#BolsonaronoJN disse que não existiram casos de corrupção durante seu governo. Gostaríamos de lembrar alguns dos casos de corrupção que foram amplamente divulgados pela imprensa para refrescar a memória do presidente 👇
Ainda em 2018, ficamos sabendo do Laranjal do PSL, que levou o ex-ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a ser acusado de falsidade ideológica eleitoral e organização criminosa por fraudes em candidaturas femininas e desvio do fundo eleitoral. poder360.com.br/governo/minist…
O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, caiu após a PF apontar fortes indícios de seu envolvimento em um esquema de exportação ilegal de madeira. Após o escândalo, diretores e o presidente do Ibama foram afastados de seus cargos.
exame.com/brasil/pf-apon…
Com o apoio do Centrão, Bolsonaro criou um esquema que já repassou mais de R$ 3 bilhões dos cofres públicos através de emendas parlamentares. Sem transparência ou distribuição justa de recursos, os indícios de mau uso das verbas públicas são abundantes. politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Durante a pandemia, suspeitas de um grande esquema de corrupção na compra das vacinas Covaxin chegaram ao presidente, mas nenhum inquérito chegou a ser aberto pela Polícia Federal para investigar o assunto.
www1.folha.uol.com.br/poder/2021/06/…
No MEC, um grupo de pastores ligados ao ex-ministro Milton Ribeiro cobrava propina de prefeitos de todo o Brasil para liberar verbas destinadas à educação. As suspeitas levaram à prisão preventiva do ex-ministro.
jota.info/jotinhas/ex-mi…
Estes são só alguns dos casos de corrupção que envolvem diretamente o círculo mais íntimo do atual governo.

Jair Bolsonaro pode até “esquecer” seletivamente tudo isso, mas quem sentiu na pele os efeitos da corrupção durante seu governo não se esquecerá.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Transparência Internacional - Brasil

Transparência Internacional - Brasil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TI_InterBr

Aug 4
PERIGO REAL: No contexto de autoritarismo e disputa eleitoral do país, o uso disseminado de ferramentas de espionagem digital pode ser explosivo. O descontrole aumentou graças a uma reforma na surdina da Lei das Organizações Criminosas. Entenda 👇
A Lei 12.850/2013, também chamada de Lei das Organizações Criminosas, foi promulgada há quase 10 anos e trouxe inovações importantes para o combate ao crime organizado, incluindo grandes esquemas de corrupção. Ela regulamentou, por exemplo, as delações premiadas.
Mas, em 2015, uma emenda "jabuti" foi aprovada sem nenhum alarde e alterou a Lei das ORCRIMs, criando uma enorme e perigosa brecha. Foram adicionados 2 parágrafos ao Art. 3º, que trata dos meios lícitos de investigação e obtenção de prova. O texto legal ficou assim:
Read 15 tweets
Jul 14
O “Estado de Emergência” é da democracia. A Constituição foi alterada no episódio mais radical do autoritarismo legislativo imposto ao país por Lira e Bolsonaro. Se não houver controle do Judiciário, será mais um largo passo rumo ao arbítrio. As manobras avassaladoras:
A PEC Kamikaze pegou “carona" em um texto sem vínculo direto, mas que estava pronto para o plenário. O pacote eleitoreiro foi enxertado numa proposta cuja ementa original era "Altera o art. 225 da CF para estabelecer diferencial de competitividade".
A sessão de votação na Câmara foi mantida suspensa por um dia inteiro, com uma canetada que descumpre o limite de suspensão de até no máximo uma hora. Lira utilizou da sessão não encerrada para alterar o Regimento e garantir a votação.
Read 8 tweets
Jun 3
Fundamental à defesa de direitos, a advocacia deve ser valorizada e defendida. Mas, por ser uma atividade com alto risco de corrupção, precisa ser regulada e fiscalizada. Artigos da Lei 14.365, sancionada hoje, aumentam gravemente os riscos de corrupção.🧵
valor.globo.com/politica/colun…
O novo § 4º inserido ao Art. 2º do Estatuto da Advocacia autoriza expressamente a prestação de serviços apenas verbais e sem requisitos básicos de formalização e documentação, o que agrava muito mais o risco de serviços fictícios para lavagem de dinheiro.
Os § 14º, 15º, 16º do Art. 7º retiram do Ministério Público e do Poder Judiciário a competência de analisar e decidir sobre a prestação de serviços e cobrança de honorários suspeitos de lavagem de dinheiro e outros crimes, transferindo este poder à própria OAB.
Read 7 tweets
Mar 25
O gabinete paralelo do MEC é mais um grave episódio no processo de captura do Estado brasileiro pela aliança Bolsonaro-Centrão.
Não é “só” corrupção. É o desmanche acelerado das instituições que sustentam a nossa democracia.
A lista de casos é imensa e não para de crescer 👇🧶
No Ministério da Saúde, ocupado por militares sem formação técnica em saúde pública em meio à pandemia, foram denunciados esquemas de corrupção que ocorreram sordidamente às custas da maior tragédia humanitária da história brasileira.
g1.globo.com/politica/blog/…
No Ministério do Meio Ambiente, o aparelhamento dos cargos resultou no sucateamento da capacidade de fiscalização e culminou em um escândalo que chocou o mundo: o ex-ministro Salles investigado pela PF por esquema de tráfico internacional de madeira.
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Read 20 tweets
Mar 10
DENUNCIAMOS ao Grupo de Trabalho Antissuborno da OCDE o desmanche sem precedentes das estruturas de enfrentamento da corrupção no Brasil, que levaram décadas para serem construídas. bit.ly/34wz7Pu
DENUNCIAMOS a ingerência política do governo federal e a perda de independência de órgãos fundamentais para o combate à corrupção, como a PGR, a PF, a Receita Federal e o Coaf.
DENUNCIAMOS o desmonte de órgãos e leis ambientais (catapultando a criminalidade ambiental e as violações de direitos), os retrocessos na transparência e os ataques inaceitáveis contra ONGs, acadêmicos e jornalistas.
Read 8 tweets
Dec 8, 2021
A condenação de Cabral anulada hoje pela 2ª Turma do STF incluía um esquema de corrupção que desviou R$ 600 milhões de um hospital no Rio e causou enorme sofrimento a milhares de pessoas. As vítimas são pacientes de traumas, amputações e má formação que buscavam tratamento.
As operações Fatura Exposta e Ressonância investigaram contratos celebrados desde a década de 90 entre a Secretaria Estadual da Saúde do RJ e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, que envolveriam um esquema duradouro de fraudes em licitações para compras na Saúde.
O esquema incluía impostos de importação na compra de produtos licitados (o que não existe qdo a importação é feita por gestor público). O valor "a mais" era dividido pelo alto escalão do gov. e empresas vencedoras, inclusive com confissão de propina de grandes multinacionais.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(