PhD ciência política @ucla, professor @ufmg, diretor @quaestpesquisa, diretor do @institutogalo, board @fulbrightbrasil, autor 'Biografia do Abismo'
5 subscribers
Feb 3 • 9 tweets • 5 min read
1/ Pesquisa Genial/Quaest mostra que Lula venceria todos os possíveis adversários em um eventual segundo turno, caso a eleição fosse hoje. O pior desempenho de Lula seria contra Gusttavo Lima. Neste cenário, Lula teria 41% e Gusttavo Lima 35%.
Quer entender por que? Segue o fio…2/ A explicação para o bom desempenho de Gusttavo Lima está no seu alto nível de conhecimento com imagem positiva. Ele é conhecido nacionalmente, próximo dos 80%, muito superior a outros políticos como Tarcisio, Zema e Caiado. Isso dá a ele uma vantagem competitiva já que pra ser votado, é preciso ser conhecido.
Jan 27 • 13 tweets • 5 min read
1/ Pesquisa Genial/Quaest mostra forte queda na aprovação do trabalho que o presidente Lula está fazendo. Em relação à pesquisa realizada em dezembro, o índice caiu 5 pontos, de 52% para 47%.
Segue o fio que eu te explico... 👇👇👇 2/ A deterioração da aprovação do governo aconteceu com mais força na região Nordeste. Em apenas um mês, governo perdeu quase 10 pontos de aprovação. No Sul, o governo perde 7 pontos. É o pior resultado do governo nas duas regiões.
Jan 17 • 10 tweets • 4 min read
1/ Combinando dados de monitoramento de redes sociais e de pesquisa a Quaest mapeou todo o debate sobre o PIX para responder: Qual o saldo político para o governo? O saldo é negativo por 3 razões: timing errado, diagnóstico errado e tática errada.
Vou te explicar nesse fio…
2/ O governo demorou a compreender o que estava acontecendo e entrou atrasado no assunto. E timing é tudo para quem quer pautar debate digital. Foi em setembro que a medida foi anunciada pela Fazenda. O governo teve tempo. Quando o assunto esquentou nas redes com o vídeo do Senador Cleitinho, no dia 06/01, já era tarde. O vídeo teve 3,4 milhões de visualizações e foi o gatilho para a narrativa da oposição. A partir dali o assunto ferveu e chegou no dia 10/01 a produzir mais de 5 milhões de menções sobre o assunto. Foi quando o governo foi lidar com o assunto, de forma protocolar.
Jan 6 • 11 tweets • 4 min read
1/ Pesquisa Genial/Quaest inédita mostra que, passados dois anos, a grande maioria dos brasileiros (86%) condena os atos de invasão e vandalismo de 08/01!
Entre 2023 e 2025, desaprovação caiu 8 pts, mas continua maior do que à da invasão ao Capitólio nos EUA…
Segue o fio… 2/ A desaprovação aos atos aparece próxima dos 86% em todas as regiões do país, faixas de renda, escolaridade e idade. Não há diferença estatistica nem mesmo entre de Bolsonaro e Lula. O índice de desaprovação é alto nos dois grupos, 85% e 88%.
Dec 12, 2024 • 21 tweets • 8 min read
1/ ALERTA DE FIO LONGO! MAS SE VC GOSTA DE POLÍTICA, DEVIA LER ATÉ O FIM! 🚨🚨🚨
Genial/Quaest mostra aprovação do Caiado (GO) em 88%, aprovação de Ratinho Jr (PR) em 81%, Zema (MG) é o terceiro mais bem aprovado da lista com 64%, Tarcísio (SP) aparece em seguida com 61%, Jerônimo (BA) e Raquel Lyra (PE) tem 54% de aprovação cada um.2/ Embora a pesquisa tenha sido feita antes da justiça condenar Caiado por abuso de poder político, é inegável a força que o governador tem em seu estado. Caiado deve ser um dos governadores mais bem avaliados do país. Rejeição ao seu governo é de apenas 4%.
Dec 12, 2024 • 6 tweets • 2 min read
1/ Genial/Quaest: Lula ou Haddad venceriam o 2º turno em simulações contra Bolsonaro, Tarcísio, Marçal ou Caiado se a eleição fosse hoje. Pesquisa feita antes da internação do presidente mostra o incumbente como favorito.
Segue o fio…2/ Vale destacar que a comparação envolve atores com graus de conhecimento muito diferentes. Haddad, por exemplo, é conhecido por mais de 80%, enquanto Tarcísio é conhecido por apenas 55%.
Lula e Bolsonaro são os mais conhecidos, sendo que o potencial de voto de Lula chega a 52% e sua rejeição a 45%; Bolsonaro é rejeitado por 57% e poderia se votado por 37%.
Haddad, Ciro e Michele Bolsonaro são desconhecidos por aproximadamente 20%, tem potencial de voto de 30% e rejeição de 52%. Marçal também é muito conhecido (70%), e sua rejeição bate nos 43%.
