Hoje, aqui no Fórum Político de Alto Nível da ONU #HLPF2022 , vamos avaliar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, sobre educação. Vamos ver o que a ONU e os Estados têm pensado nesse momento de 3 anos de pandemia... Começa agora a sessão, comento ao vivo aqui. 🧶👇
Leonardo Garnier, assessor especial para a Cúpula de Educação Transformadora, comenta que é preciso garantir educação com tecnologias abertas, melhorar o financiamento com justiça fiscal, superar as barreiras das desigualdades raciais. #HLPF2022 (1/n)
Haoyi Chen, da divisão de estatística da UNDESA, reforça que a educação remota excluiu milhões de crianças durante a pandemia e conflitos. Ela traz luz aos desafios de infraestrutura e de atendimento psicossocial para as crianças nas escolas no retorno às aulas. (2/n) #HLPF2022
Revisão de currículo; entrega de serviços educacionais; apoios para uniformes, alimentação escolar, e psicossocial; e a provisão de insumos tecnológicos com conteúdos foram ações implementadas por Antigua e Barbuda nos últimos anos, comenta Joy-Marie King, do Min de RelExt. (3/n)
Natia Tsikaradze, do governo da Georgia, afirma que qualidade e acessibilidade são cruciais para atingir o ODS 4. "Por conta da pandemia, foi preciso abraçar a tecnologia", comentou, trazendo a necessidade de "transformação digital" e as desigualdades de acesso à tecnologia.(4/n)
Stefania Giannini, dir. assist. @UNESCO e coord. das preparações para a Cúpula de Educação Transformadora, que acontecerá no segundo semestre, traz 3 mensagens-chave: 1) reabrir as escolas com resiliência; 2) renovar o compromisso com a educação; e 3) investir em educação. (5/n)
@UNESCO Omar Abdi, vice dir. de programas do @UNICEF , reiterou a importância do aprendizado para o desenvolvimento das crianças - "educação é um investimento para o futuro das crianças e para a sustentabilidade das nações". (6/n) #HLPF2022
@UNESCO@UNICEF Ele trouxe a realidade do analfabetismo que toca muitas crianças e adolescentes no mundo. 100 milhões estão em pobreza. E milhões de meninas são forçadas ao casamento infantil. (7/n) #HLPF2022
@UNESCO@UNICEF Atingir todas as crianças e garantir que permaneçam na escola; garantir acesso nas margens; bem estar de crianças e apoio psicossocial são pontos propostos pelo @UNICEF para este momento na educação. (8/n) #HLPF2022
@UNESCO@UNICEF Susan Hopgood, pres da @eduint , traz luz à imensa crise que passamos na educação, especialmente as/os professoras/es, com condições precárias de trabalho e salários. "É preciso uma base forte para um trabalho sério na educação", afirma. (9/n) #HLPF2022
@UNESCO@UNICEF@eduint Esta base está fundada, segundo Hopgood, em novo compromisso com: valorização de educadores, direitos trabalhistas e segurança, formação, envolvimento de educadores nas decisões. São essas as condições para a transformação e para cumprimento de todos os ODS. (10/n) #HLPF2022
@UNESCO@UNICEF@eduint Até aqui, o debate tem tentado traduzir o que é "educação transformadora", tema da Cúpula que acontecerá em 9/22. Para uns, significa digitalização e acesso a tecnologias. Para outros, significa o compromisso real com acesso, permanência, qualidade e ensino. (11/n) #HLPF2022
@UNESCO@UNICEF@eduint Somente Garnier reiterou a importância de recursos educacionais abertos. O comentário mais realista foi de Hopgood, que demonstra conhecer a fundo os desafios do ensino no mundo de hoje. (12/n) #HLPF2022
@UNESCO@UNICEF@eduint Madeleine Zuniga, do Peru e da @globaleducation, reiterou o abandono dos docentes neste momento, aprofundando as pobrezas, especialmente para estudantes indígenas, com deficiência, migrantes, das ruas. (13/n) #HLPF2022
