O #DebateNaGlobo ontem (29) exigiu estômago. Foram tantos absurdos referente à insegurança alimentar, o agronegócio e o meio ambiente que achamos dispensável retomar frase a frase. Melhor mesmo é dar a real: listamos 5 conteúdos do Joio pra você não acreditar em mitos ⤵️
A insistente negação da fome e da insegurança alimentar por Jair Bolsonaro é, além de mentirosa, cruel. Vimos de perto a grave realidade de pessoas que integram a triste marca de 33 milhões de brasileiros que passam fome. ojoioeotrigo.com.br/2022/06/pular-…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Quer um fio pra ajudar a digerir os resultados eleitorais? É importante lembrar que a guerra cultural é apenas uma parte do bolsonarismo. O verdadeiro projeto é concentração de renda e agravamento das desigualdades. Vem que a gente te conta.
Repare que agronegócio e mercado financeiro se mantiveram junto de Bolsonaro o tempo todo. Nem mesmo a vitória iminente de Lula (faltaram apenas dois pontos) os fez mudar massivamente de lado. Por quê?
O bolsonarismo criou ou aperfeiçoou instrumentos que atrelam as terras brasileiras ao mercado financeiro. Em outras palavras, ele promoveu o casamento da Faria Lima com a Casa Grande. E ambos estão felizes como nunca ojoioeotrigo.com.br/2021/11/agrone…
Mostramos com exclusividade que um grande fornecedor da Nestlé comprou gado produzido ilegalmente na terra indígena Menku, no norte de Mato Grosso — a unidade pertence a Marfrig.
A unidade da Marfrig em Tangará da Serra figura na lista de fornecedores globais da Nestlé, que utiliza carne em papinhas de bebê (sim, sim), ração para animais e temperos.
Em resposta à investigação do Joio, a corporação suíça disse que pretende retirar a Marfrig de sua lista de fornecedores. Ficaremos de olho.
Para derrotar o Bolsonaro, O Joio e O Trigo e mais 34 veículos nacionais de jornalismo assinam editorial coletivo em favor do voto em Lula no 1º turno. Não reeleger o atual presidente é o único caminho para pensar um futuro digno. Entenda os porquês ⤵️ojoioeotrigo.com.br/2022/09/so-exi…
O discurso do #BolsonaroNaOnu chega a dar um desespero. As coisas fora do metaverso são diferentes, e nossas investigações comprovam🔎⤵️
Em discurso na 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o presidente mandou essa:
"Há quatro décadas, o Brasil importava alimentos. Hoje somos um dos maiores exportadores mundiais". Já mostramos que não é bem assim... ojoioeotrigo.com.br/2021/09/antes-…
"Apesar da crise mundial, o Brasil chega ao final de 2022 com uma economia em plena recuperação. Temos emprego em alta e inflação em baixa. A economia voltou a crescer. A pobreza aumentou em todo o mundo sob impacto da pandemia", disse. A desconexão do trecho é tanta que nem...
Não existe no Brasil nenhuma legislação que determine a conduta das empresas no caso de violações de direitos humanos, apenas diretrizes voluntárias que contam com a boa vontade das corporações. Mas será que isso é suficiente? 👀 Segue o fio 👇bit.ly/3QP2Wgn
Esse debate não é exatamente novo. Há 50 anos o presidente chileno Salvador Allende alertou na Assembleia Geral da ONU sobre a necessidade de legislações para colocar freios à atuação das empresas transnacionais.
Allende foi muito aplaudido ao final de sua fala... mas o que aconteceu no ano seguinte ao discurso, a gente conhece bem né? Em setembro de 1973, um golpe destituiu Allende e teve início a ditadura militar chilena.
"Agronegócio e meio ambiente caminham juntos", diz Renata Vasconcellos. Vamos ajudar a turma do Jornal Nacional a se informar melhor? A gente começa, vocês continuam e só termina daqui a 24 horas, talquei? Segue o fio
Desta semana: produtores de soja que plantam dentro de terra indígena com patrocínio de Bolsonaro são multados por desmatamento ilegal ojoioeotrigo.com.br/2022/08/ibama-…
Ferrovia de soja e milho em Mato Grosso ameaça o povo Bororo, que tem milhares de anos de história. Direção do Ibama, em parceria com o agro, atropela a área técnica do órgão ojoioeotrigo.com.br/2022/03/direca…