o que a atmosfera do exoplaneta, o berçário estelar, a nebulosa planetária, as galáxias distantes e o fundo do universo têm em comum? por quê utilizar o @NASAWebb para observá-los?

segue o fio sobre a luz dos astros e os instrumentos do Webb 👇

#AstroThreadBR (1/16)
nós, humanos, enxergamos aquilo que é chamada de "luz visível", que é a faixa de radiação que o Sol mais emite e a seleção natural cuidou disso pra nós

porém, nem tudo no Universo brilha assim. por de trás daquilo que PODEMOS enxergar, estão escondidas muito + coisas!
os raios X podem revelar nossos ossos, as micro-ondas podem revelar os confins do Universo (a Radiação Cósmica de Fundo), mas o que a luz INFRAVERMELHA pode nos revelar?

a parte "vermelha" do espectro, dos comprimentos de onda maiores, revela estruturas + FRIAS e/ou distantes
aquilo que chamamos de calor é uma forma de radiação eletromagnética, como a luz, mas que não podemos ver com os olhos.

um óculos de visão noturna mostra os contornos de calor de um ser vivo, por exemplo. esse sinal (convertido em imagem) é justamente a radiação infravermelha!
utilizando equipamentos capazes de detectar essa faixa do espectro, podemos construir imagens que nos "traduzem" esse calor. é assim que os instrumentos do JWST trabalham!

certas estruturas e fenômenos astronômicos menos energéticos (ou + frios) emitem nessa faixa. vamos a eles:
1- vapor d'água em uma atmosfera

a interação das moléculas de H2O pode acontecer na faixa de energia do infravermelho (é importante lembrar que Luz ↔️ Calor ↔️ Temperatura ↔️ Energia estão intimamente ligados). é por isso que seus sinais foram detectados pelo Webb no exoplaneta!
outras moléculas emitirão em comprimentos de onda diferentes quando excitadas. a Física Quântica nos ajuda a entender como cada elemento ou molécula se comporta, a energia específica que cada um absorve e emite, e assim podemos dizer o que é o cada coisa ;)
2- poeira estelar e interestelar

tanto a poeira da Neb. de Carina (1), da Neb. do Anel do Sul (2) e das galáxias do Quinteto de Stephan (3) absorvem a radiação UV das estrelas próximas e re-emitem no infravermelho. é tipo quando você deixa algo no Sol e essa coisa fica morninha
as estrelas são quentonas e aquecem o meio ao seu redor, que é povoado por poeira e gás por diferentes motivos:

as nebulosas planetárias, como a do Anel, são restos de matéria de uma 🌟 tipo Sol quando morre. o caroço quente que resta no centro aquece a poeira ejetada ao redor
as nebulosas tipo a de Carina são berçários estelares, ou seja, são regiões densas de gás e poeira que colapsam em certos pontos, formando novas, brilhantes e ativas estrelas!

as estrelas recém nascidas ionizam o ambiente em volta, fazendo com que a nebulosa brilhe (parte em IR)
já no visível, essa poeira tampa o que está atrás: a radiação visível das estrelas não passa pelos grãos e gases. por isso é importante enxergar as nebulosas em vários comprimentos de onda, para revelar várias de suas estruturas
já as galáxias possuem um estoque imenso de material que surgiu no inicio do Universo e enriquecido nas sucessivas mortes de estrelas

sozinho esse material já forma estrelas na galáxia, mas quando uma galáxia INTERAGE com outra isso é ainda + importante pra formação estelar!
é por isso que o James Webb já mirou em um aglomerado de galáxias em interação: para revelar as estruturas tortuosas e ativas da poeira excitada pelas estrelas, que traçam regiões de formação estelar. mais uma vez, a radiação que revela isso é a IR – mas não só ela :)
3- galáxias distantes

por fim, os confins do Universo. à medida que se expande, o Universo "estica" a onda de luz que sai de uma galáxia até chegar a nós. isso se chama desvio para o vermelho, ou redshift, pois o comprimento de onda fica mais alongado e, portanto, mais vermelho.
muitas das galáxias dessa imagem de campo profundo do James Webb são super avermelhadas por conta disso: sua luz "esticou" tanto que ela sofreu alto desvio, chegando no infravermelho. são as primeiras galáxias do Universo, nascidas há + de 13 bilhões de anos!
também aparecem aqui outras estruturas em larga escala, como galáxias próximas e lentes gravitacionais aumentando galáxias de fundo. isso tudo também pode ser estudado no IR!

enfim, o Universo emite luz de várias formas, revelando muitos segredos. e o JWST irá explorá-los!
junto aos novos equipamentos sendo construídos e planejados atualmente, a Astronomia do futuro será imbatível. esse é só o começo. animados?

sigam a mim e o @AstroThreadBR para mais conteúdo astronômico de qualidade no twitter ✨️

qualquer dúvida, tô aqui :)
REFERÊNCIAS E CRÉDITOS

além do próprio site do Webb, onde as imagens foram publicadas em qualidade máxima e descritas com detalhe (nasa.gov/webbfirstimages), também consultei astro-amigos, minhas aulas de astrofísica e materiais da minha iniciação científica. em breve coloco aqui
esqueci de dizer que a abreviação IR é para infravermelho (infrared) hahaha perdão galera

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Sofia Fonseca

Sofia Fonseca Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @sofia_fonsecao