Os demais são desconhecidos por metade, aproximadamente. Tarcisio é quem tem o maior potencial de voto (22%), Ratinho vem sem seguida com (19%), depois Zema e Caiado (14% cada).
Dec 11, 2024 • 23 tweets • 8 min read
1/ Genial/Quaest de dez/24 mostra que ao final do segundo ano de governo, Lula é aprovado por 52% e reprovado por 47%, resultado estável em relação à pesquisa anterior.
Segue o fio para entender os principais resultados da pesquisa! 🧵🧵🧵 2/ A aprovação de Lula é maior entre eleitores do Nordeste (67%), eleitores de renda baixa (63%) e pretos (59%); a aprovação é menor entre quem tem renda domiciliar acima de 5SM (39%), evangélicos (42%) e eleitores do Sudeste (44%). Padrão permanece parecido com o da eleição.
Dec 4, 2024 • 7 tweets • 3 min read
1/ Fio eleições 2026 – A pesquisa Genial/Quaest feita com os principais agentes do mercado financeiro dedicou um bloco às expectativas sobre a eleição presidencial de 2026 e constatou que apenas 34% acreditam que Lula será o favorito para as eleições de 2026.2/ Para 55% dos agentes do mercado, Bolsonaro será preso, resultado bastante diferente do projetado em mar/24. Essa inversão deve revelar uma percepção negativa do mercado sobre os últimos acontecimentos envolvendo o ex-presidente e outros militares do antigo governo.
Dec 4, 2024 • 17 tweets • 6 min read
1/ Pesquisa Genial/Quaest realizada junto aos agentes do mercado financeiro mostra forte alta na reprovação do governo Lula – de 64% para 90% em relação a março. É o mesmo resultado observado no começo do governo, em mar/23
Segue o fio! 🧵🧵🧵 2/ A pesquisa reflete a reação do mercado financeiro ao pacote fiscal anunciado por Haddad na semana passada. Na avaliação dos agentes do mercado, o arcabouço fiscal tem pouca (42%) ou nenhuma credibilidade (58%).
Oct 13, 2024 • 7 tweets • 3 min read
1/ Pesquisa Genial/Quaest publicada hoje na coluna do @laurojardim mostra a principal consequência das eleições deste ano: o anti-petismo venceu, mas venceu rachado. Se as eleições fossem hoje, Lula teria 32%, Marçal teria 18% e Tarcísio 15%. 2/ Esse racha da direita aconteceu exatamente dentro do eleitorado que votou em Bolsonaro em 2022. Enquanto Lula mantém 71% de seus eleitores, Marçal e Tarcísio dividem o espólio de Bolsonaro. Cada um teria aproximadamente 30% do eleitor que votou no ex-presidente.
Jul 10, 2024 • 4 tweets • 2 min read
🚨🚨🚨 Alerta para nota técnica!
Alguns dos analistas que acompanham o trabalho da @quaestpesquisa levantaram uma questão importante e que merece uma nota: por que a amostra da pesquisa é composta por apenas 30% de entrevistados com renda domiciliar total de até 2 salários? 2/ Porque esta é a distribuição de renda dos domicílios brasileiros segundo a mais recente estatística oficial produzida pelo IBGE. Os dados da PNADc mostram que 30% dos domicílios brasileiros tem renda familiar de até 2 salários.
Jul 10, 2024 • 15 tweets • 6 min read
1/ Pesquisa Genial/Quaest publicada hoje mostra que aprovação do governo Lula atinge 54% e a desaprovação passa para 43%. Este é o melhor resultado de aprovação do governo no ano, idêntico ao que se observava em dez/23.
👇👇👇 Detalhes no fio... 2/ Desempenho positivo foi puxado especialmente pela melhora entre quem tem renda familiar de até 2 salários: a aprovação foi de 62% para 69%, enquanto a desaprovação foi de 35% para 26%. Nos outros estratos de renda não houve variação significativa.
Jun 27, 2024 • 15 tweets • 6 min read
1/ A @genialinveste e a @quaestpesquisa divulgaram, hoje, a primeira pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de São Paulo.
No cenário com todos os pré-candidatos, Nunes (22%), Boulos (21%) e Datena (17%) aparecem tecnicamente empatados na margem de erro. Marçal aparece em seguida com 10%, empatado na margem de erro com a Tábata (6%) e com a Marina Helena (4%). Kim Kataguiri tem 3%. Os demais tem 1% ou menos. Indecisos somam 7% e branco/nulo/não vai votar chega a 8%.
Análise detalhada na thread abaixo...2/ Como as candidaturas ainda não estão homologadas, testamos alguns possíveis cenários. Em uma eventual desistência de Datena e uma aliança entre Marçal/Kim, por exemplo, Nunes cresce 6 pts, Tabata 4 pós, Boulos e Marçal 3 pts cada, Marina Helena cresce 2 pts.
