A maioria da população brasileira não possui acesso ao mercado imobiliário formal, segue o fio 🧵:
As cidades brasileiras são excludentes:
A Urbit é uma empresa de inteligência, e parte do nosso trabalho é analisar preços imobiliários, gerando informações para empresas atuantes no mercado. Avaliamos formas de verificar a acessibilidade dos brasileiros ao mercado imobiliário.
Comparamos a renda da população com os preços dos imóveis, para verificar qual tipo de apartamento uma pessoa, dada sua faixa de renda, consegue comprar, considerando juros 8% a.a. e 30% do salário mensal num prazo de 30 anos.
A renda média do brasileiro foi de R$1350,00 em 2021. Na maioria das capitais, mais de 40% da população economicamente ativa do país não tem recursos, mesmo com um parceiro, para participar do mercado imobiliário, mostrando a importância de programas de governo para esse mercado.
No Casa Verde e Amarela, os subsídios federais, estaduais e municipais podem chegar a 60% do valor do imóvel. Consideramos que o subsídio seja de 40% e o teto do preço de imóveis de 300 mil reais.
Ao avaliarmos o impacto do programa, pudemos notar um acesso melhorado ao mercado de imóveis para 15% da população na cidade de São Paulo. É possível observar o impacto do programa na zona traçada das imagens, considerando seu uso amplo no mercado secundário.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Caos Planejado

Caos Planejado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @caosplanejado

Aug 15
Quem aí é fã de @FriendsTV ??
"Mas Caos, que diabos Friends tem a ver com o urbanismo de Nova York?”
Segue o fio 🧶
Friends é uma série americana
que rodou de 1994 a 2004 e que
se passava em Nova York, mais
especificamente no Greenwich
Village. Nessa foto, vemos o
Washington Square Park, praça
mais emblemática do Village e
que frequentemente aparecia
na série.
Mas é importante lembrar que os
anos 80 e 90 marcaram uma onda do período de declínio e criminalidade em centros urbanos, que estavam desacreditados nos EUA.
Read 10 tweets
Jul 30
5 projetos que aproveitam pequenos espaços urbanos. Segue o fio🧶
📷 Ema Blom.
O Caffe del Popolo, é uma cafeteria em Córdoba, na Argentina. O projeto faz um excelente uso do vão entre dois prédios, e ainda inclui um banheiro e um depósito nos andares superiores.
📷 Ema Blom.
O Vietnã é famoso por seus edifícios altos e estreitos, conhecidos como casas-tubo. A LVS House, dos arquitetos AD9, com certeza é uma das mais bonitas.
📷 Quang Tran.
Read 6 tweets
Jul 9
A escolha de um ponto comercial é determinante para o sucesso de uma operação de varejo. Segue o fio 🧵
Há softwares de inteligência geográfica que indicam a população, renda média, faixa etária e potencial de consumo de cada região ou quadra. Mas ainda cabe ao ser humano realizar a escolha final do imóvel.
O varejo precisa estar onde há circulação de pessoas. Um dos critérios é o adensamento populacional, que pode ser medido pelas ferramentas de geomarketing. Mas nem toda região adensada gera movimento nas ruas. É preciso ir até o local e observar se há vida pulsante nas calçadas.
Read 9 tweets
Jun 28
#Gentrificação e #filtragem são dois temas que despertam reações intensas. Acreditamos que boa parte da polêmica vem da falta de uma definição precisa desses termos.

Apresentamos a seguir 7 perguntas que mostram nossa visão sobre o assunto.

Segue o fio 👇
1. O que é gentrificação?

Dizemos que um bairro está gentrificando quando uma população de menor renda é substituída por outra com maior poder aquisitivo. Isso acontece quando há um aumento do interesse por aquela região, fazendo com as pessoas disputem os melhores imóveis.
Faz pouco sentido falar em gentrificação de zonas comerciais e industriais, pois nesse caso não há uma população indo embora por não conseguir arcar com o custo de moradia.
Read 16 tweets
Jun 12
Aprimorar os contratos de concessão do transporte coletivo no Brasil é urgente. O transporte coletivo precisa sobreviver e se renovar para prosperar, e transformar os contratos é parte desse processo. Apresentamos algumas sugestões para os gestores municipais:
Dissociar provisão e operação da frota pode trazer resiliência.
A concessão da operação atrelada à posse de veículos deixa o poder público em posição difícil no caso de disputas, pois não há frota disponível que possa ser utilizada por outra empresa operadora para evitar interrupção do serviço.
Read 13 tweets
May 8
Os quatro cavaleiros do apocalipse urbanístico: verticalização, especulação, gentrificação e financeirização. Será? O que cada um deles significa? Segue o fio 👇
Verticalização é a construção de edifícios em altura. Mas sabia que nem sempre bairros mais verticais são mais densos? E que verticalização pode ser uma solução para as cidades? O problema é a verticalização brasileira, uma das piores do mundo: caosplanejado.com/cidades-brasil…
Especulação imobiliária, diferente do senso comum, não é o ato de construir, mas oposto: o de deixar um terreno sem uso, esperando sua valorização. O problema seria então construir ou não construir? caosplanejado.com/voce-sabe-o-qu…
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(