Diego Pautasso 🧉 Profile picture
Doutor em Ciência Política pela UFRGS. Autor de Imperialismo; China e Rússia no Pós Guerra Fria; e co-autor de Teoria das Relações Internacionais
Pablo 🇧🇷🏴 Profile picture 1 subscribed
Apr 15 7 tweets 2 min read
Já falamos aqui sobre o debate se a China é ou não socialista sob diversos prismas. Hoje vamos falar um pouco sobre a participação do Estado no tecido produtivo chinês. E isso vai bem além das empresas estatais, como veremos. E muitos mais além de visões dogmáticas.🧵🇨🇳 Image Primeiro, surpreende que se busque nos clássicos do marxismo do século XIX todas as respostas sobre como seria o socialismo. É ignorar por completo sua base filosófica, ou seja, as condições concretas e as contradições do seu tempo e lugar. É abandonar a história e a dialética.
Apr 4 7 tweets 2 min read
As Cidades Inteligentes representam uma fronteira decisiva da gestão pública. Essa dimensão da governança digital tem avançado rapidamente na China, país conhecido pelas dimensões demográficas e de suas cidades. Vejamos alguns exemplos. 🧵🇨🇳 Image Isso significa a mobilização de tecnologias 5G, Big Data, Internet das Coisas, computação em nuvem e outros para facilitar a gestão dos espaços urbanos. O potencial é, certamente, transformador, como veremos em alguns projetos pilotos.
Mar 31 6 tweets 2 min read
A Mongólia é um país relativamente desconhecido. Ex-membro do bloco socialista, o país é mediterrâneo e tem apenas 3,3 milhões de pessoas, 96° no ranking do IDH e uma densidade demográfica de 2 hab./km². O que representa seu ingresso na Nova Rota da Seda (BRI)?🧵🇨🇳🇲🇳 Image Um país que depende basicamente das exportações de commodities minerais e outras matérias-primas. A Mongólia era ligada com a China por uma ferrovia, mas breve serão cinco linhas ferroviárias a fazer que a conexão. Sua condição de entreposto é essencial para seu desenvolvimento.
Mar 24 5 tweets 1 min read
O atentado em Moscou na sala de concertos Crocus City Hall foi um dos mais violentos no século XXI. Já se contabiliza cerca de 150 mortos e há ainda muitos feridos. O que esse ataque sinaliza? 🧵🇷🇺 Image Primeiro o relativo silêncio da grande mídia ocidental. Nada de comoções, passeatas ou manifestações públicas. Lembram do agendado na França na redação do Charlie Hebdo que vitimou 12 pessoas. Afinal, o país vilanizado não tem direito à solidariedade.
Mar 15 7 tweets 2 min read
A Reuters informa que os EUA estão escalando sua política comunicacional anti-chinesa. Se torna explícito o que é de conhecimento das pedras - e que não poucos compram tais narrativas sem qualquer senso crítico. 🧵🇨🇳🇺🇲 Image Historicamente, o domínio dos meio de comunicação e do soft power tem sido determinante para a hegemonia dos EUA. As agências de notícias tem sido máquinas de produção de consensos contra seus inimigos. O Macarthismo e a Doutrina Truman foram suas expressões mais frenéticas.
Mar 12 5 tweets 2 min read
O poder multimidiático ocidental tem sido avassalador. No caso da Guerra na Ucrânia, a Rússia definharia isolada, Putin perderia apoio e a economia seria estrangulada em paralelo à derrota militar. 🧵🇷🇺 Image A notícia agora é que a Rússia produz três vezes mais projéteis de artilharia do que os EUA e a Europa podem enviar à Ucrânia. O fato insofismável é que a Rússia está derrotando a OTAN em território ucraniano. E sairá muito mais forte do que entrou em todos os âmbitos.
