Diego Pautasso 🧉 Profile picture
Aug 14, 2022 9 tweets 3 min read Read on X
Após vários pedidos, darei algumas dicas de leitura para quem quer entender e estudar a China. Sendo assim, selecionei um conjunto de livros (português) de mais fácil acesso. No futuro falaremos de outras obras clássicas em inglês, papers, sites e até filmes.🧵
1. O início, é claro, são os manuais de História da China. Esses dois são bons pontos de partida.
2. Depois, livros para visão de conjunto e sistêmica. Visentini e Arrighi são essenciais.
3. A obra do Kissinger é imprescindível.
4. Losurdo enfrenta como poucos o debate sobre a revolução e a reforma. O livro do Perry Anderson também vale a leitura.
5. Minha tese trata das relações entre China e Rússia no Pós-Guerra Fria sobre diversos ângulos e traça um histórico mais amplo. E o recém lançado tem o último capítulo problematizando se a China é imperialista.
6. Os livros do Elias Jabbour são sempre ótimos materiais. Aqui sua dissertação e sua tese - além de seu mais recente "China: socialismo no século XXI" que só tenho por ebook.
7. Algumas biografias como as do Deng e do Zhou merecem ser lidas.
8. Por fim, mas não menos importante, as publicações com formulações dos líderes (Mao, Zemin e Xi) são imprescindíveis.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Diego Pautasso 🧉

Diego Pautasso 🧉 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dgpautasso

Jul 15, 2025
Enquanto Trump generaliza tarifaços em escala global, a China cria eventos para ampliar as importações de países do Sul Global. A China International Import Expo (CIIE) é a primeira feira de importação do mundo organizada por um país em nível nacional. Vamos entender mais🧶🇨🇳 Image
Lançada oficialmente em 2018, representa uma inflexão histórica na política econômica externa da China. A CIIE tem como objetivo central abrir o mercado chinês ao mundo. Revela a preocupação em reequilibrar o comércio e abrir oportunidades lada os parceiros do Sul Global.
A CIIE permite que o Estado chinês selecione setores e parceiros estratégicos, facilitando importações de forma ordenada e alinhada aos interesses nacionais (tecnologia, saúde, segurança alimentar, meio ambiente, etc.). E, claro, consolida a imagem da China como líder.
Read 4 tweets
Jul 8, 2025
O BRICS é a máxima expressão da mudança da correlação de forças no mundo. O grupo expandiu-se para 20 países, 10 membros e 10 parceiros. Agora, representa 44% do PIB mundial (PPC) e 56% da população global e não é mais o G7 que dá as cartas.🧶 Image
Não poucos tentaram "botar água no chopp" do encontro, alegando esvaziamento em razão da ausência de Xi. Isso significaria ignorar como a China vê o BRICS e como pensam os estrategistas chineses. Ademais, é confundir eventos pontuais com processos materiais profundos.
O BRICS é uma força abrangente que representa a ascensão do Sul Global e um desdobramento das aspirações do Terceiro Mundo. O grupo já tem mais de uma década e meia de acúmulos, agendas comuns e convergências em várias áreas.
Read 4 tweets
Jun 7, 2025
Não foi pouco que falamos que o cerco dos EUA ao setor de semicondutores da China daria errado. Depois do Mate 60 da Huawei e do DeepSeek, agora é a vez da Xiaomi lançar o Xring, seu novo super chip.🧶🇨🇳🇺🇲 Image
A Xiaomi, tradicionalmente conhecida por oferecer smartphones acessíveis com especificações surpreendentes, acaba de lançar um novo golpe no coração da hegemonia tecnológica dos EUA. Seu chip XRing superou em alguns aspectos o poderoso A18 Pro da Apple, até então o padrão ouro.
O XRing O1 foi desenvolvido durante quatro anos intensos de pesquisa e investimento, com um custo estimado de US$ 1,9 bilhão. Um SoC com arquitetura de 10 núcleos, construído com processo de 3 nanômetros, contendo 19 bilhões de transistores.
Read 4 tweets
May 15, 2025
Desde 2019 o cerco dos EUA à empresa chinesa Huawei só aumenta. Agora é decretada a proibição do uso de seus Chips em qualquer lugar do mundo. Tão absurdo quanto o disparate imperial de Washington, é a incapacidade de aprender sobre o resultado de suas políticas recentes.🧶🇨🇳🇺🇲 Image
Antes de ter endurecido com a Huawei ao colocar na Lista de Entidades (2019), em 2017, a empresa foi impedida de fornecer equipamentos para redes de telecomunicações 5G dos EUA. Em 2018 foi acusada de roubo de propriedade intelectual de uma operadora estadunidense (AT&T).
Em 2020, há um endurecimento das regras, de modo que qualquer empresa no mundo que usasse tecnologia ou software dos EUA para produzir chips para a Huawei precisaria de licença especial. Com isso, a Huawei teve que reduzir produção de smartphones de alta gama.
Read 5 tweets
Apr 29, 2025
O lançamento da Internet 10G mais uma vez colocou a China no centro das notícias mundiais sobre inovação. Realmente isso tem implicações profundas e merecem alguns comentários. 🧶🇨🇳 Image
A primeira rede de banda larga 10G no Condado de Sunan, na província de Hebei, foi produto da parceria da Huawei com a China Unicom. Foi testado velocidades de download de até 9.834 Mbps e redução significativa da latência.
A inovação vai bem além do uso domiciliar. Vai revolucionar saúde, mobilidade e agricultura, permitindo uma transmissão de dados mais rápida e confiável. Vai elevar a capacidade de planejamento a outros patamares.
Read 5 tweets
Apr 14, 2025
Em meio à crise comercial desencadeada pelos EUA, Xi intensifica o giro diplomático e fortalece o multilateralismo. Dessa vez, as visitas são aos países do Sudeste Asiático, os mais impactos pela tarifas de Trump.🧶🇨🇳 Image
A viagem de Xi inclui o Vietnã, Malásia e Camboja. Embora suspensa por 90 dias, cabe lembrar que esses países receberam um tarifaço de 46%, 24% e 49%, respectivamente. A eventual aplicação dessas tarifas criariam grandes problemas a estes países - e a China passa a ser a solução.
Cabe lembrar que um dos primeiros atos do primeiro governo Trump foi arquivar o projeto de integração para a região, o TPP. Nesse vácuo, a China criou o RCEP e ampliou sua ascendência regional. Essas trajetórias intensificam as tendências em curso, aliás.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(