Marlos Ápyus Profile picture
Aug 4 19 tweets 4 min read
O encontro aqui no TSE começou há mais ou menos duas horas. Minha desculpa para ter me mantido calado é que Henrique Neves, ex-ministro do TSE, fala tão bem que fiquei mais ocupado com o registro em áudio de tudo.

#JogoLimpo
Isto em breve vai virar um artigo mais profundo sobre o sistema eleitoral. Agora ouvimos Thiago Fini, assessor-chefe da AGEL. Ele está detalhando tipos de fraude que ocorriam antes da urna eletrônica.
Uma fraude mais engenhosa que rolava se chamava "voto de formiguinha". Um primeiro eleitor roubava para si uma cédula sem preenchimento, depositando na urna um papel qualquer. Do lado de fora, um 'coronel' preenchia a cédula, entregava a um outro eleitor, que depositava a...
...a cédula preenchida pelo 'coronel' e surrupiava mais uma cédula em branco. Quando entregava a nova cédula em branco ao 'coronel', recebia um pagamento. Com mais uma cédula em mãos, o 'coronel' preenchia um segundo voto, e assim por diante, até eleger quem lhe interessava.
Agora sou eu perguntando: imagina isso na mão de milicianos?
Uma curiosidade:

Se todos os mesários mobilizados pelo TSE em uma eleição formassem uma nova cidade, nasceria um município mais populoso do que Curitiba, o oitavo mais populoso do país.
Ainda sobre o 'voto de formiguinha': por causa desse tipo de fraude, era comum que sessões inteiras depositassem votos em um único candidato.
Nos anos 1990, no Maranhão, uma recontagem de votos não foi adiante porque as cédulas foram invalidadas por cupins. É um problema contornado com voto eletrônico, explica Júlio Valente, secretário do STI.
Outro ponto destacado por Júlio: os recursos multimídia das urnas eletrônicas permitem a inclusão de vários eleitores que tinham alguma dificuldade para votar, seja porque possuíam alguma deficiência ou mesmo porque não são alfabetizadas.
Júlio também explica que as urnas eletrônicas não foram desenvolvidas na Venezuela, como espalham por aí. Mas por uma iniciativa que envolvia Justiça Eleitoral, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério das Comunicações, INPE, ITA e, atenção, Forças Armadas.

Pois é.
E se o site do TSE for atacado na noite da apuração?

O voto não vai ser consumido por cupins. Pois há cópias do voto na urna, em 5 boletins de urna com QR-Codes (com a apuração feita pela própria urna), em um pendrive e até mesmo na tal sala 'secreta' do TSE.
(Aliás, vamos daqui a pouco conhecer a tal sala secreta. Aguardem fotos.)
Nos testes de segurança de urna, que acontecem em anos ímpares, o TSE convida qualquer brasileiro, independente da formação, para que ataque as urnas com um plano de invasão. O TSE paga até mesmo o deslocamento até Brasília.
Já foram realizados seis eventos do tipo. No maior, vinte seis 'hackers' executaram 29 planos de ataque. Em nenhum evento os hackers conseguiram substituir os votos depositados nas urnas por votos em candidatos de seu interesse.
Por que a urna eletrônica brasileira não é usada em outros países? Júlio explica: porque a urna brasileira foi desenvolvida para as leis brasileiras. E não seria recomendável exportar e adaptar a nossa tecnologia eleitoral para outras nações.
Sim, seguimos no TSE. Selfie minha com o quadro do Arquivo X ao fundo, e o bordão
Neste vídeo, temos o local ‘secreto’ onde é possível fiscalizar o código fonte das urnas, aquele que as Forças Armadas pediram com urgência, mas está liberado deste outubro de 2021. Inclusive, as Forças Ameadas estão aqui.
E, aqui, a tal sala ‘secreta’ que tem nada de secreta.
Algo importante que Júlio falou. É a sala da totalização, mas os funcionários que lá atuam não fazem a totalização, que é automática. Eles apenas monitoram se o sistema está funcionando corretamente.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marlos Ápyus

Marlos Ápyus Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @apyus

Jul 10
"For millions of years, mankind lived just like the animals. Then something happened which unleashed the power of our imagination. We learned to talk. And we learned to listen...
Speech has allowed the communication of ideas, enabling human beings to work together. To build the impossible.
Mankind's greatest achievements have come about by talking. And it's greatest failures by NOT talking.
Read 7 tweets
Jul 10
O que as pessoas não percebem é que o ódio a Bolsonaro também vicia. Já estive nessa fase. Fiquei monotemático, caçando 24/7 motivos para me indignar. E me percebia cobrando de tudo e todos dedicação semelhante à causa. Mas isso foi antes de perceber que Bolsonaro é o que a…
…Internet antigamente chamava de attention whore (um termo que hoje há de soar incorreto). Ele quer a atenção alheia a qualquer custo, seja a de quem o endeusa, seja a de quem o odeia. Se dedico toda a atenção a odiar figura que deseja ser tão odiada, ele consegue o que quer.
Mas há toda uma vida a ser vivida. Há parentes e amigos precisando de nossa atenção. Há toda uma arte a ser contemplada. Há toda uma natureza a ser usufruída e protegida. Há todo um mundo de coisas melhores do que Bolsonaro merecendo a nossa atenção.
Read 6 tweets
Jul 10
Nisso de curtir muita banda clássica, vi muito idoso no palco. Só três mantinham a voz da juventude: Mick Jagger (nunca foi de forçar a voz), David Gilmour (idem) e Steven Tyler (aí sim foi impressionante).
Axl Rose (deu dó de tão ruim), Ian Gillian (falsete do início ao fim), Robert Plant (sofre nos clássicos), Roger Waters (é um vovô cantando), Roger Daltrey (não chegava a ser ruim, mas longe da melhor forma), Bon Jovi (a voz anasalou), Eddie Veder (está cantando muito bem, mas…
…mudou a forma de cantar); lembrei de outro que está bem: Dexter Holland.
Read 5 tweets
Jul 9
Pesquisando vídeos de coach que me convençam de que eu sou capaz de montar a cama de madeira que entregaram durante a semana.
(Já montei alguns móveis, mas nada pensado para dois adultos dormirem em cima.)
Deu tão certo que estou pensando em virar coach.

O curso vai se chamar “Inicie uma revolução quântica de sua cama”.
Read 4 tweets
Jun 18
O cativeiro onde Abílio Diniz se encontrava refém foi descoberto na véspera do segundo turno da eleição de 1989. Em um segundo esconderijo dos sequestradores, policiais encontraram material de propaganda do PT. De imediato, artistas contratados da própria Globo protestaram na…
…sede da emissora contra a divulgação da informação, mas receberam do jornalismo da empresa a garantia de que o Jornal Nacional só noticiaria o fato caso alguma autoridade o confirmasse, o que não aconteceu a tempo da edição. No domingo, o Estadão noticiou em capa que…
…a casa alugada pelos sequestradores teve um padre simpatizante do PT como avalista. O sequestro só teve fim quando outro religioso simpatizante do PT (Dom Paulo Evaristo Arns) convenceu os sequestradores a se renderem. Na matéria do Estadão, uma autoridade especulava…
Read 8 tweets
Jun 16
Tempo que as séries da HBO levam para mostrar o primeiro nude (work in progress):
Crashing: 1min18s
Game of Thrones: 30min46s
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(