Há 97 anos, em 11/7/1924, nascia o físico César Lattes, um dos mais renomados cientistas brasileiros. Indicado por 5 vezes ao Prêmio Nobel de Física, Lattes foi codescobridor da partícula subatômica méson pi — descoberta que rendeu o Nobel ao britânico Cecil Frank Powell.

1/26
Lattes também foi o fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e um dos criadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal órgão de fomento à pesquisa científica no Brasil.

2/26
Nascido em Curitiba, César Lattes era filho de Giuseppe e Carolina Maroni Lattes, casal de imigrantes judeus italianos oriundos do Piemonte. Refugiou-se com a família na Itália durante a Revolução de 1930, retornando ao Brasil após o término do conflito.

3/26
Residiu por alguns anos em Porto Alegre, onde estudou no Instituto Menegapi. Mudou-se posteriormente para São Paulo, concluindo o ensino básico no Colégio Dante Alighieri. Em 1943, aos dezenove anos, graduou-se em matemática e física pela Universidade de São Paulo (USP).

4/26
Nos anos 40, Lattes integrou um grupo de jovens físicos convidados para trabalhar na Europa com Gleb Wataghin e Giuseppe Occhialini, ex-professores da USP. O grupo englobava futuros expoentes da ciência nacional, tais como Mário Schenberg, Roberto Salmeron e Oscar Sala.

5/26
Ao lado de Jayme Tiomno e de José Leite Lopes, Lattes fundou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). A instituição se tornaria referência em física teórica e experimental, abrigando nomes de vulto da ciência mundial, tais como Richard Feynman e Léon Rosenfeld.

6/26
Em 1947, por indicação de Occhialini, Lattes mudou-se para o Reino Unido, onde trabalhou no laboratório da Universidade de Bristol, dirigido por Cecil Frank Powell. A equipe de Powell estudava a desintegração de partículas subatômicas utilizando placas fotográficas.

7/26
Lattes teorizou que os raios atômicos, descobertos em 1932 por Carl David Anderson, deveriam gerar partículas subatômicas ao entrarem na atmosfera terrestre.

8/26
Para testar sua hipótese, o brasileiro levou chapas fotográficas aos Montes Pirineus, na França, a cerca de 2.500 metros de altitude. Quando revelou as imagens, Lattes obteve as primeiras evidências da existência da partícula subatômica méson pi (ou píon).

9/26
Para aumentar a precisão das imagens, Lattes introduziu boro na composição das placas de emulsão nuclear e procurou uma altitude mais elevada para potencializar os registros. Montou um laboratório no Monte Chacaltaya, na Cordilheira dos Andes, a 5 mil metros de altitude.

10/26
Bem sucedida, a experiência comprovou a descoberta da nova partícula subatômica. Lattes observou ainda que o píon se desintegrava em outro tipo de partícula, o méson mu (ou múon). Também foi o primeiro a especular o uso da descoberta na medicina, em tratamentos oncológicos

11/26
O resultados foram publicados na revista científica britânica Nature em outubro de 1947, com Lattes como autor principal, seguido pelos colegas Occhialini e Powell.

12/26
Em 1948, em parceria com Eugene Gardner, Lattes detectou a produção artificial de partículas píon no ciclotron do laboratório de Berkeley, durante uma experiência de bombardeio de átomos de carbono com partículas alfa. Lattes também ajudou a calcular a massa da partícula.

13/26
As pesquisas de Lattes revolucionaram o conhecimento sobre física de partículas e comprovaram as teorias sobre partículas portadoras de força nuclear propostas em 1935 por Hideki Yukawa. Em 1950, a descoberta da partícula méson pi foi laureada com o Prêmio Nobel de Física.

14/26
Entretanto, embora Lattes tenha sido o principal responsável pela descoberta e autor do primeiro artigo publicado na revista Nature descrevendo a nova partícula, somente o físico britânico Cecil Frank Powell foi agraciado com o prêmio.