Mar 10 8 tweets 2 min read
A China está passando por uma acelerada transição demográfica. Obviamente isto está no horizonte de preocupações da elite dirigente do Partido Comunista. Vamos entender os desafios e como a questão tem sido posta. 🇨🇳🧵 Image Esta tem sido uma das "cartas" para colocar em suspeição o futuro da China. Se soma a outros sentenças e disfunções: armadilha da renda média, super endividamento, crise do setor imobiliário. Quem estuda o país há tempo, lembra da plataforma de exportação e mão de obra escrava.🤡
Mar 9 10 tweets 2 min read
Li o relatório do primeiro-ministro Li Qiang na abertura da assim chamadas Duas Sessões. É o mais importante evento e marca um debate sobre o último ano e sobre os desafios futuros. Algumas constatações são imperativas. 🇨🇳🧵 Image Primeiro e antes de entrar no relatório, é impressionante a dissonância cognitiva de setores no Ocidente. Ainda acham que trata-se de encontro protocolar, ao invés da culminância de uma amplo processo de construção política. Enquanto não entenderem isso...
Feb 28 6 tweets 1 min read
Como a BYD está transportando seus próprios automóveis? Que caminho a empresa está planejando para a encomenda e construção de novos navios? Há algumas mudanças em curso interessantes. 🧵🇨🇳 Image O novo navio está a transportar mais de 5.000 carros elétricos. O navio é o BYD Explorer No.1, sendo o primeiro de uma enorme frota que a BYD está a construir. Trata-se de mais um braço da corporação, de logística no comércio automóvel global.
Feb 6 7 tweets 2 min read
Enquanto alguns falam em neoimperialismo, a China concluiu outra grande obra na África. Dessa vez foi a Usina de Karuma em Uganda. Vejamos a importância estratégica dessa hidrelétrica. 🧵🇨🇳 Image Sabemos que a principal carência dos países periféricos é infraestrutura. Esta é base inclusive das demais disfunções ligadas ao subdesenvolvimento e à pobreza. Sem eletrificação, definitivamente todas as demais atividades sociais ficam comprometidas.
Jan 24 5 tweets 1 min read
Temos dito que se trata de uma guerra NA Ucrânia mais do que COM A. Ou seja, a Ucrânia é palco de um conflito da OTAN sob liderança da Casa Branca contra a Rússia. Dito isso, vale analisar esses dados.🧵🇷🇺🇺🇲 Image A superioridade dos gastos militares do EUA são assombrosos. É maior do que de todo o resto do mundo. E quando somados aos membros da OTAN e aliados próximos chega a 3/4 dos gastos militares globais. E esses dados merecem algumas constatações:
Jan 16 5 tweets 1 min read
Enquanto se discute a geopolítica do Lítio, há em curso uma potencial revolução tecnológica na produção de baterias. Tudo isso no contexto da expansão do mercado de automóveis elétricos. E, claro, a China está no epicentro dessa inovação. Vejamos. 🧵🇨🇳 Image Sabe-se que as baterias de lítio são caras - é o principal componente de um veículo elétrico. É de conhecimento comum que há uma corrida pelas jazidas de lítio em países como Austrália, Bolívia e Chile,. principalmente. Não é novidade também o custo ambiental de tais baterias.
Jan 5 7 tweets 2 min read
Esse é um interessante sinal. A chinesa BYD ultrapassou a poderosa Tesla - ícone do capitalismo estadunidense. É uma corrida tecnológica, pois implica não apenas a motorização elétrica, mas também outras inovações embarcadas.🧵🇨🇳🇺🇲 Image Mais do que uma disputa empresarial, estamos diante de uma corrida tecnológica e geopolítica. Esse é uma das muitas arenas onde isso se expressa. E, de maneira massiva, os sinais são de um dinamismo chinês irrefreável.
Dec 31, 2023 6 tweets 2 min read
Mais conhecida no Brasil pelos seus smartphones, a Xiaomi é, na verdade, uma grande potência em bens eletrônicos. Agora a empresa ensaia entrar com força no mercado de veículos elétricos. Entenda o que isso significa. 🧵🇨🇳 Image Seu primeiro veículo elétrico, o sedã Xiaomi SU7, será fabricado por contrato pela Beijing Automotive Industry Holding Co. O carro será alimentado pelo sistema operacional HyperOS da Xiaomi. Detalhe: a BAIC também produz carros Mercedes-Benz na China sob a joint venture.
