#SaudeMental
Sobre o Suicídio, Setembro Amarelo e a individualização do sofrimento psíquico

👇
Há anos, a campanha do Setembro Amarelo advoga à favor da “conscientização” sobre o suicídio no Brasil. Organizado principalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Em 2022, o lema da campanha é “A Vida é a Melhor Escolha”, porém em nenhum momento a campanha coloca o debate sobre as condições de vida da maioria da população brasileira.
Pelo contrário, quando aponta sobre os fatores de risco, traz como centrais o histórico prévio de tentativas (como um comportamento em si mesmo, descontextualizado) e a existência de uma “doença mental muitas vezes não diagnosticada”.
O que a campanha não faz é compreender a totalidade do contexto por trás dessas tentativas prévias e desse diagnóstico. Como é comum da psiquiatria, esses elementos são isolados em si mesmos e individualizados.
O salto (i)lógico de associar casos de suicídio a “doenças mentais não diagnosticadas” serve apenas para eximir a responsabilidade social por conta do sofrimento produzido nos sujeitos, vinculando o sofrimento a fatores subjetivos isolados das suas determinações concretas.
A “doença mental” é atribuída pós-ato e justificada pelo próprio ato, sem nenhuma investigação profunda sobre as motivações e o contexto de vida do sujeito.
Da mesma forma, as intervenções propostas por essas entidades mantém-se no nível individual: o atendimento ambulatorial, a medicalização, a internação e o isolamento.
Intervenções que se mantém quase sempre no âmbito da psiquiatria, não se referindo à interdisciplinaridade dos serviços de saúde mental.
Na própria campanha se coloca que “a maioria dos casos poderia ser evitada se os pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade”, ignorando outros determinantes do adoecimento e que podem levar a uma tentativa de suicídio.
Falar responsavelmente de prevenção ao suicídio e da vida como a “melhor escolha” significa debater concretamente as condições de vida da população brasileira, que tem passado por situações de miserabilidade e insegurança crescente.
É preciso apontar os efeitos da crise econômica produzida pelo capital sobre os sujeitos e sobre os serviços que deveriam ampará-los. Acesso à tratamento e informação - que não são neutros ou imparciais - é apenas um formalismo quando não vamos às causas reais.
Quando se debate o acesso a um tratamento adequado, deveria ser ponto chave denunciar os retrocessos e o desmonte da saúde mental pública, da RAPS, de toda a rede substitutiva que tem sido alvo de políticas reacionárias - muitas com o apoio das entidades que organizam a Campanha.
Sobre isso, nenhuma palavra das entidades responsáveis pela campanha. Qual é a compreensão de acesso a um tratamento adequado que desconsidere o desmonte dos serviços de saúde mental públicos?
Por isso, são necessárias medidas urgentes que garantam a existência material da população, a curto prazo, e a reestruturação e fortalecimento da RAPS, a médio e longo prazo.
Entende-se que os serviços existentes, ainda que fundamentais, são insuficientes para acolher as demandas psicossociais da população.
É necessário a construção de novos equipamentos que tenham como norteadores ético-políticos o cuidado em liberdade, territorializado, com atendimento humanizado e que respeite as particularidades dos sujeitos, tal como preconiza as diretrizes e princípios do SUS.
Se “a vida é a melhor escolha”, então devemos escolher a vida que queremos viver. Não uma vida de miserabilidade, de exploração, mas uma vida para que possamos nos desenvolver plenamente, dispor de tempo livre para lazer e cultura, trabalhar de forma digna.
Para além de um discurso moral, o debate sobre suicídio deve ser um debate sobre a necessidade de uma vida plena para todos os sujeitos.
Se gostou:
👥 Acompanhe o Kátharsis nas redes sociais
📖 Entre no site para acessar traduções e textos
💲 Considere apoiar o projeto financeiramente

linktr.ee/bruno.katharsis

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Bruno | Kátharsis 2⃣1⃣

Bruno | Kátharsis 2⃣1⃣ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @BrunoKatharsis

Sep 13
Para se falar de forma responsável e consequente sobre conscientização e prevenção ao suicídio é preciso ter no centro do debate as condições de vida materiais e objetivas da maioria da população: a classe trabalhadora.
Por isso, o lema da campanha #setembroamarelo 2022 "A vida é a melhor escolha", precisa levar em consideração que só é possível escolher o cuidado, quando há de fato essa escolha.
E para isso, precisamos combater o desmonte da saúde e dos serviços públicos, desemprego, fome, déficit de moradia, revogar o teto de gasto, a reforma trabalhista e a reforma da previdência.
Se a vida é a melhor escolha, precisamos que a vida das pessoas sejam plenamente humana.
Read 5 tweets
Sep 12
#Psicologia
As Esferas Emocionais
Os Fundamentos da Psicologia Geral de S. L. Rubinstein

👇 Image
Quando abordamos a questão dos processos e das vivências emocionais, é evidente que não podemos qualificar todas as suas manifestações de forma homogeneizada ou horizontalizada. Há vivências emocionais mais intensas, outras gerais e desvinculadas de objetos específicos, etc.
Os diferentes tipos de vivências emocionais estão associados ao desenvolvimento dos próprios processos e da totalidade da vida do sujeito singular, manifestando-se com maior ou menor intensidade a partir da sua atividade e dos objetos aos quais corresponde.
Read 20 tweets
Aug 27
Hoje é dia do psicólogo e odeio essas datas, mas tava revendo um post antigo e achei que valia a pena trazer pra cá:
Toda forma de atividade social possui uma função dentro da totalidade na qual está inserida, ainda que essa não possua consciência ou intencionalidade. Com a psicologia não seria diferente.
Sofrendo alterações conforme se modificava a estrutura geral da sociedade, a psicologia possui um importante papel ideológico na manutenção ou transformação das subjetividades e da forma como os sujeitos compreendem a si mesmos inseridos em determinadas relações histórico-sociais
Read 19 tweets
Aug 26
Estão abertas as inscrições do minicurso "Introdução aos escritos sobre realismo de György Lukács"!

Inscrições: linktr.ee/bruno.katharsis

Informações importantes sobre o minicurso abaixo 👇
Este minicurso será uma exposição de 2h mais debate sobre a história e o desenvolvimento teórico da concepção de realismo em Lukács. O objetivo é apresentar a concepção de arte em Lukács a partir de 1930.
Serão tratados os primeiros escritos sobre realismo em Lukács, muitos dos quais nunca foram traduzidos para o português. Esta exposição intenciona instrumentalizar os participantes a continuarem o estudo sobre Lukács após o minicurso.
Read 5 tweets
Jun 6
Agora além de neurodivergente a gente tem psicodivergente. Boa segunda-feira à todos.
Vamos lá, gente, o que é divergente? É algo. Que se afasta, se opõe a um referencial. Mas qual é esse referencial psicológico ou neurológico? Mais importante, ele existe efetivamente ou é um produto abstrato e ideológico?
Se a gente se pergunta qual é o referencial, alguns termos acabam surgindo à mente: é o normal, o saudável. Que geralmente é um monolito sem variações. Só há uma maneira de ser normal, mas várias de ser divergente. O normal, nessa visão, não aceita variações.
Read 14 tweets
Nov 25, 2021
Não sou de fazer post pro Kátharsis "no impulso", mas hoje não me aguentei.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(