RESUMO DO DEBATE: Lula obteve uma média de 44.5% de menções positivas ao longo do debate, Bolsonaro obteve 36.5%. #DebateNaBand@quaestpesquisa
No primeiro e segundo blocos, Lula foi melhor (43% e 46% de menções positivas). Conseguiu fazer Bolsonaro falar de temas caros a ele: vacina e pandemia. No terceiro bloco, com o tema da corrupção, Bolsonaro se saiu bem melhor (51%). #DebateNaGlobo
O debate sobre a visita do Lula no complexo do Alemão chamou particular atenção no primeiro bloco. Deve ser algo explorado pela campanha de Lula.
No segundo bloco, dominou na internet o debate sobre o vídeo de Bolsonaro e a exploração sexual de menores. Mas também apareceu forte a discussão sobre quem fez a transposição do São Francisco.
No último bloco teve desmatamento, orçamento secreto e discussões em torno de Ortega, Nicaragua e Fechamento de Igrejas. Com a #LulaVergonhaNacional bolsonaristas ampliaram o debate sobre corrupção.
Foi um debate intenso, também nas redes sociais! Foram quase 550 milhões de interações sobre o debate entre 17h e 23h.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
1/ Pesquisa Genial/Quaest mostra que Lula venceria todos os possíveis adversários em um eventual segundo turno, caso a eleição fosse hoje. O pior desempenho de Lula seria contra Gusttavo Lima. Neste cenário, Lula teria 41% e Gusttavo Lima 35%.
Quer entender por que? Segue o fio…
2/ A explicação para o bom desempenho de Gusttavo Lima está no seu alto nível de conhecimento com imagem positiva. Ele é conhecido nacionalmente, próximo dos 80%, muito superior a outros políticos como Tarcisio, Zema e Caiado. Isso dá a ele uma vantagem competitiva já que pra ser votado, é preciso ser conhecido.
3/ Nos outros cenários testados, Lula também venceria Eduardo Bolsonaro (44 x 34), Pablo Marçal (44 x 34), Tarcísio de Freitas (43 x 34), Romeu Zema (45 x 28) e Ronaldo Caiado (45 x 26).
Considerando o patamar de votos na oposição (entre 26% e 35%), dá pra concluir que nenhum nome foi capaz de mobilizar a totalidade dos 49% que reprovam o governo Lula. Parte de quem reprova o governo, opta por votar branco, nulo ou se abster, se a eleição fosse hoje.
1/ Pesquisa Genial/Quaest mostra forte queda na aprovação do trabalho que o presidente Lula está fazendo. Em relação à pesquisa realizada em dezembro, o índice caiu 5 pontos, de 52% para 47%.
Segue o fio que eu te explico... 👇👇👇
2/ A deterioração da aprovação do governo aconteceu com mais força na região Nordeste. Em apenas um mês, governo perdeu quase 10 pontos de aprovação. No Sul, o governo perde 7 pontos. É o pior resultado do governo nas duas regiões.
3/ A piora na aprovação também apareceu forte no eleitorado que tem renda baixa (-7pp) e renda média (-5pp). Os anúncios feitos pelo governo para atingir quem ganha até 5 salários não parecem surtir o efeito esperado.
1/ Combinando dados de monitoramento de redes sociais e de pesquisa a Quaest mapeou todo o debate sobre o PIX para responder: Qual o saldo político para o governo? O saldo é negativo por 3 razões: timing errado, diagnóstico errado e tática errada.
Vou te explicar nesse fio…
2/ O governo demorou a compreender o que estava acontecendo e entrou atrasado no assunto. E timing é tudo para quem quer pautar debate digital. Foi em setembro que a medida foi anunciada pela Fazenda. O governo teve tempo. Quando o assunto esquentou nas redes com o vídeo do Senador Cleitinho, no dia 06/01, já era tarde. O vídeo teve 3,4 milhões de visualizações e foi o gatilho para a narrativa da oposição. A partir dali o assunto ferveu e chegou no dia 10/01 a produzir mais de 5 milhões de menções sobre o assunto. Foi quando o governo foi lidar com o assunto, de forma protocolar.
