Crise econômica diante da necessidade de financiamento global. É o tema debatido agora na ONU, em NY, no Fórum Político de Alto Nível #HLPF2022 . Comento ao vivo aqui 🧶👇
Jeffrey Sachs @JeffDSachs: "Precisamos de um aumento massivo do financiamento oficial, por meio do multilateralismo e de expansão massiva do financiamento estatal, especialmente de países de alta renda para países de baixa renda." (1/n) #HLPF2022
@JeffDSachs "Será por meio dessa expansão que teremos a transformação para ter crianças na escola e outros investimentos prioritários [não por meio de expansão de investimentos de capital]", continua Sachs. (2/n) #HLPF2022
@JeffDSachs "Temos milhões de crianças fora da escola porque temos muitos países que não conseguem financiar educação de qualidade para pagar professores e escolas, enquanto os países de alta renda estão acumulando. Não há tempo a perder", conclui Sachs. (3/n) #HLPF2022
@JeffDSachs O discurso de @JeffDSachs foi o que mais e melhor pontuou a necessidade de financiamento para os ODS, inclusive a educação, citada nominalmente, e sobre a desigualdade regional e social em termos de recursos disponíveis e quem ganha e perde globalmente. (4/n) #HLPF2022
@JeffDSachs Vera Songwe, da UN Commission for Africa, comenta como é preciso garantir liquidez nos países, para além do financiamento de bancos de desenvolvimento. 63 bilhões foram prometidos, mas não foram cumpridos ainda. (5/n) #HLPF2022
@JeffDSachs "É preciso energia renovável, sim, mas que seja acessível para as populações", comenta Songwe. E acrescento: precisamos olhar para a justiça fiscal para o financiamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. (6/n) #HLPF2022
@JeffDSachs Nessa mesa, sobre financiamento, estamos discutindo o ODS 17: "Parcerias e meios de implementação -
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável". brasil.un.org/pt-br/sdgs/17 (7/n) #HLPF2022
@JeffDSachs Relatório 2022 do Secretário Geral sobre o progresso nos ODS que trata, entre outros assuntos estruturais, do tema de financiamento já está disponível: undocs.org/E/2022/55 (8/n) #HLPF2022
@JeffDSachs "Entramos em uma era em que choques não são pontuais ou de médio prazo, mas sistêmicos e de longo prazo", comentou Homi Kharas. É preciso considerar essa questão para análises das crises e do financiamento internacional. (9/n) #HLPF2022
@JeffDSachs A representante da @Taxjusticeafric e da sociedade civil no debate sobre financiamento da Agenda 2030, @chenaimukumba , trouxe em seu discurso a importância de Estados equipados com instituições que possam responder às necessidades de suas populações. (10/n) #HLPF2022
@JeffDSachs@TaxJusticeAfric@chenaimukumba A avaliação que traz mostra que os Estados não fizeram o necessário para mobilização de recursos nacionais para financiamento dos DHESCA, evidenciando a necessidade de uma reforma do sistema fiscal a nível global: "fix the tax system", disse @chenaimukumba. (11/n) #HLPF2022
@JeffDSachs@TaxJusticeAfric@chenaimukumba Mukumba defendeu a necessidade de democratizar o sistema econômico global, advogando para uma "United Nations Tax Convention", com consultas genuínas, com representação real, de forma justa, transparente e responsável. (12/n) #HLPF2022
@JeffDSachs@TaxJusticeAfric@chenaimukumba Para a sociedade civil, é necessário que se construa um documento juridicamente vinculante para intensificar a cooperação internacional no sistema fiscal, de forma a gerar recursos para investimento na agenda socioambiental global, concluiu @chenaimukumba . (13/n) #HLPF2022
Hoje, aqui no Fórum Político de Alto Nível da ONU #HLPF2022 , vamos avaliar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, sobre educação. Vamos ver o que a ONU e os Estados têm pensado nesse momento de 3 anos de pandemia... Começa agora a sessão, comento ao vivo aqui. 🧶👇
Leonardo Garnier, assessor especial para a Cúpula de Educação Transformadora, comenta que é preciso garantir educação com tecnologias abertas, melhorar o financiamento com justiça fiscal, superar as barreiras das desigualdades raciais. #HLPF2022 (1/n)
