“COTAS SIM, NEGROS NEM PENSAR!”
Lançamos hoje o Boletim ”Quem são os anticotas no Brasil?”. Nele, mapeamos os que querem acabar com a política que colocou milhares de negros nas universidades. Segue o #fio para entender
“É um processo de atualização do mito da democracia racial”, aponta a pesquisadora Carol Canegal, “Uma gramática da branquitude que é monocular, fragmentada e que acaba por focalizar em favor pela perpetuação de privilégios e interesses próprios.”
cartacapital.com.br/politica/novat…
De todas as proposições em curso na câmara e no senado sobre a Lei de Cotas, cerca de 40% sugerem a extinção ou mudanças estruturais na política que facilita a inclusão – sobretudo da população negra brasileira– ao Ensino Superior.
O Boletim chamado Quem são os anticotas do Brasil analisou qual a visão do Brasil sobre a política pública em três setores: intelectuais, imprensa e no Poder Legislativo.
correiobraziliense.com.br/euestudante/en…
Segundo @thalesmvieira, o resultado mostra que os dois primeiros setores, em parte mudaram a percepção sobre as cotas após os resultados da política, porém, argumentos contrários usados por esses setores há mais de dez anos são utilizados até hoje pelo para ameaçar a lei.
"É o que a gente chama de síndrome de Curupira. O corpo avança para o sucesso, mas os pés continuam apontando para trás” @thalesmvieira
O Boletim completo pode ser acesso no nosso site:
observatoriobranquitude.com.br/anticotas/
acessado*

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Observatório da Branquitude

Observatório da Branquitude Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @obsbranquitude

May 6
Homens brancos do 1% mais rico têm mais renda que todas as mulheres negras do país. Quer entender onde a branquitude entra nisso? Segue o #fio:
"O pensamento da política econômica é branca e é masculina...É dever do Estado pensar em políticas que atendam todas as demandas sem discriminação de raça, classe e gênero." @waleska_miguel
O racismo é um sistema complexo de dominação que, por um lado, confere aos brancos a posição de privilégio das estruturas políticas, econômicas, sociais e jurídicas, e por outro, aos negros os lugares de menor estima social.
Read 6 tweets
May 4
Das 304 universidades públicas do Brasil, 295 têm reitores brancos. Esse é um problema causado pela branquitude. Segue o #fio para entender:
"Isso não é por acaso, é uma marca do racismo estrutural. Não podemos naturalizar isso. O fato de hoje eu estar como reitora da Uezo não pode ser colocado como “um esforço meu” no sentido de insinuar que quem não conseguiu é porque não se esforçou."
Luanda Moraes
A sobrerrepresentação, ou seja, a representação excessiva de pessoas brancas em espaços de poder exemplifica e gera desigualdades raciais. Racializar a discussão sobre poder no Brasil é um caminho importante para decifrarmos a permanência da branquitude nesses espaços.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(