O discurso do #BolsonaroNaOnu chega a dar um desespero. As coisas fora do metaverso são diferentes, e nossas investigações comprovam🔎⤵️
Em discurso na 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o presidente mandou essa:
"Há quatro décadas, o Brasil importava alimentos. Hoje somos um dos maiores exportadores mundiais". Já mostramos que não é bem assim... ojoioeotrigo.com.br/2021/09/antes-…
"Apesar da crise mundial, o Brasil chega ao final de 2022 com uma economia em plena recuperação. Temos emprego em alta e inflação em baixa. A economia voltou a crescer. A pobreza aumentou em todo o mundo sob impacto da pandemia", disse. A desconexão do trecho é tanta que nem...
... cabe em um só tweet. Ele arrematou com dizendo que, no Brasil, a pobreza "já começou a cair de forma acentuada". Então, por que 33 milhões passam fome? ojoioeotrigo.com.br/2022/06/33-mil…
E por que os que escapam da fome caem nas garras do adoecimento, através de uma dieta baseada em ultraprocessados?ojoioeotrigo.com.br/2022/09/os-ult…
Durante a fala, o presidente afirmou: "Este ano o Brasil já começou a colheita da maior safra de grãos da nossa história. Estima-se pelo menos 270 milhões de toneladas. O Brasil também, em poucos anos, passará de importador a exportador de trigo". A notícia boa pra quem? 🧐
Já tá com olhos arregalados? 👀 Ainda não acabou.
A próxima afirmação é uma da clássicas:
"Como afirmou a presidente da Organização Mundial do Comércio, em recente visita que nos fez, “se não fosse o agronegócio brasileiro, o planeta passaria fome”, pois alimentamos mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo". Em 7 min desmontamos essa. ojoioeotrigo.com.br/2022/08/o-agro…
Bolsonaro pró-indígena * - * : "É fundamental que, ao cuidarmos do meio-ambiente, não esqueçamos das pessoas. A região amazônica abriga mais de vinte milhões de pessoas, entre eles indígenas e ribeirinhos, cuja subsistência depende de algum aproveitamento econômico da floresta".
Pra fechar a conta: "A violência no campo também caiu ao mesmo tempo em que aumentamos a regularização da propriedade da terra para os assentados. No meu governo, entregamos 400 mil títulos rurais". Uma olhada mais de perto... ojoioeotrigo.com.br/2022/04/sob-di…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Não existe no Brasil nenhuma legislação que determine a conduta das empresas no caso de violações de direitos humanos, apenas diretrizes voluntárias que contam com a boa vontade das corporações. Mas será que isso é suficiente? 👀 Segue o fio 👇bit.ly/3QP2Wgn
Esse debate não é exatamente novo. Há 50 anos o presidente chileno Salvador Allende alertou na Assembleia Geral da ONU sobre a necessidade de legislações para colocar freios à atuação das empresas transnacionais.
Allende foi muito aplaudido ao final de sua fala... mas o que aconteceu no ano seguinte ao discurso, a gente conhece bem né? Em setembro de 1973, um golpe destituiu Allende e teve início a ditadura militar chilena.
"Agronegócio e meio ambiente caminham juntos", diz Renata Vasconcellos. Vamos ajudar a turma do Jornal Nacional a se informar melhor? A gente começa, vocês continuam e só termina daqui a 24 horas, talquei? Segue o fio
Desta semana: produtores de soja que plantam dentro de terra indígena com patrocínio de Bolsonaro são multados por desmatamento ilegal ojoioeotrigo.com.br/2022/08/ibama-…
Ferrovia de soja e milho em Mato Grosso ameaça o povo Bororo, que tem milhares de anos de história. Direção do Ibama, em parceria com o agro, atropela a área técnica do órgão ojoioeotrigo.com.br/2022/03/direca…
"Não é tudo isso o que falam", disse Bolsonaro em entrevista ao Jornal Nacional, na última segunda-feira, sobre a destruição ambiental no Brasil. Segue o fio 🧶 :
Dissimular a realidade sobre desmatamento, grilagem, queimadas e violação de direitos dos povos tradicionais foi mais uma das estratégias mentirosas usadas pelo candidato durante a entrevista.
Bolsonaro chegou a dizer que parte das queimadas que acontecem no Brasil é culpa das populações ribeirinhas. Mas não é isso que a reportagem do especial "Brasil, país que grila", em parceria com o @deolhonoagro, mostrou. ojoioeotrigo.com.br/2022/04/grilei…
Ontem, no Jornal Nacional, Ciro Gomes, que sempre aponta a corrupção como um flagelo em seus discursos, bateu palmas para um senador que é figurinha marcada quando o assunto é lobby da indústria de refrigerantes. Segue o fio 🧶
Ao questionar Ciro Gomes sobre propostas para o meio ambiente, William Bonner lembrou que o candidato já se posicionou a favor da privatização do saneamento básico e que seu partido, o PDT, chegou a ir ao STF para tentar barrar o novo marco legal do saneamento.
O candidato, em resposta, seguiu a linha do “não é bem assim” 👀 “A responsabilidade é pública, mas a execução, com esse objetivo de universalizar o saneamento básico e abastecimento de água, deve ser delegada a quem for mais eficiente”, disse Ciro.
O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Erik Figueiredo, divulgou uma nota (assinada só por ele) que contesta o aumento da fome no Brasil. Comunidade científica e servidores do Ipea rechaçam nota e apontam para propaganda eleitoral. Siga e entenda 👇
O texto de Figueiredo questiona estudos da literatura especializada que apontam o crescimento da prevalência de desnutrição, insegurança alimentar e a fome no Brasil. Ainda distorce os dados sobre a desnutrição infantil.
Ele conclui que o aumento da fome “parece não ter sido seguido por uma piora expressiva no desenvolvimento das crianças”, porque no mesmo período houve queda em internações relacionadas à desnutrição, estabilidade no nascimento de crianças com baixo peso e aumento da obesidade.
Bolsonaro no Jornal Nacional e a negação da fome em pleno horário nobre. Segue o fio 👇
Ontem, no Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcellos conduziram a primeira entrevista com os candidatos à presidência das #Eleicoes2022. O primeiro a se sentar à mesa no horário nobre foi Jair Bolsonaro.
Apesar de 33 milhões de pessoas passarem fome no país, e isso ter sido noticiado na Globo, no Joio e na maior parte dos veículos de imprensa, o dado nem sequer foi mencionado na sabatina – nem por Bonner e Vasconcellos e muito menos por Bolsonaro. bit.ly/3PIADj5