Haoyi Chen, da divisão de estatística da UNDESA, reforça que a educação remota excluiu milhões de crianças durante a pandemia e conflitos. Ela traz luz aos desafios de infraestrutura e de atendimento psicossocial para as crianças nas escolas no retorno às aulas. (2/n) #HLPF2022
Delegação da sociedade civil brasileira no Fórum Político de Alto Nível 2022 na ONU. Hoje começam os trabalhos de avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e nós estamos aqui nos debates e cobrindo ao vivo. Siga🧶
PR do @UNECOSOC inicia comentando seu entusiasmo com a agenda, a despeito do cenário de crise global, com conflitos e pandemia. Olha para o crescimento da economia, institucionalização de medidas de proteção social pós-pandemia, e fortalecimento do multilateralismo. (1/n)
"Sabemos os desafios e as soluções, precisamos de vontade política e investimentos para implementá-las", afirma o PR do @UNECOSOC . "Viemos aqui com o propósito comum de nos comprometermos novamente com a Agenda 2030", complementa. (2/n)
"muitos eram como ele, não eram pervertidos nem sádicos, eram, e ainda são, terrivelmente normais. Do ponto de vista de nossas instituições jurídicas e de nossos padrões morais, essa normalidade era muito mais aterrorizante que todas as atrocidades juntas." Hannah Arendt (+)
Não tem um dia sequer desde ao menos 2016 que eu não pense sobre a banalidade do mal, da obra Eichman em Jérusalem, de Arendt. (+)
O conceito de "banalidade do mal" trata sobre o que ela chama de "desenraizamento" das experiências humanas em relação à realidade, da amoralidade, da subserviência à ordens, do acriticismo. (+)
“Realizar o Enem nesse momento de emergência sanitária e ignorando toda a exclusão escolar do ano que passou é reiterar uma política educacional excludente, classista e racista”, enfatiza Pellanda. (+) #AdiaEnembrasildefato.com.br/2021/01/06/com…
"Primeiro, a falta de investimento, em um governo marcado por políticas de cortes e austeridade, impediram a garantia de condições de trabalho para profissionais da educação e de estudo para estudantes." E isso já deixa esse Enem ainda mais desigual. (+)
"Em segundo lugar, ela ressalta que as políticas foram elaboradas sem construção democrática com a comunidade escolar, ignorando as realidades e necessidades dos estudantes, pais e trabalhadores da educação." Exclusão digital e das políticas educacionais emergenciais para quem? +
O Fundeb foi regulamentado! E a imprensa segue contando a história que quer. Na @folha: "A ONG Todos pela Educação divulgou um estudo (...). A divulgação do estudo antecedeu o recuo iniciado no Senado e confirmado na Câmara." (+) www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/…
Não, querido jornalista. Na segunda, 14/12, a @camp_educacao e a Fineduca lançaram um estudo que calculava R$ 16 bi de perdas, considerando não só a perda para as filantrópicas. Só metade da imprensa noticiou, porque o TPE lançou um estudo, dias depois, com metade do dado. (+)
E além do nosso estudo, teve uma mobilização imensa de educadoras e educadores, parte da rede e liderados pela @camp_educacao e @CNTE_oficial, que levantou as redes sociais e conversou com todos os senadores pedindo pela responsabilidade com a CF 88. (+)
Oi, tudo bem? Tem um pessoal dizendo que não entende nosso alarde com o retrocesso imenso que se fez na Câmara, que o Senado corrigiu e que a Câmara resiste em relação ao Fundeb. Então envio aqui 16 MOTIVOS para os deputados não cometerem esse erro de novo. 👇🧶
1. Precisamos coadunar com os avanços da EC 108/2020: são 7 grandes avanços, que convido a conhecer aqui no link. Mas o resumo é MAIS RECURSO para ESCOLA PÚBLICA e MELHOR DISTRIBUIÇÃO. campanha.org.br/noticias/2020/…
2. Ao contrário do respeito à EC 108/2020, o que a Câmara fez na primeira votação foi afrontar, além da EC do Fundeb, outras normas, da própria Constituição da República e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).