3/ O segundo erro foi achar que o problema era apenas a grande circulação dos vídeos falsos. É verdade que eles circularam. Pesquisa da Quaest exclusiva sobre o assunto mostra que 88% ficaram sabendo do debate sobre as mudança do PIX e 87% ouviu falar que o governo estava planejando cobrar impostos sobre o PIX. Mas essas Fake News tem que ser corretamente compreendidas. Elas são gatilhos, não são instrumentos de persuasão. Tenho publicado artigos científicos mostrando que as pessoas não mudam de opinião ao serem expostas por Fake News. Elas apenas servem para reafirmar nossos vieses, nossas crenças.
1/ Pesquisa Genial/Quaest inédita mostra que, passados dois anos, a grande maioria dos brasileiros (86%) condena os atos de invasão e vandalismo de 08/01!
Entre 2023 e 2025, desaprovação caiu 8 pts, mas continua maior do que à da invasão ao Capitólio nos EUA…
Segue o fio…
2/ A desaprovação aos atos aparece próxima dos 86% em todas as regiões do país, faixas de renda, escolaridade e idade. Não há diferença estatistica nem mesmo entre de Bolsonaro e Lula. O índice de desaprovação é alto nos dois grupos, 85% e 88%.
3/ “A rejeição aos atos do 8/1 mostra a resistência da democracia brasileira e a responsabilidade da elite política brasileira. Diante de tanta polarização, é de se celebrar que o país não tenha caído na armadilha da politização da violência institucional”
1/ ALERTA DE FIO LONGO! MAS SE VC GOSTA DE POLÍTICA, DEVIA LER ATÉ O FIM! 🚨🚨🚨
Genial/Quaest mostra aprovação do Caiado (GO) em 88%, aprovação de Ratinho Jr (PR) em 81%, Zema (MG) é o terceiro mais bem aprovado da lista com 64%, Tarcísio (SP) aparece em seguida com 61%, Jerônimo (BA) e Raquel Lyra (PE) tem 54% de aprovação cada um.
2/ Embora a pesquisa tenha sido feita antes da justiça condenar Caiado por abuso de poder político, é inegável a força que o governador tem em seu estado. Caiado deve ser um dos governadores mais bem avaliados do país. Rejeição ao seu governo é de apenas 4%.
3/ O alto índice de aprovação de Caiado é puxado pelos ótimos resultados em segurança pública e em educação que seu governo apresenta, na comparação com os demais estados. Os investimentos em ‘infraestrutura e mobilidade’ e habitação também aparecem mais bem avaliados do que em qualquer outro estado.
1/ Genial/Quaest: Lula ou Haddad venceriam o 2º turno em simulações contra Bolsonaro, Tarcísio, Marçal ou Caiado se a eleição fosse hoje. Pesquisa feita antes da internação do presidente mostra o incumbente como favorito.
Segue o fio…
2/ Vale destacar que a comparação envolve atores com graus de conhecimento muito diferentes. Haddad, por exemplo, é conhecido por mais de 80%, enquanto Tarcísio é conhecido por apenas 55%.
Lula e Bolsonaro são os mais conhecidos, sendo que o potencial de voto de Lula chega a 52% e sua rejeição a 45%; Bolsonaro é rejeitado por 57% e poderia se votado por 37%.
Haddad, Ciro e Michele Bolsonaro são desconhecidos por aproximadamente 20%, tem potencial de voto de 30% e rejeição de 52%. Marçal também é muito conhecido (70%), e sua rejeição bate nos 43%.
Os demais são desconhecidos por metade, aproximadamente. Tarcisio é quem tem o maior potencial de voto (22%), Ratinho vem sem seguida com (19%), depois Zema e Caiado (14% cada).
3/ A população se divide, mas a maioria (52%) acha que Lula não deveria se candidatar à reeleição em 2026.