15/26
O motivo era o protocolo adotado pelo Comitê do Prêmio Nobel, que previa laurear somente os líderes dos grupos de pesquisa com o prêmio. Lattes foi indicado para receber o Prêmio Nobel de Física em cinco oportunidades entre 1949 e 1954, mas nunca obteve a honraria.

16/26
Comentando sobre esse fato em entrevista ao Jornal da Unicamp em 2001, Lattes declarou: "O Powell, malandro, pegou o Prêmio Nobel pra ele. Occhialini e eu entramos pelo cano."

17/26
Lattes retornou ao Brasil em 1948, passando a lecionar na USP. No ano seguinte, assumiu a direção científica do CBPF. Também atuou como pesquisador e professor da UFRJ, lecionou nos EUA entre 1955 e 1957 e dirigiu as pesquisas em geocronologia na Universidade de Pisa.

18/26
Em 1963, mudou-se para Campinas, onde fundou o Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição da qual se tornou professor titular. Também assumiu a direção do Departamento de Raios Cósmicos, Altas Energias e Léptons.

19/26
Opositor do golpe de 1964 e crítico da ditadura militar instaurada após a deposição de João Goulart, Lattes passou a sofrer intimidações. Irreverente, chegou a batizar seu cachorro como Costa e Silva, nome do segundo presidente do regime.

20/26
Quando o general José Fonseca Valverde interveio na Unicamp e pressionou o cientista a entregar o nome de colaboradores "subversivos", Lattes confrontou o militar e arremessou um cinzeiro em sua direção, quase acertando sua cabeça.

21/26
Seu prestígio o manteve a salvo de retaliações severas, mas Lattes passou a ser perseguido, isolado e sofreu cortes nas subvenções para as suas pesquisas. Apesar disso, seguiu formando novas gerações de pesquisadores e dando importantes contribuições à ciência nacional.

22/26
Em 1969, coordenou o grupo que descobriu a massa das "bolas de fogo" — fenômeno espontâneo que ocorre durante colisões de alta energia. Aposentou-se em 1986, ocasião em que recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp. Faleceu em Campinas em 8/3/2005, aos 80 anos.

23/26
A obra de Lattes teve grande peso no desenvolvimento da física atômica e sua atuação foi fundamental para o fomento da pesquisa científica no Brasil — sobretudo por seu papel na criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

24/26
Foi homenageado emprestando o seu nome à Plataforma Lattes, o principal banco de dados científico do Brasil. Também é o patrono da biblioteca central da Unicamp. É um dos poucos brasileiros a figurarem na Enciclopédia Biográfica de Ciência e Tecnologia de Isaac Asimov.

25/26
Sua vida e obra foram retratadas no documentário "Cientistas Brasileiros", de José Mariani e lançado em 2002. Foi também homenageado na canção "Ciência e Arte", de Cartola e Carlos Cachaça, regravada por Gilberto Gil.

26/26
*ERRATA*

No primeiro post, leia-se "há 98 anos". É por isso que eu sou de humanas.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jul 13
Há 81 anos, em 12 de julho de 1941, Josef Stalin e Winston Churchill assinavam o Acordo Anglo-Soviético — um tratado de assistência recíproca oficializando a aliança militar entre União Soviética e Reino Unido contra a Alemanha nazista.

1/28 Image
Antes do início da Segunda Guerra Mundial, nenhum tratado pareceria tão improvável quanto o Acordo Anglo-Soviético de 1941. Desde a ascensão de Hitler ao poder em 1933, a Alemanha contava com o apoio e a admiração irrestritos das potências capitalistas,...

2/28 Image
...que enxergavam o nazismo como uma ferramenta de contenção da esquerda radical — cuja expansão havia sido potencializada pela crise econômica instaurada após a quebra da Bolsa de Nova York em 1929. Nos EUA e no Reino Unido, a torcida por Hitler era incondicional.

