Hoje é #DiaDaAmazônia, mas você sabe por que falamos que não existe defesa do meio ambiente sem combate à corrupção?

Bem, a relação entre corrupção e crimes ambientais é bem mais estreita do que muita gente pensa… 🧵 [+]
Para começar, um dos mais clássicos problemas ambientais no Brasil, a EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA.
A madeira que é arrancada ilegalmente das nossas florestas só pode ser vendida (e exportada) através de grandes esquemas corrupção, que passam por diversas etapas e envolvem pessoas com bastante poder.
g1.globo.com/df/distrito-fe…
Muitas vezes, a fraude envolve madeireiras que possuem autorização para exploração, mas usam seus créditos para "lavar" a madeira extraída de áreas sem autorização. Em 2014, o @GreenpeaceBR explicou como funciona o esquema:
greenpeace.org/brasil/blog/ma…
Munidos da documentação falsa, os caminhões dos madeireiros ilegais conseguem circular livremente em estradas e rodovias. Em outros casos, o suborno de agentes públicos responsáveis pela fiscalização garante a passagem da carga.
www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/…
E isso quando os madeireiros não criam as próprias estradas clandestinas que cortam áreas preservadas para escoar a madeira ilegal e outros produtos, agravando ainda mais o problema.
socioambiental.org/noticias-socio…
E, finalmente, quando chega aos portos, a madeira ilegal pode contar com as "vistas grossas" de agentes portuários e alfandegários, que permitem que a carga seja exportada para outros países.
metropoles.com/brasil/meio-am…
O segundo grande problema da lista é o GARIMPO ILEGAL, que por onde passa deixa um enorme rastro de destruição e violência.
dw.com/pt-br/a-amazôn…
Para explorar algumas áreas, garimpeiros contam com o apoio de funcionários públicos que facilitam a atuação ilegal através da liberação de autorizações de exploração, alvarás irregulares, blindagem jurídica ou até aprovando leis que beneficiam o garimpo.
www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022…
A venda do ouro extraído conta com empresas de fachada que "esquentam” o minério ilegal que, além de consumido no Brasil, acaba sendo exportado para o mundo inteiro.
reporterbrasil.org.br/2022/07/exclus…
Outro sério problema ambiental é a GRILAGEM DE TERRAS, um crime muito antigo e ainda muito presente no Brasil. Assim como os outros problemas do fio, a grilagem se apoia em fraudes de documentos e sistemas públicos, suborno, lavagem de ativos e violência.
transparenciainternacional.org.br/grilagem/
Muitas vezes, o grileiro invade áreas protegidas usando a violência. Ameaças, intimidação e violência física são frequentemente empregadas contra povos indígenas e comunidades tradicionais. Assim, grileiros expulsam os donos legítimos e roubam suas terras.
climainfo.org.br/2022/08/29/esc…
Para dar aparência de legalidade, os criminosos fraudam registros de imóveis, cadastros de terras e processos de regularização fundiária, muitas vezes com o apoio de agentes públicos e facilitadores corruptos.
www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/…
Assim, grileiros desmatam, queimam grandes áreas de floresta e chegam a vender terras que deveriam ser protegidas pela União, mas que acabam sendo loteadas e virando áreas de produção de gado e monoculturas.
amazoniareal.com.br/especiais/alte…
A relação entre corrupção e problemas socioambientais ainda envolve tráfico de espécies silvestres, influência indevida em políticas públicas e outras situações em que fica muito claro: a proteção do meio ambiente só é possível se combatermos as principais práticas de corrupção.
Por tudo isso, o #DiaDaAmazônia é também um dia de reflexão sobre a importância de combatermos a corrupção que, de Brasília até a floresta, destrói esse importante bioma para o Brasil e para o mundo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Transparência Internacional - Brasil

Transparência Internacional - Brasil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TI_InterBr