Mar 27
ASTRONOMIA: DO MICRO AO MACRO

já imaginou quais são as menores coisas do universo? e as maiores? segue essa #AstroThreadBR que eu vou te mostrar a escala dos astros no cosmos 🌌 representação de uma molécu...foto real do planeta Terra ...galáxia de Andrômeda, com s...emaranhado cósmico nas core...
1- gás

sabemos que os átomos são a menor estrutura de matéria que existe, seguidos pelas moléculas. é justamente isso que forma o gás do meio interestelar¹, que pode ser encontrado em grandes estruturas (nuvens) ou vagando pelo vácuo em densidades baixíssimas representação de moléculas ...nebulosa com aspecto esbran...
¹meio interestelar é aquilo que existe entre as estrelas e estruturas das galáxias, sendo composto por gases e sólidos (que falarei a seguir). é das nuvens + densas do meio interestelar que surgem as estrelas, graças ao colapso gravitacional delas. falaremos disso + p/ frente :)
Read 31 tweets
Mar 24
o @legendary_wall, site internacional onde vendo minhas fotografias em forma de quadros, destacou duas de suas artistas femininas neste mês das mulheres. eu fui uma delas!

vou traduzir aqui as perguntas que eles fizeram e quais foram as minhas respostas 🥰🌌⬇️ Image
"Com que idade você descobriu seu amor pela Astronomia/o céu noturno?"

Sempre me maravilhei com as cores do céu e das estrelas, mas não sabia o que eram fisicamente. Até que um dia, em 2018, quando eu tinha 17 anos, minha mãe me chamou para observar o céu noturno estrelado. + Image
Essa visão me fez pensar nas constelações (o que são? Como as reconheço?) e pesquisar sobre Astronomia. Esse interesse foi crescendo cada vez mais, até que comecei a fotografar o céu com minha câmera antiga e decidi começar uma graduação em Astronomia.
Read 7 tweets
Feb 10
quais são os melhores lugares para observar as estrelas no Brasil? será que é preciso ir muito longe?

segue esse fio que eu vou te dar dicas de onde encontrar os melhores céus, inclusive os que estão perto de você! ⭐✨🌌

(c) Brunonogaki, Lençóis Maranhenses
1° vou apresentar uma estatística triste:

mais de 60% dos brasileiros não têm acesso a um céu limpo! isso significa muita gente nunca sequer viu um céu não poluído

se você é uma dessas pessoas q moram em regiões urbanas, vem conhecer lugares que te ajudarão a fugir disso
e não precisa ir para o interior do Brasil para ter um céu melhor não! indo para o interior do seu estado ou até mesmo da sua cidade você já verá objetos que jamais imaginou que veria.

você pode consultar a poluição luminosa de qualquer região usando o lightpollutionmap.info
Read 16 tweets
Sep 10, 2021
por que os astrobiólogos – pessoas que estudam o surgimento da vida e sua possível presença no espaço – costumam procurar por resquícios de vida microbiana e não por algo “mais complexo”?

nessa #AstroThreadBR + #BioThreadBR vou falar um pouco sobre ASTROBIOLOGIA 🦠

🧵 (1/13)
vale começar dizendo que a procura por vida microscópica não é a única que existe. tem gente buscando, no âmbito científico mesmo, sinais que poderiam ser de civilizações avançadas.

é o caso do SETI, acrônimo em inglês para "Busca por Inteligência Extraterrestre".
esse projeto busca formas de vida alienígenas, sobretudo de sociedades avançadas. o falecido radiotelescópio Arecibo (😢) fazia parte do SETI

porém, procurar por "vida inteligente" não é a regra, já que talvez nem sejamos capazes de detectar e interpretar tais sinais!
Read 16 tweets
Jul 16, 2021
imagens astronômicas impressionantes – a #AstroThreadBR

se Astronomia já é legal, o que dizer sobre as fotos astronômicas? além de >lindas<, elas também mostram fenômenos incríveis do universo. segue esse fio pra ver algumas imagens que vão te deixar de queixo caído! 👇🧵
1- buraco negro

essa talvez seja a foto mais hypada de todas e com motivo, né. os cientistas fizeram um telescópio GLOBAL e fotografaram pela 1ª vez a sombra de um objeto que não emite luz. a 2ª foto mostra o BN em luz polarizada: uma marca de seu campo magnético

© EHT
2- Terra vista pela Cassini

essa impressionante foto de 2013 revela os anéis de Saturno contra o Sol e o sistema Terra-Lua minúsculo sob eles. dentro dessa imagem existem 7 bilhões de pessoas e diversos mundos. ela mostra o quão pequeno nós somos.

© NASA/JPL-Caltech/SSI
Read 13 tweets
Apr 23, 2020
Quem nunca quis tirar foto daquela noite super estrelada e se frustrou pois na foto não aparecia nada?
Quer descobrir algumas regrinhas básicas para tirar boas fotos do céu noturno e entender por que isso funciona? Segue essa #AstroThreadBR sobre #Astrofotografia!
Primeira coisa: não conseguimos tirar fotos de estrelas com as configurações normais, usadas em celulares e câmeras no modo automático, por que a luz que chega delas até nós é muito pouca, pelo fato de estarem tão longe.
Assim, aplicativos de celular e o modo manual de câmeras podem nos ajudar a configurar a câmera de forma a captar o máximo de luz possível!

(essa foto foi tirada com um celular!)
Read 30 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(