirmado na Câmara." (+) www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/…
Não, querido jornalista. Na segunda, 14/12, a @camp_educacao e a Fineduca lançaram um estudo que calculava R$ 16 bi de perdas, considerando não só a perda para as filantrópicas. Só metade da imprensa noticiou, porque o TPE lançou um estudo, dias depois, com metade do dado. (+)
E além do nosso estudo, teve uma mobilização imensa de educadoras e educadores, parte da rede e liderados pela @camp_educacao e @CNTE_oficial, que levantou as redes sociais e conversou com todos os senadores pedindo pela responsabilidade com a CF 88. (+)
Oi, tudo bem? Tem um pessoal dizendo que não entende nosso alarde com o retrocesso imenso que se fez na Câmara, que o Senado corrigiu e que a Câmara resiste em relação ao Fundeb. Então envio aqui 16 MOTIVOS para os deputados não cometerem esse erro de novo. 👇🧶
1. Precisamos coadunar com os avanços da EC 108/2020: são 7 grandes avanços, que convido a conhecer aqui no link. Mas o resumo é MAIS RECURSO para ESCOLA PÚBLICA e MELHOR DISTRIBUIÇÃO. campanha.org.br/noticias/2020/…
2. Ao contrário do respeito à EC 108/2020, o que a Câmara fez na primeira votação foi afrontar, além da EC do Fundeb, outras normas, da própria Constituição da República e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).