@UNESCO@UNICEF@eduint@globaleducation "O conceito inclusão precisa ser entendido no conceito amplo - vai além de gênero e deficiências. Precisamos saber o motivo de estarem sendo excluídos." - Madeleine Zuniga, da @globaleducation hoje no #HLPF2022
@UNESCO@UNICEF@eduint@globaleducation Ela reitera que excelente qualidade de formação de docentes significa investimento, não só em termos do PIB, mas do valor por aluno. Precisamos também falar de quanto se necessita e das fontes da educação. E são os Estados com a principal papel de financiar a educação. (15/n)
@UNESCO@UNICEF@eduint@globaleducation Zuniga ressalta a necessidade de conhecer o sistema de tributação dos países. "Há muita injustiça e evasão de impostos. E precisamos pensamento crítico sobre justiça fiscal e o pensamento crítico nasce dos docentes", conclui. (16/n) #HLPF2022
@UNESCO@UNICEF@eduint@globaleducation Li Anderssom, Min. Educ da Finlândia, reforçou a equidade na educação e a igualdade na sociedade. Para isso, é preciso aumentar a abordagem colaborativa nas decisões sobre educação e sistemas de educação flexíveis, que são mais resilientes. (17/n) #HLPF2022
@UNESCO@UNICEF@eduint@globaleducation Andersson também trouxe o tema das "transições verdes e digitais", por meio da aprendizagem contínua desde os primeiros anos. "A inclusão e a qualidade andam de mãos dadas e devem ser compromisso de longo prazo de toda a sociedade". (18/n) #HLPF2022
Sahondrarimalala, Ministra da Educação de Madagascar, trouxe a necessidade de educação para a autonomia, com acento na formação de meninas. Trouxe ainda as políticas de educação em emergência diante dos ciclones que atingiram a ilha. (19/n) #HLPF2022
Nessa última rodada de falas (Zuniga, Andersson, Sahondradimalala) vemos reforço da agenda de direito à educação integral, com forte enfrentamento às desigualdades sociais e educacionais, e trazendo ao centro políticas com gestão democrática e autonomia. (20/n) #HLPF2022
Impressiona a falta de debate s/proteção de dados, recursos educacionais abertos, educação digital, e atuação do setor privado na educação, cada vez maior. Não esperava grande debate sobre, nem posições muito progressistas, mas só uma intervenção trouxe a menção ao tema. (21/n)
México trouxe a oferta de educação "low tech" na pandemia, via TV e rádio, por exemplo, para garantia de acesso. Também tocou no tema da colaboração entre comunidade educacional e famílias/responsáveis e do empreendimento coletivo a nível comunitário. (22/n) #HLPF2022
Representante do Min da Educação do México afirma: "Temos uma mudança de olhar para a educação superior para ciência e tecnologia no México, dizendo não à mercantilização do conhecimento e sim ao bem viver."🤩(23/n) #HLPF2022
China trouxe exemplo da agenda de digitalização e as reformas que vão junto com ela. Iniciou o discurso tratando do momento de "revolução tecnológica" na educação, colocando a educação como papel fundamental no desenvolvimento econômico e social e na recuperação global. (24/n)
Reforçou também a necessidade da educação para o desenvolvimento humano, com integração com saúde, e outras questões sociais, ambientais e do mundo do trabalho. (25/n) #HLPF2022
Por fim, a China afirmou total apoio à Cúpula de Transformação na Educação, que acontece em set/22, com reforço da transformação digital da educação, atualização dos métodos de ensino e da educação profissional. (26/n) #HLPF2022
Concluiu ressaltando a "educação verde" para a "civilização ecológica", em uma "sociedade do aprender". China no #HLPF2022 (27/n)
Tal discurso entusiasmado com um modelo com os pilares da educação integral e para a cidadania deixados de lado, em favor de uma educação focada no desenvolvimento econômico diz muito sobre o que esperar das disputas políticas na Cúpula de Educação Transformadora. (28/n)#HLPF2022
