O famoso P/L (Preço dividido pelo Lucro) é um dos indicadores mais famosos do mercado financeiro. Mas você sabia que ele pode te levar a decisões erradas?
Abaixo vou listar 5 pontos de atenção para você não olhar o P/L seco (somente o indicador).
Segue ...
Qual o problema de olhar P/L seco?
Uma vez que preço é o que está na tela o problema vem na parte do Lucro.
Caso essa linha do balanço esteja artificialmente inflada ou depreciada o indicador pode te levar ao erro ou não representar a realidade.
1 Normas Contábeis podem afetar o lucro:
Provisão de contas a pagar/receber
Amortização
Impairment
Imposto diferido
Não recorrentes
No ex abaixo temos não recorrente da #VIIA que evitou prejúizo no balanço.
2 Empresas investem em outras empresas:
É muito comum, principalmente nos EUA, empresas terem ações de outras em seu balanço.
Esses investimentos tem sofrem variações de acordo com o preço das ações das empresas investidas. Abaixo temos um exemplo do $GOOGL
3 Eventos que acontecem somente uma vez:
É normal que corporações sofrem variações por mudança de leis e impostos, venda ou compra de participações e etc..
Saber desses eventos podem te dar visibilidade para comprar negócios por bons preços.
Empresa podem descobrir novas tecnologias que garantem um aumento de receita forte, mas com o passar do tempo outros competidores entram no mercado e esse lucro começa a recuar.
Abaixo temos a $PFE Pfizer uma das pioneiras da vacina mRNA.
5 Ciclos
Principalmente empresas de commodities tem ciclos preços sobem e descem em dadas janelas históricas. Nestes momentos o PL vai estar muito baixo devido ao aumento do lucro, mas na mudança do ciclo esse PL deve aumentar. #ENAT mostra a diferença.
Essa lista podia ir até uns 8/10 item mas esses 5 são os principais que eu olho.
Espero ter agregado algum valor para vocês e lembrar da importância em ler o balanço e principalmente notas explicativas das empresas.
Como o eleitorado brasileiro muda muito conforme as #Eleicoes2022 se aproximam resolvi esperar até agora para compartilhar minha opinião.
Passou entrevistas, 7 de setembro e inflação começa a ceder dando mais visibilidade ao eleitor.
DataFolha de 08/09 a 09/09:
Lula 45% (=)
Bolsonaro 34% (+2)
A fonte, historicamente erra mais para o candidato da direita do que o da esquerda.
Segundo os MEUS cálculos uma forma de equacionar melhor seria tranferir 5 pontos da esquerda para direita:
Lula 40%
Bolsonaro 39%
Nesse cenário teremos segundo turno e o núcleo do PT sabe que as chances de vitória seriam bem reduzidas.
A tentativa de mostrar que Bolsonaro é corrupto com as 51 casas claramente não ganhou tração e a estratégia agora é tudo ou nada com Lula atacando o eleitorado Bolsonarista.
Dick Griffin ex segurança da rainha conta que uma vez em um ponto de piquenique na Inglaterra, dois americanos fazendo trilha pararam para conversar com ele e a rainha depois que ela disse oi.
Claramente eles não haviam reconhecido a monarca e estavam contando sobre a viagem...
Na conversa ela mencionou que ia para este local desde criança então havia uns 80 anos já. Sabendo que era um lugar onde a majestade ia com frequência os americanos perguntaram se eles já tinham encontrado ela.
Elizabeth disse que ela não mas Dick já...
Os turistas perguntaram como ela era e ele respondeu "um pouco severa mas tem um bom senso de humor". Os dois pediram para a rainha tirar uma foto deles com o segurança.
Depois da partida a rainha disse "gostaria de ser uma mosca na quando eles mostrarem essa foto para alguém"
O que está acontecendo na China e porque pode virar uma crise global.
Esse vai ser um thread longo então pegue um copo da água e ache um lugar confortável.
Não quero ser um cavaleiro do apocalipse, mas sim tentar explicar.
Sem mais delongas vou te levar até a toca do coelho.
(1/15) Como dizia Netinho “tudo começou há um tempo atrás” quando a segunda maior construtora chinesa deu o calote na dívida a Evergrande.
Você sabe disso, mas ninguém deve ter contado o motivo. As construtoras chinesas assim como no Brasil e mundo vendem as moradias na planta.
(2/15) A grande diferença é que #CYRE3 usa esse dinheiro para construir os imóveis enquanto as construtoras por lá usavam esse capital para comprar mais terras. As dividas geradas para comprar esses imóveis foram empacotadas e vendidas ao público como ativos seguros.
A oitava maior receita dos EUA cresceu 13% em comparação ao mesmo período do ano passado, a empresa cresce em média 30% ao ano, mostrando que deve continuar o ritmo.
Ganhos por ação vieram menores que a expectativa.
Apesar da receita de $5.5B a gigante tem uma pedra no sapato chamada Google Cloud o seguimento que exige alto investimento e tem players melhores posicionados vem acumulando perdas.
Entretendo o guidance é que há espaço para crescimento e os investimentos não vão diminuir.
Alphabeat é como uma fábrica de dinheiro, enquanto o caixa e equivalentes cresceram 20% comparado com 12/21 as despesas de curto prazo avançaram somente 5%. Não atoa é o segundo maior caixa de uma empresa no mundo.
O endividamento é uma piada com 5% do PL.
Com resultado a desejar e perda de 970k de assinantes a empresa subiu forte no after market devido a números melhores do que a expectativa.
Menor crescimento da receita impactada pela alta do dólar foi um dos motivos que pesou no balanço.
Netflix entregou crescimento impressionante nos últimos 5 anos com 46% ao ano a expectativa é que o crescimento vai diminuir.
A empresa adquiriu um estúdio de animação e quer continuar a emplacar conteúdos e entregar crescimento.
É de longe a plataforma mais assistida nos EUA.
No release revela que a estratégia de curto prazo é tentar voltar o forte crescimento com uma monetização melhor e novas categorias de assinantes.
A categoria mais baixa pretende passar anúncios e trazer um novo público.
Rever o compartilhamento de senhas está no radar também.
Fundada em 1911 a empresa opera em 4 seguimentos software, consulting, infraestrutura e finanças. Oferecendo cloud, automação, segurança, processamento de dados, análise de dados e processos, fabricação de equipamentos, pesquisas e mais.
O resultado de 2T 22 veio melhor do que o esperado com receita de 15.5 B. o crescimento médio dos últimos 5 anos deixa a desejar com -17%. O último ano foi bem generoso com o crescimento da receita de 57%. A divisão de cloud teve um aumento de 16% que surpreendeu.
O total de ativos circulantes veio 7% menor frente a 12/21 com impacto na linha de recebíveis e aplicações do balanço.
Os passivos circulantes tiveram uma redução da mesma magnitude com redução nas linhas de impostos e dívidas de curto prazo.