🧵Um vídeo em que @LulaOficial parece dizer que prefere regimes totalitários à democracia circula nas redes.
🚨No entanto, a gravação foi editada. Ao consultar o original, percebe-se que trechos da fala do petista foram reorganizados para mudar o sentido de suas declarações.
@LulaOficial ➕ Uma busca reversa com fragmentos do conteúdo viralizado levou ao vídeo original, em que Lula discursa no lançamento de uma campanha de filiação ao PT em setembro de 2017.
🧵 Ainda no terceiro #DebatePresidencial antes das #Eleições2022, Bolsonaro chamou de “mentira” a acusação de Ciro Gomes sobre corrupção, afirmando que seu governo é “limpo, sem corrupção, orgulho nacional”.
🔎 Mas funcionários já foram, sim, alvo de denúncias ⬇️
➕ Em junho de 2021, integrantes do Ministério da Saúde foram alvo de denúncias por corrupção e superfaturamento na compra de vacinas contra a #COVID19 pelo governo.
➕ A pasta do Meio Ambiente também foi investigada, por meio de seu então ministro, Ricardo Salles.
Em abril de 2021, uma operação da PF teve Salles como alvo por suspeita de agir em favor do interesses de madeireiros investigados por extração ilegal ⬇️
🧵 No último debate das #Eleições2022, o presidente e candidato Jair Bolsonaro disse: “Lula defendia que se roubassem celular pra tomar uma cervejinha”.
Mas a declaração se baseia em um vídeo do petista que foi editado para alterar o sentido de suas declarações.
Veja ⬇️
➕ No vídeo viral, Lula parece dizer: “Pra que que rouba celular? Pra vender! Pra ganhar um dinheirinho! Depois vão para o bar tomar uma cerveja juntos”.
Mas essa não é a fala original. Os trechos foram retirados de uma entrevista de Lula a veículos de Pernambuco em 25/08/2017.
➕ O registro na íntegra mostra que dois momentos distintos foram unificados.
Questionado sobre a violência em PE, Lula atribuiu o aumento de indicadores criminais à economia do país (1). Na sequência, ele comentou sobre o ódio no país usando dois times como metáfora (2).
🧵 Em live ontem, o presidente Jair Bolsonaro disse que Forças Armadas podem fechar seção eleitoral em que for "proibido entrar" com camisa da seleção brasileira.
⚠️ No entanto, não há registro de que o @TSEjusbr tenha emitido proibição do tipo para as #Eleições2022
Veja ⬇️
@TSEjusbr ➕ Segundo reportado na imprensa, integrantes do Observatório de Transparência da Eleição sugeriram, em 26/09, que o presidente do TSE levasse ao plenário da corte proposta semelhante, mas proibindo a camisa entre mesários, e não eleitores em geral.