1/10
Durante o pior período da pandemia, na orientação para o ensino remoto: bit.ly/3QJjOWE
2/10
Com a vacina no Brasil, articulamos para acelerar a vacinação dos profissionais da Educação: glo.bo/3dFQ8Ls
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Produzimos recomendações para um retorno seguro, gradual e eficiente. Destacamos os malefícios da suspensão prolongada das aulas presenciais, com aumento das desigualdades para os mais pobres, e estimulamos o debate para o retorno. bit.ly/3ltZGrp
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Os desafios anteriores à pandemia somados ao fechamento das escolas e insuficiência do ensino remoto, exigem um esforço intenso e coordenado, com ações emergenciais e estruturais, o Educação Já: bit.ly/EducaçãoJá2022
5/10
Articulamos uma frente ampla e suprapartidária em torno da agenda Educação Já 2022. Reunimos representantes de diferentes correntes políticas para estabelecer um compromisso com propostas para uma Educação Básica Pública: bit.ly/3dbyj7e
6/10
Além de promover avanços, tivemos que articular para barrar retrocessos, como o avanço de pautas ideológicas e distantes das necessidades reais dos estudantes, propostas pelo Governo Federal, como a militarização das escolas e o homeschooling: bit.ly/3LNaxtd
7/10
Mostramos que o Brasil tem muito o que aprender com o próprio Brasil:
Durante uma das piores crises educacionais, pesquisamos, analisamos e recomendamos boas experiências País afora, propondo soluções para a Educação Pública: bit.ly/EducacaoQueDaC…
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Também tivemos forte incidência para um Novo Fundeb: permanente, maior e mais justo. Foram várias produções técnicas sobre o tema e muitas articulação políticas no Congresso Nacional para garantir sua aprovação:
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Por fim, ainda trabalhamos na construção técnica do texto e pela aprovação do Sistema Nacional de Educação.
A desarticulação promovida pelo governo federal na pandemia, evidenciou ainda mais a importância do SNE: bit.ly/3igCkaq
Sobre SAEB e IDEB divulgados hoje, alguns comentários e reforçando o q dissemos ontem, dado o contexto pandêmico:
A % de alunos que participaram da prova do SAEB foi baixa e, provavelmente, com menor participação dos alunos de baixo nível socioeconômico, das áreas mais remotas 👇🏻
e periféricas, aqueles que abandonaram a escola no ano letivo (@unicefbrasil acabou de soltar relatório). No Ensino Médio, apenas 37% das escolas tiveram a porcentagem mínima de 80% de participação de alunos para cálculo do IDEB. 👇🏻
Ou seja, menos escolas tiveram peso maior na média geral.
Taxas menores de participação podem significar seleção dos alunos avaliados.
Quando olhamos o IDEB, que além de SAEB considera taxa de aprovação (rendimento), há um problema adicional. 👇🏻
Hoje tem EDUCAÇÃO na lindíssima e necessária série do @jornalnacional sobre a Constituição Federal. Tive a honra de ler, comentar e (sempre) me emocionar com o artigo 205 👇🏻
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Também fiz comentários ao art 227 - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, 👇🏻
Os resultados apresentam problemas técnicos, que não permitem a comparação com anos anteriores, nem entre os entes da federação em 2021.
Nota Técnica abaixo e mais info no mini fio 👇🏻 bit.ly/3eMqV2l
No SAEB, poucas escolas (minoria delas) tiveram pelo menos 80% de participação de alunos na prova.
O fluxo está distorcido.
Não podemos inserir os resultados que serão divulgados amanhã na série histórica, nem considerá-los um bom diagnóstico do pós-pandemia no Brasil.
As avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 foram aplicadas entre nov e dez daquele ano, período de pandemia em que muitas escolas públicas do país ainda não estavam realizando atividades 100% presenciais, ou haviam acabado de promover este retorno
Fio sobre riscos do homeschooling.
Vale arriscar vidas em nome da alegada liberdade de escolha das famílias?
Senadores precisam barrar esse medievalismo.
(Fontes nos tuítes finais)
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1/7 O fechamento das escolas na pandemia causou subnotificações de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Entre jan e abr de 2022, c/ a reabertura das escolas, foram 4.486 casos denunciados, + q o dobro no mesmo período de 2020. Escolas são chave p/ denúncias.
2/7 Análise com alunos retirados da escola regular, supostamente para estudar em casa, em seis distritos escolares de Connecticut (EUA), constatou que mais de 1/3 vivia em famílias com pelo menos uma denúncia confirmada de maus tratos e 1/4 em famílias com várias denúncias.
Sobre a primeira etapa do Censo Escolar, apresentado pelo @inep_oficial hoje. 1. Queda na matricula de creches, especialmente nas privadas, sem absorção pelo poder publico
2. Queda na matrícula na pré-escola, tb sem absorção pelo poder público
3. Importante expansão do tempo integral no Ensino Médio. Destaque para Pernambuco, Ceará e Paraíba.