"Educação não é um privilégio, não é uma oportunidade, educação é um direito humano", afirmou Charles North @GPECEO no #HLPF2022, trazendo discussão realizada no final de junho na pré-Cúpula da Educação Transformadora, com foco na necessidade de financiamento. (29/n)
@GPECEO Vale lembrar que a Parceria Global pela Educação que North preside é espaço em disputa sobre tendências de colaboração, com disputas latentes sobre o modelo de educação e suas formas de financiamento, do doméstico, passando pela ajuda internacional, até o fin. privado. (30/n)
@GPECEO Dizer "educação não é privilégio" é compromisso com equidade, educação pública e gratuita. Dizer "educação não é oportunidade" é se opor ao discurso do capital humano. Dizer "educação é um direito" é assumir a acessibilidade, aceitabilidade, disponibilidade, adaptabilidade.(31/n)
@GPECEO Espero realmente que a Cúpula de Educação Transformadora realimente siga essa máxima, ainda que eu saiba que as forças do lobby do mercado internacional estão esticando e muito a corda para a privatização da educação e o deslocamento de seu lugar como direito. (32/n) #HLPF2022
@GPECEO Tenho acompanhado e colaborado com as discussões da construção da Cúpula representando a @camp_educacao na Coordenação Global da Consulta Coletiva de ONGs para a Agenda 2030. Temos feito críticas fortes e puxado a agenda para a perspectiva do direito. (33/n)
@GPECEO@camp_educacao Madeleine Zuniga trouxe, em sua segunda intervenção, que "a educação não é mercadoria", em resposta às afirmações no debate que tendem à agenda de digitalização acrítica. Percebe-se claramente a posição da sociedade civil organizada, ouvindo Zuniga e Hopgood (34/n). #HLPF2022
@GPECEO@camp_educacao O representante da Ucrânia mencionou que são 7 milhões de refugiados ucranianos hoje e, obviamente, a educação está diretamente afetada - "precisamos de condições para sobrevivência da educação ucraniana". (35/n) #HLPF2022
@GPECEO@camp_educacao Malawi cita o uso de financiamentos inovadores, de parcerias público-privadas, digitalização da educação e entrega de bolsas. Como podem ver, é um pacote de reformas que Estados de baixa renda têm movido, a partir da proposta da Education Commission educationcommission.org (36/n)
@GPECEO@camp_educacao Saba, colega do @MalalaFund e do @Women_Rio20 , trouxe a necessidade de educação para meninas em situações de crise, que estão fora da escola, em pobreza e sem direitos à saúde sexual e reprodutiva, reforçando a abordagem de respostas focadas em abordagem de gênero. (37/n)
@GPECEO@camp_educacao@MalalaFund@Women_Rio20 Rep de Cuba afirma que investe 23% do orçamento anual em educação. "Só se pode enfrentar a crise mundial com solidariedade e a base é educação. Mas a capacidade dos países em desenvolvimento é muito menor então é preciso de maior intercâmbio e cooperação internacional".(38/n)
@GPECEO@camp_educacao@MalalaFund@Women_Rio20 Fio longo, mas com os pontos cruciais do debate de hoje, mostrando desafios comuns e soluções bastante diversas trazidas para o cenário da educação no mundo hoje. (38/38 - fim) #HLPF2022
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Crise econômica diante da necessidade de financiamento global. É o tema debatido agora na ONU, em NY, no Fórum Político de Alto Nível #HLPF2022 . Comento ao vivo aqui 🧶👇
Jeffrey Sachs @JeffDSachs: "Precisamos de um aumento massivo do financiamento oficial, por meio do multilateralismo e de expansão massiva do financiamento estatal, especialmente de países de alta renda para países de baixa renda." (1/n) #HLPF2022
@JeffDSachs "Será por meio dessa expansão que teremos a transformação para ter crianças na escola e outros investimentos prioritários [não por meio de expansão de investimentos de capital]", continua Sachs. (2/n) #HLPF2022