Jun 14, 2024 • 4 tweets • 2 min read
1/ Monitoramento @quaestpesquisa exclusivo para o @estudioi mostra que a Guerra digital em torno do PL1904/24 dá ampla vantagem a quem é contra o projeto: na média dos últimos três dias, 52% de todas as 1.14 milhões de postagens coletadas defendiam argumentos contrários à medida; enquanto, apenas 15% eram postagens favoráveis.2/ A mobilização digital contra o projeto chegou no auge no dia de ontem. Foram quase 700 mil postagens só no dia 13/6. Ainda não dá pra dizer se a mobilização caiu hoje, já que os dados foram coletados até as 13:30 do dia 14/6.
May 22, 2024 • 13 tweets • 5 min read
1/ A segunda rodada da pesquisa Genial/Quaest realizada com os deputados federais mostra uma tendência de piora na avaliação do governo Lula entre os parlamentares: foi de 33% para 42% a avaliação negativa do governo entre ago/23 e mai/24. 2/ A maioria dos deputados também considera que o Brasil está indo na direção errada. Eram 42% em ago/23 e agora são 52%, uma mudança significativa.
May 9, 2024 • 9 tweets • 3 min read
1/ Pesquisa Genial/Quaest inédita publicada hoje mostra que os brasileiros avaliam positivamente a atuação da prefeitura de Porto Alegre (59%), do governo do estado (54%) e do governo federal (53%) no enfrentamento das enchentes no Rio Grande do Sul. 2/ Os brasileiros também avaliam positivamente a atuação da população local (88%), de artistas e influenciadores (73%), de lideranças locais (72%), das igrejas (70%) e das empresas (65%), em uma clara demonstração de consternação nacional com o que acontece no sul do país.
May 8, 2024 • 19 tweets • 7 min read
1/ Pesquisa Genial/Quaest mostra, pela primeira vez, empate técnico entre a aprovação (50%) e a desaprovação (47%) ao trabalho do presidente Lula. Embora a variação entre fev/24 e mai/24 esteja dentro da margem de erro, este é o menor saldo de aprovação já registrado. 2/ No Nordeste, a aprovação continua estável e próxima dos 70%; no Sudeste, a aprovação continua oscilando negativamente, e chegou a 42%; no Sul, com uma variação na margem de erro, a aprovação parou de cair - mas ainda é cedo pra concluir que é reflexo da ação do governo.
Apr 30, 2024 • 8 tweets • 3 min read
1/ A adesão aos projetos do Executivo entre todos os partidos que participam da coalizão de governo varia entre 46,7% (UNIÃO) e 85,3% (PT). É muita variação. Como o próprio @abranches escreveu 'ficou impossível formar coalizões estáveis' no Brasil. 2/ Apesar da variação na adesão partidária, o governo Lula 3 tem a maior taxa de sucesso legislativo (considerando PLs, PLPs e PLCs) da história recente: 36,6%. É maior do que a taxa no Lula 1 (35,1%) e FHC 1 (29,6%).
Como o governo tem produzido governabilidade?
Mar 6, 2024 • 19 tweets • 7 min read
1/ Pesquisa Genial/Quaest publicada hoje revela queda na aprovação do governo Lula: de 54% em Dez/23 para 51% em Fev/24. Desaprovação subiu de 43% para 46%. É a menor diferença entre aprovação/desaprovação da série histórica (5 pontos).
Segue o fio… 👇 2/ O governo Lula tem aprovação significativa e estável apenas na região Nordeste (68%). No Sudeste e no Sul, a desaprovação vem crescendo continuamente desde ago/23. No Sudeste saiu de 39% para 52% nesse período; e no Sul, saltou de 38% para 57%.
Mar 1, 2024 • 9 tweets • 3 min read
1/ Pesquisa Genial/Quaest publicada hoje com exclusividade pela jornalista @monicabergamo mostra que opinião favorável dos brasileiros sobre Israel caiu de 52% em Out/23, logo depois que o país sofreu ataque do grupo terrorista Hamas, para 39%. 2/ Essa mudança de opinião se deu majoritariamente dentro do eleitorado Lulista. Em Out/23, 37% tinham opinião desfavorável, agora passou para 56%. No eleitorado bolsonarista o desgaste também existiu, mas foi bem menor, saindo de 17% para 23%.
Feb 28, 2024 • 13 tweets • 5 min read
1/ Três dias depois do ato realizado na Paulista, pesquisa Genial/Quaest mostra que a manifestação em favor de Bolsonaro cumpriu seu papel principal: 70% de quem tomou conhecimento sobre o assunto classificou o ato na Paulista como grande. 2/ E não foram apenas os eleitores de Bolsonaro que classificaram a manifestação como grande; 46% dos eleitores de Lula e 66% dos eleitores que se abstiveram ou votaram branco/nulo também concordam que Bolsonaro reuniu muita gente no ato de domingo.