Um menino de 10 anos foi morto ao brincar com a arma do tio em Juatuba (MG). Ele estava com a prima em um quarto no sítio onde a família passava o sábado, quando encontrou a arma. Ao mexer, disparou na própria cabeça. Mais um FDS de #TragédiasComArmas e famílias destruídas 🧵
Um menino de 11 anos atirou acidentalmente e matou o primo, de 12, durante brincadeira com espingarda em Moju (PA). O tiro atingiu o olho da vítima. As crianças encontraram a arma na mesa da sala, que teria sido deixada no local pelo pai de um dos meninos após caçada noturna.
Mais uma vítima de disparo acidental: um homem de 41 anos foi vítima de um tiro da própria arma em Santa Maria (RS). O disparo ocorreu no momento em que o revólver caiu no chão. Ele foi atingido na região da virilha. Ele deu entrada no hospital em estado grave.
Um comício em Macaíba (RN), no domingo, foi interrompido às pressas após tiroteio. Pelo menos 2 pessoas ficaram feridas. O evento de apoio ao candidato Lula (PT) contava com a participação da governadora Fátima Bezerra (PT). Os tiros foram disparados por um homem em uma moto.
Tragédia no trabalho: um policial militar foi morto após ser atingido por um disparo acidental da própria arma em Luziânia (GO). Paulo Vitor de Oliveira foi atingido na região da barriga enquanto colocava o cinto tático, no início da jornada de trabalho.
Noite de lazer termina em tragédia: um homem foi baleado durante uma briga em um bar em Salvador (BA). A confusão foi motivada por uma batida de carro envolvendo o dono do estabelecimento e uma família que consumia no local. O atirador, que era o dono do bar, estava alcoolizado.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Mais de ⅓ dos tiroteios do Grande Rio em março foram na Zona Oeste da capital.
Dos 239 disparos mapeados pelo Fogo Cruzado, 92 foram lá. Não é de hoje que chamamos atenção para o aumento da violência na região, que é marcada pelo forte controle de grupos milicianos. Entenda 👇
Veja como foi a distribuição dos tiroteios no Grande Rio em março por região. A Zona Oeste concentrou mais tiroteios que as regiões da Baixada Fluminense, Leste Metropolitano e Centro somadas.
A diferença fica ainda mais evidente analisando os bairros com mais tiroteios no Grande Rio no último mês. Dos 6 mais afetados, 5 ficam na Zona Oeste da capital.
Em 24 horas, o Brasil e o mundo tiveram um resumo dos últimos 40 anos de violência no Rio de Janeiro. Acompanhamos de perto desde 2016 todas as movimentações na região metropolitana: o crescimento das milícias, a guerra com o tráfico. Como chegamos até aqui? 👇
Esta região é um bom ponto de partida. Gardênia, em Jacarepaguá, zona oeste, é historicamente dominada milícia. Ela é espremida: de um lado fica a Cidade de Deus, do CV. Do outro, Rio das Pedras, o berço da milícia. Em dezembro de 2022 começou uma disputa entre CV e milícia. +
Em janeiro de 2023, a zona oeste do Rio teve 75 tiroteios, 15 mortos e 19 feridos. Moradores souberam de toque de recolher na Gardênia. As favelas ao redor, como a Cidade de Deus, sofreram com a mudança da milícia para o CV. +
A taxa de crianças mortas por armas nos 🇺🇸 cresceu 42% entre 2018 e 2021 e neste ano ultrapassou a marca de 4.700 vítimas, segundo matéria da @NBCNews com dados do Centers for Disease Control and Prevention. O que o 🇧🇷 tem a ver com isso?
Esta violência, que pode ser intencional, acidental e até mesmo suicida, não ameaça igualmente todas as crianças. As crianças negras foram 67% das vítimas de homicídios. As crianças brancas foram 78% das vítimas de suicídio. nbcnews.com/health/kids-he…
O enorme crescimento do número de armas em casa trouxe esta ameaça para mais perto das famílias brasileiras. Somente no mês de agosto, foram pelo menos 3 casos de disparos acidentais ferindo e matando crianças e adolescentes em contexto doméstico.
As mudanças na política de armas não foram bem recebidas pelos CACs. Caçadores, Atiradores e Colecionadores estão protestando contra o revogaço na política de armas do presidente Lula. E já está circulando muita fake news sobre o tema. O que mudou? Te explicamos. 🧶
O decreto de Lula impõe novas regras:
🔸Está proibida a compra de armas e munições de uso restrito.
🔸O número de armas que cada pessoa pode comprar diminuiu de 6 para 3.
🔸CACs poderão comprar até 600 munições para cada arma de uso permitido por ano. Antes eram 5 mil unidades.
🔸MUDANÇA NO PORTE DE TRÂNSITO: A partir de agora, os CACs estão proibidos de transportar armas municiadas. A arma e a munição devem estar separadas.
TRAGÉDIAS NO NATAL: ao menos 20 tiroteios foram registrados durante o feriado natalino nas regiões metropolitanas do Rio, Recife e Salvador. Briga em festa de família, assalto, operação policial e bala perdida estão entre os motivos. Os disparos deixaram 12 mortos e 8 feridos.
6 vezes em que CACs (Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores) repassaram armas para o crime. 🧵👇
Clubes de tiros e lojas de armas envolvidos no comércio ilegal de armas foram fechados em SP, PE e AL. Os criminosos fraudavam a licença de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) para traficar armas através das redes sociais.
Este mês, a @gov_pf abriu investigação contra um clube de tiro no Mato Grosso do Sul suspeito de comércio ilegal de armas e munições de grosso calibre. As armas adquiridas pelo clube eram desviadas para o crime.