Aug 30
Já que o assunto é DINHEIRO VIVO, uma breve história sobre como um Projeto de Lei que poderia prevenir a lavagem de dinheiro quase foi derrubado por Flávio Bolsonaro no ano passado: 👇
Em agosto de 2021, tramitava na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado o PL 3.951/19, que propõe regulamentar a circulação de dinheiro em espécie no Brasil e impedir que transações de grandes quantias aconteçam fora do sistema bancário (e assim possam ser rastreáveis).
A proposta pode dificultar — e muito! — a lavagem de dinheiro, já que o pagamento de boletos acima de R$ 5 mil ou outras operações acima de R$ 10 mil não poderiam mais acontecer usando dinheiro vivo.
web.unidoscontraacorrupcao.org.br/novas-medidas/…
Read 13 tweets
Aug 23
#BolsonaronoJN disse que não existiram casos de corrupção durante seu governo. Gostaríamos de lembrar alguns dos casos de corrupção que foram amplamente divulgados pela imprensa para refrescar a memória do presidente 👇
Ainda em 2018, ficamos sabendo do Laranjal do PSL, que levou o ex-ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a ser acusado de falsidade ideológica eleitoral e organização criminosa por fraudes em candidaturas femininas e desvio do fundo eleitoral. poder360.com.br/governo/minist…
O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, caiu após a PF apontar fortes indícios de seu envolvimento em um esquema de exportação ilegal de madeira. Após o escândalo, diretores e o presidente do Ibama foram afastados de seus cargos.
exame.com/brasil/pf-apon…
Read 7 tweets
Aug 4
PERIGO REAL: No contexto de autoritarismo e disputa eleitoral do país, o uso disseminado de ferramentas de espionagem digital pode ser explosivo. O descontrole aumentou graças a uma reforma na surdina da Lei das Organizações Criminosas. Entenda 👇
A Lei 12.850/2013, também chamada de Lei das Organizações Criminosas, foi promulgada há quase 10 anos e trouxe inovações importantes para o combate ao crime organizado, incluindo grandes esquemas de corrupção. Ela regulamentou, por exemplo, as delações premiadas.
Mas, em 2015, uma emenda "jabuti" foi aprovada sem nenhum alarde e alterou a Lei das ORCRIMs, criando uma enorme e perigosa brecha. Foram adicionados 2 parágrafos ao Art. 3º, que trata dos meios lícitos de investigação e obtenção de prova. O texto legal ficou assim:
Read 15 tweets
Jul 14
O “Estado de Emergência” é da democracia. A Constituição foi alterada no episódio mais radical do autoritarismo legislativo imposto ao país por Lira e Bolsonaro. Se não houver controle do Judiciário, será mais um largo passo rumo ao arbítrio. As manobras avassaladoras:
A PEC Kamikaze pegou “carona" em um texto sem vínculo direto, mas que estava pronto para o plenário. O pacote eleitoreiro foi enxertado numa proposta cuja ementa original era "Altera o art. 225 da CF para estabelecer diferencial de competitividade".
A sessão de votação na Câmara foi mantida suspensa por um dia inteiro, com uma canetada que descumpre o limite de suspensão de até no máximo uma hora. Lira utilizou da sessão não encerrada para alterar o Regimento e garantir a votação.
Read 8 tweets
Jun 3
Fundamental à defesa de direitos, a advocacia deve ser valorizada e defendida. Mas, por ser uma atividade com alto risco de corrupção, precisa ser regulada e fiscalizada. Artigos da Lei 14.365, sancionada hoje, aumentam gravemente os riscos de corrupção.🧵
valor.globo.com/politica/colun…
O novo § 4º inserido ao Art. 2º do Estatuto da Advocacia autoriza expressamente a prestação de serviços apenas verbais e sem requisitos básicos de formalização e documentação, o que agrava muito mais o risco de serviços fictícios para lavagem de dinheiro.
Os § 14º, 15º, 16º do Art. 7º retiram do Ministério Público e do Poder Judiciário a competência de analisar e decidir sobre a prestação de serviços e cobrança de honorários suspeitos de lavagem de dinheiro e outros crimes, transferindo este poder à própria OAB.
Read 7 tweets
Mar 25
O gabinete paralelo do MEC é mais um grave episódio no processo de captura do Estado brasileiro pela aliança Bolsonaro-Centrão.
Não é “só” corrupção. É o desmanche acelerado das instituições que sustentam a nossa democracia.
A lista de casos é imensa e não para de crescer 👇🧶
No Ministério da Saúde, ocupado por militares sem formação técnica em saúde pública em meio à pandemia, foram denunciados esquemas de corrupção que ocorreram sordidamente às custas da maior tragédia humanitária da história brasileira.
g1.globo.com/politica/blog/…
No Ministério do Meio Ambiente, o aparelhamento dos cargos resultou no sucateamento da capacidade de fiscalização e culminou em um escândalo que chocou o mundo: o ex-ministro Salles investigado pela PF por esquema de tráfico internacional de madeira.
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(