Delegação da sociedade civil brasileira no Fórum Político de Alto Nível 2022 na ONU. Hoje começam os trabalhos de avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e nós estamos aqui nos debates e cobrindo ao vivo. Siga🧶
PR do @UNECOSOC inicia comentando seu entusiasmo com a agenda, a despeito do cenário de crise global, com conflitos e pandemia. Olha para o crescimento da economia, institucionalização de medidas de proteção social pós-pandemia, e fortalecimento do multilateralismo. (1/n)
"Sabemos os desafios e as soluções, precisamos de vontade política e investimentos para implementá-las", afirma o PR do @UNECOSOC . "Viemos aqui com o propósito comum de nos comprometermos novamente com a Agenda 2030", complementa. (2/n)
"muitos eram como ele, não eram pervertidos nem sádicos, eram, e ainda são, terrivelmente normais. Do ponto de vista de nossas instituições jurídicas e de nossos padrões morais, essa normalidade era muito mais aterrorizante que todas as atrocidades juntas." Hannah Arendt (+)
Não tem um dia sequer desde ao menos 2016 que eu não pense sobre a banalidade do mal, da obra Eichman em Jérusalem, de Arendt. (+)
O conceito de "banalidade do mal" trata sobre o que ela chama de "desenraizamento" das experiências humanas em relação à realidade, da amoralidade, da subserviência à ordens, do acriticismo. (+)
“Realizar o Enem nesse momento de emergência sanitária e ignorando toda a exclusão escolar do ano que passou é reiterar uma política educacional excludente, classista e racista”, enfatiza Pellanda. (+) #AdiaEnembrasildefato.com.br/2021/01/06/com…
"Primeiro, a falta de investimento, em um governo marcado por políticas de cortes e austeridade, impediram a garantia de condições de trabalho para profissionais da educação e de estudo para estudantes." E isso já deixa esse Enem ainda mais desigual. (+)
"Em segundo lugar, ela ressalta que as políticas foram elaboradas sem construção democrática com a comunidade escolar, ignorando as realidades e necessidades dos estudantes, pais e trabalhadores da educação." Exclusão digital e das políticas educacionais emergenciais para quem? +
O Fundeb foi regulamentado! E a imprensa segue contando a história que quer. Na @folha: "A ONG Todos pela Educação divulgou um estudo (...). A divulgação do estudo antecedeu o recuo iniciado no Senado e confirmado na Câmara." (+) www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/…
Não, querido jornalista. Na segunda, 14/12, a @camp_educacao e a Fineduca lançaram um estudo que calculava R$ 16 bi de perdas, considerando não só a perda para as filantrópicas. Só metade da imprensa noticiou, porque o TPE lançou um estudo, dias depois, com metade do dado. (+)
E além do nosso estudo, teve uma mobilização imensa de educadoras e educadores, parte da rede e liderados pela @camp_educacao e @CNTE_oficial, que levantou as redes sociais e conversou com todos os senadores pedindo pela responsabilidade com a CF 88. (+)
Oi, tudo bem? Tem um pessoal dizendo que não entende nosso alarde com o retrocesso imenso que se fez na Câmara, que o Senado corrigiu e que a Câmara resiste em relação ao Fundeb. Então envio aqui 16 MOTIVOS para os deputados não cometerem esse erro de novo. 👇🧶
1. Precisamos coadunar com os avanços da EC 108/2020: são 7 grandes avanços, que convido a conhecer aqui no link. Mas o resumo é MAIS RECURSO para ESCOLA PÚBLICA e MELHOR DISTRIBUIÇÃO. campanha.org.br/noticias/2020/…
2. Ao contrário do respeito à EC 108/2020, o que a Câmara fez na primeira votação foi afrontar, além da EC do Fundeb, outras normas, da própria Constituição da República e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).