3/28 Image
Read 28 tweets
Jul 12
Há 113 anos, em 10 de julho de 1909, nascia o artesão Vitalino Pereira dos Santos, dito Mestre Vitalino, um dos maiores expoentes da arte popular nordestina, declarado patrono da arte pernambucana.

1/15
Mestre Vitalino nasceu em Caruaru, Agreste de Pernambuco, filho de lavradores. Ainda criança, começou a produzir figuras de barro representando bois e cavalos, usando as sobras de barro que sua mãe utilizava para produzir panelas para vender na feira.

2/15
Na adolescência, criou a banda Zabumba, onde desempenhou o papel de tocador de pífano. Nos anos 30, provavelmente sob influência dos conflitos sociais na região, começou a produzir figuras referentes ao cangaço, em especial Lampião, Maria Bonita e Corisco.

3/15
Read 15 tweets
Jul 9
Há 90 anos, em 9/7/1932, tinha início o levante armado do Movimento Constitucionalista. A guerra civil opôs o governo de Getúlio Vargas às elites de São Paulo, que intencionavam restaurar a velha ordem oligárquica derrotada dois anos antes.

1/32
Articulada desde o governo Campo Sales, a "política do café com leite" consolidou o domínio das oligarquias rurais do Sudeste sobre a governança nacional, com paulistas e mineiros se revezando na presidência e favorecendo os interesses de suas elites agrárias.

2/32
Ao longo dos anos 20, a insatisfação com essa política levou ao surgimento do movimento tenentista — sublevações de militares de baixa patente que reivindicavam a reforma do sistema político, tais como a Revolta do Forte de Copacabana, a Revolta Paulista e Comuna de Manaus.

3/32
Read 32 tweets
Jul 7
Há 115 anos, em 6 de julho de 1907, nascia a pintora mexicana Frida Kahlo. Expoente da arte moderna latino-americana, Frida se destacou por seu estilo original, mesclando elementos da cultura popular, do surrealismo e das vanguardas artísticas mexicanas.

1/26
Frida nasceu em Coyoacán, hoje um distrito da Cidade do México, como uma das quatro filhas do imigrante alemão Guillermo Kahlo e da mestiça mexicana Matilde Calderón. Aos treze anos, Frida contraiu poliomielite.

2/26
A doença — primeira de uma série de infortúnios que enfrentaria no decorrer da vida — causou uma lesão permanente em sua perna direita. Em 1922, Frida ingressou na Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México, onde frequentou aulas de desenho e modelagem.

3/26
Read 26 tweets
Jul 7
Uma vila operária no bairro paulistano do Brás, bombardeado pelas Forças Armadas em represália ao apoio popular dado aos combatentes tenentistas. Há 98 anos, em 5 de julho de 1924, eclodia a Revolta Paulista.

1/24
A Revolta Paulista de 1924 foi o segundo levante tenentista, deflagrado exatamente dois anos após a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Os levantes tenentistas surgiram como uma reação à crise econômica e política da década de vinte no Brasil.

2/24
Além da crise fiscal causada pela queda das exportações de commodities, havia uma insatisfação generalizada com a "política do café com leite", em que as elites oligárquicas de São Paulo e Minas Gerais, representadas pelo Partido Republicano, se revezavam no poder...

3/24
Read 24 tweets
Jul 7
A "Marcha para a Morte" dos revoltosos de Copacabana. Há 100 anos, em 5 de julho de 1922, tinha início a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, o primeiro levante do Movimento Tenentista.

1/18
Congregando jovens oficiais de baixa e média patente do exército, o Movimento Tenentista surgiu do descontentamento com a situação política do Brasil. Desde o fim da Primeira Guerra Mundial, o país passava por uma grave crise fiscal,...

2/18
...acentuada pela queda abrupta das exportações durante a gestão de Epitácio Pessoa. Paralelamente, o governo federal, há décadas dominado pelas elites oligárquicas de São Paulo e Minas Gerais, seguia subordinado à "política do café-com-leite",...

3/18
Read 18 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(