Dec 25, 2023 7 tweets 2 min read
A China está construindo um mega Porto em Chancay, 80 km ao norte de Lima. Como essa obra pode entrelaçar os interesses chineses aos brasileiros de integração nacional e sul-americana e acesso logístico facilitado ao Leste da Ásia, atual epicentro geoeconômico global?🧵🇨🇳🇧🇷 Image A obra vai alterar o tráfego marítimo regional. Orçado em US$ 3,6 bilhões e liderado pela Cosco, trata-se do mais importante projeto de hub logístico para a América do Sul no âmbito da Nova Rota da Seda Marítima. E isso tem tudo a ver com o Brasil.
Dec 21, 2023 5 tweets 2 min read
A expansão da OTAN é um projeto simultâneo de subordinação dos aliados europeus de Washington, de separação de Bruxelas e Moscou e de contenção da Rússia. A Guerra na Iugoslávia ou na Ucrânia e as revoluções coloridas são parte do mesmo movimento. 🧵🇷🇺🇺🇲 Image O atual alargamento nórdico da OTAN, englobando Finlândia e Suécia, corroboram os mesmos interesses da Casa Branca. Em paralelo, amplia-se o mercado para o complexo industrial-militar dos EUA. A inclusão da Suécia ampliaria o cerco à Rússia em toda a costa do Mar Báltico.
Dec 20, 2023 6 tweets 2 min read
A Guerra Comercial e a Guerra na Ucrânia se provam, a cada dia, um grande tiro no pé. O EUA e seus aliados buscaram isolar e fragilizar a Rússia, mas apenas aceleraram as reconfigurações do poder global, tendo por núcleo o fortalecimento do eixo sino-russo. 🧵🇨🇳🇷🇺🇺🇲 Image Primeiro, estão as sanções estão a precipitar a des-dolarização. Mais de 95% do comércio entre China e Rússia já não é mais feito na moeda estadunidense, num valor próximo a 200 bilhões de dólares. Inclusive Moscou utilizou yuan em transações comerciais com terceiros.
Dec 6, 2023 5 tweets 2 min read
Ouço toda hora sobre a eminente quebra da economia da China. Esse é um mantra que se repete desde que comecei a estudar o assunto, no início do século XXI. Recentemente foi a Lockdown da COVID e depois a crise do setor imobiliário. Agora vai... Vejamos o que diz o FMI. 🧵🇨🇳 Image O Fundo lançou sua mais recente previsão e nela diz que o crescimento global será de 3,0% em 2023. Contudo, a "combalida" economia chinesa deverá crescer 5%, enquanto o epicentro do sistema, os EUA, 2,1% em 2023 e 1,5% para 2024. O Reino Unido 0,5% e o Japão 2% em 2023.
Dec 3, 2023 5 tweets 1 min read
A tecnologia é um meio, sabemos. Seus usos, objetivos e consequências dependem das estruturas de poder às quais estão vinculadas. A Inteligência Artificial e o Big Data terão papel disruptivo, é óbvio. E não por acaso, a China também optou por desenvolver seu ecossistema.🧵🇨🇳 Image No Ocidente, não raro se resume a experiência chinesa a Capitalismo de Vigilância. Sem rodeios: errado em todos os níveis. É no epicentro do capitalismo ocidental que há a máxima datificação e sua subordinação à lógica das Big Techs por meio da manipulação dos algoritmos.
Nov 30, 2023 5 tweets 1 min read
A China, há um bom tempo, lidera a produção de eletrodomésticos. Muitas vezes com marcas estrangeiras. Suas marcas estão se consolidando e, agora, preparam sua ofensiva no mercado brasileiro. 🧵🇨🇳🇧🇷 Image Empresas chinesas como Gree, Midea, Hisense, Hair e TCL estão ampliando seus planos de investimento para o Brasil. O mercado até então dominado pelas japonesas e coreanas, vai sofrer mudanças importantes.
Nov 28, 2023 6 tweets 2 min read
O lançamento do Huawei Mate 60 causou furor. Como a empresa superou os embargos estadunidenses que vão da Guerra Comercial à Chip 4 e outras alianças? Depois de desmontar o aparelho, os indicativos sugerem muitas lições. 🧵🇨🇳🇺🇲 Image Primeiro, os aliados dos EUA não atuam em bloco. O novo aparelho fez EUA e Japão perderem mercado, mas a coreana Samsung ganhou essas fatias. Ao mesmo tempo, a China desenvolveu muitas capacidades - e, como temos dito, precipitou o desenvolvimento de capacidades nacionais. Image