[Como funciona o medidor de pressão arterial?] #FisicaThreadBR
Todo mundo que já fez uma consulta médica colocou aquele aparelhinho que aperta o braço e mede pressão, mas você sabe como funciona e o que ele mede? Sabia que tem muita física no meio?
👇👇👇
[Unidades de medida]
A pressão arterial é comumente comunicada por um par de números, por exemplo: "12 por 8".
Estes valores são respectivamente as medidas de pressão sistólica e diastólica em cmHg (lê-se "centímetro de mercúrio").
Aparelhos costumam apresentar um dígito a mais, neste caso a unidade é mmHg ("milímetro de mercúrio").
Essas unidades comparam a pressão em um sistema com a pressão exercida por uma coluna de mercúrio e são uma herança de aparelhos de medição antigos.
📸: Korotkoff, N. S. "Experiments for determining the strength of arterial collaterals." (1910).
Para se ter uma noção mais palpável de unidade, 1 mmHg equivale a 133 N/m^2. Isto é, se fizermos uma pressão de 1 mmHg em uma superfície de 1 metro quadrado a força será de 133 newtons. Equivalente a colocar um corpo de 13,3 kg nesta área.
120 mmHg parece uma pressão alta para nossas artérias? Afinal isto é 16000 N/m^2.
Bom, as artérias são bem fininhas, por exemplo a artéria braquial tem cerca de 3mm de diâmetro, então a força sobre o sangue seria apenas 0,11 newtons.
Claro que as artérias do corpo são diferentes. A artéria aorta que sai diretamente do ventrículo esquerdo é enorme (cerca de 2,8 cm) e está submetida a uma pressão grande.
Mas ela possui fibras elásticas e tem propriedades mecânicas que permitem seu funcionamento neste regime.
[O que é?]
Mas o que estamos medindo afinal? Bom, o coração bombeia o sangue pelas artérias e portanto a pressão não é constante. Na sístole o músculo cardíaco contrai e na diástole ele relaxa.
De maneira mais prática, sempre tem pressão sanguínea nas nossas artérias, sendo a pressão máxima a sistólica (causada pela sístole) e a mínima a diastólica.
É importante perceber que a circulação ocorre pela diferença entre estas pressões. Se a pressão de sístole se aproxima da pressão de diástole, o coração torna-se incapaz de bombear sangue para o corpo!
[O aparelho]
O aparelho que mede a pressão é chamado de esfigmomanômetro. Este que eu tenho é um modelo automático e tem um funcionamento bastante interessante! VAMOS ABRIR
Olha que interessante: No fundo da caixa do aparelho encontramos estes elementos. 1) Uma bomba de ar alimentada eletricamente. 2) Uma válvula de segurança (se o circuito falhar e a bomba ficar ligada muito tempo, ela abre para seu braço não ser estrangulado)
3) A saída de ar que vai pra braçadeira 4) Um solenóide, isto é, uma válvula eletrônica que ao abrir libera o ar do sistema controlando a pressão.
Além disso, temos um circuito que controla tudo, coleta os dados, analisa, guarda e mostra na tela.
[Como funciona?]
Nossas artérias não são um condutor rígido (como um cano de pvc), mas sim um condutor flexível (como uma mangueira) e o fluxo pode ser afetado pelas condições impostas ao condutor.
O fluxo sanguíneo em condições normais é laminar, isto é, um escoamento bem definido, com pouca agitação. É como se cada ponto do espaço tivesse uma velocidade definida e sempre que o fluido passa por esse ponto ele tem a mesma velocidade.
Ao colocar a braçadeira e inflar com ar, começamos a atrapalhar o fluxo sanguíneo na artéria braquial. Se a pressão na braçadeira for maior que a pressão sistólica, interrompemos totalmente o fluxo.
O aparelho começa a fazer a braçadeira desinflar de maneira lenta. Quando a pressão está abaixo da pressão sistólica, o fluxo sanguíneo volta, mas ainda está competindo com a pressão externa e faz com que o escoamento seja turbulento.
Isso faz com que tenhamos pequenas oscilações de pressão na braçadeira. Isto dura até a pressão externa tornar-se menor que a pressão diastólica.
📸: Daochai, S. et al., "Non-invasive blood pressure measurement: Auscultatory method versus oscillometric method,".
Para medir a pressão, usamos o chamado efeito piezoelétrico. Este fenômeno foi descoberto por Jacques e Pierre Curie e descreve como alguns cristais geram corrente elétrica quando submetidos a pressão mecânica!
Este efeito não é usado somente em detectores de pressão, mas também para fazer microfones, relógios e balanças de precisão.
Na parte pneumática (mangueiras) do aparelho é conectado um cristal piezoelétrico que fornece medições precisas de pressão, o circuito do aparelho analisa estes dados de oscilação com um algoritmo e nos fornece os dados de pressão sistólica e diastólica!
OBS: Alguns profissionais da saúde escolhem usar um esfigmomanômetro manual com um estetoscópio para medir pressão arterial. Neste caso não são as oscilações que indicam a pressão, mas sim o som.
Quando a braçadeira está entre a pressão sistólica e diastólica é possível para alguém treinado identificar barulhos conhecidos como sons de Korotkoff que mostram os valores de pressão arterial.
📸: Daochai, S. et al., "Non-invasive blood pressure measurement: Auscultatory method versus oscillometric method,".
[Como fazer uma boa medida]
Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, alguns cuidados devem ser tomados para uma medida confiável:
- Ficar em repouso 5 minutos antes da medida.
- Esvaziar a bexiga antes.
- Não falar ou se movimentar durante o procedimento.
-Não se exercitar antes.
-Não ter ingerido cafeína, álcool ou ter fumado.
-Apoiar as costas e manter os pés no chão.
Se as medidas estiverem acima de 120 por 80 é preciso ficar alerta e medidas acima de 140 por 90 devem ser reportadas a um médico. Cuide de sua saúde, a hipertensão é um problema grave!
Agradeço ao @brunobittar91 pela recomendação do tema, a @mellziland por revisar a thread e dar sugestões e a @mahideia pela ajuda com a descrição das figuras!
Um thread a muitas mãos! ❤️❤️❤️
Espero que gostem!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
04 de Julho de 2012, data que ficou marcada na história da Física pelo anuncio de uma descoberta aguardada a muito tempo pelos físicos de partículas: Detectamos o Bóson de Higgs.
Conheça um pouco da história! 👇
A história da física sempre me parece um quebra-cabeça com uma peça faltando. Se você já perdeu uma peça de quebra-cabeça, sabe como isto é frustrante. Um quadro lindo, com milhares de peças e um buraco. Incompleto.
O bóson de Higgs foi uma dessas peças. Uma peça que muitos físicos acreditavam existir em algum lugar, escondida na natureza como aquela que caiu atrás de um sofá e um dia seria encontrada.
[Referência a Física em One Piece e por que o céu é azul] #FisicaThreadBR
Tava vendo clipes de anime no TicTac (Sim, sou desses) e percebi uma inspiração em física do Eiichiro Oda que passou despercebida por mim da primeira vez que vi! Olha o gif, consegue descobrir qual?
Bom, só vai ter chance de descobrir quem acompanha o anime. O homem de terno amarelo com o pé brilhando é o Almirante Kizaru, um dos personagens mais forte de One piece. Ele comeu a "Pika-pika no mi", uma fruta que deu a ele o poder da luz.
Dizem que seus golpes são tão rápidos quanto a velocidade da luz, logo ninguém conseguia desviar de seus golpes!
Escola não serve pra te dar informação que pode mudar daqui alguns anos, mas sim formação para que você possa facilmente entender essas informações e como buscá-las. O atual currículo foca em habilidades e competências (pelo menos em teoria).
O que teria em um curso de educação financeira?
Juros simples e composto:
- Progressão aritmética e geométrica.
- Funções exponenciais e logaritmos.
Planejamento de renda:
- operações aritméticas
- manipulação de equações
- tabelas e matrizes
Investimentos:
- análise de funções e gráficos
- probabilidade
Inflação (tirando a parte que já é ensina em história e geografia):
- porcentagem
- gráficos
Esse homem grudou os prótons no núcleo atômico A FORÇA e ganhou um premio Nobel por isso!
Você já deve ter ouvido falar que o núcleo atômico é composto de prótons e nêutrons. Pera, um monte de carga elétrica positiva no mesmo lugar? Elas não se repelem??
Vamos pegar um dos átomos mais simples: Hélio.
Dois próton e dois nêutrons.
Físicos são tão preguiçosos que dos 36 quarks que conhecemos demos nome só pra 6! Up,Down,Charm,Strange,Top e Bottom.
Segue o fio. 🧵
Olhe a imagem: essa é a "tabela periódica dos físicos", mas quantas partículas você tá contando aí? 17?
Resposta: Não existe um consenso sobre jeito mais "correto" de contar partículas, mas eu conto 61! Das quais 36 são quarks (em roxo na figura). Como assim?
O que define uma partícula são suas características intrínsecas: massa, tempo de vida, carga, spin, etc.
Pegue por exemplo elétrons e pósitrons, todas as características são iguais, exceto a carga elétrica. São partículas diferentes.
#FisicaThreadBR
[Por que tantos telescópios?]
Por que a Astronomia faz observações em tantas frequências diferentes?
Olha essa foto: no lado esquerdo estamos vendo no visível e no direito no infravermelho(IR). Pro IR o saco de lixo é transparente e podemos ver as mãos da pessoa!
Fonte da imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC)
Um dos motivos de termos tantos telescópios diferentes é que eles enxergam em uma faixa específica do espectro! E cada uma delas da um detalhe diferente!
Na foto temos imagens da Nebulosa do Caranguejo em raio-x, no visível e no infravermelho.