💣EXCLUSIVO. EvangĂ©lico lĂ­der de motociata bolsonarista incentiva crimes em grupo de extrema direita no Telegram. Ele fala, por exemplo, sobre a necessidade de “quebrar esquerdistas no cacete” e “quebrar a urna eletrĂŽnica no pau”. #PĂșblicaNasEleiçÔes 🔗agen.pub/jackson
Jackson Villar se intitula comerciante, radialista, conservador, presidente do “Acelera Para Cristo” e organizador da motociata com o presidente Bolsonaro em junho de 2021, quando reuniu motociclistas em um percurso de 130 km que partiu de SĂŁo Paulo atĂ© Americana.
Nos registros obtidos pela PĂșblica, Jackson propĂ”e uma espĂ©cie de “eleição paralela”, em que diz que vai provar “fraude nas urnas”. “SĂł nĂŁo pode falar que vai provar a fraude. Se falar isso aĂ­ os caras vĂŁo derrubar o canal”, diz nos chats.
AlĂ©m de insinuar a necessidade de cometer crimes diante do cenĂĄrio desfavorĂĄvel ao seu candidato, Bolsonaro, ​​Villar cometeu discrimação e preconceito contra o povo baiano, a quem se referiu como “descarados e vagabundos” por terem votado em sua maioria no candidato petista.
“Baiano Ă© gente boa, mas ele Ă© meio descarado. É falso. Eu conheço a natureza do baiano, o negĂłcio dele Ă© se requebrar”, diz o empresĂĄrio, que jĂĄ foi cantor gospel.
As falas violentas de Jackson sugerem ainda a um bolsonarista como lidar com quem vota em Lula: “VocĂȘ tem que falar assim: ‘Os cara vĂŁo te ‘passar’ [expressĂŁo para matar], os cara vĂŁo caçar todo mundo que Ă© petista. VocĂȘ vai convencer uma alma sebosa com o medo, entendeu?’”
JĂĄ no Ășltimo final de semana, Villar se revoltou com o episĂłdio da resistĂȘncia Ă  prisĂŁo de Roberto Jefferson (PTB), que atirou com fuzil e jogou granadas em policiais federais. Mas a revolta era contra Alexandre de Moraes (STF), que ordenou a prisĂŁo de Jefferson.
O comerciante pediu aos berros em um áudio que seus seguidores no Rio de Janeiro fossem defender Jefferson na frente de sua casa: “Tem que mandar prender o Xandão”. “Eu quero ver petista preso, quero ver Xandão na cadeia, esse filho da puta na cadeia”, esbravejou.
Jackson jĂĄ exaltou a ditadura militar em suas redes, que somam mais de 500 mil seguidores. Nelas, ele jĂĄ divulgou um vĂ­deo em que fala em “derramamento de sangue indĂ­gena”, situação que fez a PF abrir um inquĂ©rito “para apurar possĂ­vel prĂĄtica de crime de ameaça a indĂ­genas”.
Durante as reuniĂ”es nos chats do Telegram, ele afirma ser prĂłximo a Bolsonaro e de membros do governo. “Quando chegar a um milhĂŁo no grupo vou chamar o TarcĂ­sio, vou chamar Bolsonaro. Eu tenho acesso a eles, eu tenho o zap deles aqui, do Eduardo [Bolsonaro], todo mundo.”
Foi durante a motociata organizada por ele no ano passado que o empresĂĄrio gravou vĂ­deos com TarcĂ­sio Gomes de Freitas e Ricardo Salles, que naquele momento ainda eram ministros do governo Bolsonaro (Infraestrutura e Meio Ambiente, respectivamente).
Em 2018, Villar jĂĄ havia tentado vaga como deputado federal pelo PROS, mas nĂŁo se elegeu — o PROS estava coligado com o PT na ocasiĂŁo. Nestas eleiçÔes, o empresĂĄrio evangĂ©lico tentou novamente concorrer a uma vaga de deputado federal pelo partido Republicanos.
Ele angariou apoio nas redes da senadora eleita Damares Alves, gravou propaganda eleitoral ao lado do candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mas teve a pré-candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral. Leia no Sentinela Eleitoral: agen.pub/jackson
ApĂłs a publicação da reportagem, uma fonte encaminhou novos ĂĄudios postados no chat do telegram "Nova Direita 70 milhĂ”es", alertando sobre ameaças de violĂȘncia fĂ­sica e ofensas ao jornalista da matĂ©ria @thiago_domenici e uma ação orquestrada para derrubar os perfis da PĂșblica.
Os ataques, as ameaças e as ofensas publicadas hoje no chat "Nova Direita 70 MilhĂ”es" – um fĂłrum pĂșblico – representam graves violaçÔes Ă  atividade jornalĂ­stica e Ă  liberdade de imprensa, objeto de ampla proteção pela Constituição.
Como jĂĄ afirmado inĂșmeras vezes pelo Supremo Tribunal Federal, a imprensa livre Ă© um dos pilares da democracia. A AgĂȘncia PĂșblica estĂĄ tomando as medidas pertinentes junto Ă s autoridades pĂșblicas competentes. Leia a nota da direção na Ă­ntegra: agen.pub/notaameacas

‱ ‱ ‱

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with AgĂȘncia PĂșblica

AgĂȘncia PĂșblica Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @agenciapublica

Oct 27
“IrmĂŁo de rebeldia” de Bolsonaro obteve nomeaçÔes para cargos pĂșblicos no governo atual e conta em livro como cercou prefeitura de Apucarana (PR), em 1987, armado com uma metralhadora, e entregou um “manifesto” contra “as autoridades polĂ­ticas do paĂ­s”. agen.pub/walther
Na Ă©poca, o prefeito de Apucarana, Carlos Roberto Scarpelini (MDB), disse ao jornal “O Globo” que se tratava de um “movimento da direita visando a desestabilização polĂ­tica do paĂ­s”. Walther se apresentou ao seu oficial superior e foi preso no mesmo dia.
A histĂłria de Bolsonaro e Walther começa um ano antes da revolta em Apucarana. Em 1986, Bolsonaro havia assinado um artigo em “Veja” no qual dizia que o “salĂĄrio estĂĄ baixo”. Com seu gesto, afrontou o ministro do ExĂ©rcito, LeĂŽnidas Pires Gonçalves, e o presidente JosĂ© Sarney. Image
Read 6 tweets
Oct 26
Estudos de Oxford e UFRJ estimam que, caso Bolsonaro nĂŁo seja reeleito, o desmatamento pode cair 89% e as emissĂ”es de carbono 73%. Modelos matemĂĄticos mostram altas taxas de desmatamento e emissĂ”es de CO2 caso a polĂ­tica ambiental atual seja mantida.đŸ§¶ agen.pub/carbono73
Uma das marcas do governo de Jair Bolsonaro tem sido o descaso com o meio ambiente, com a desregularização da legislação ambiental, recordes nos níveis de desmatamento e o aumento da emissão de CO2. A boiada, porém, ainda estå passando e, se não for impedida, tende a aumentar.
Os principais gases de efeito estufa são o dióxido de carbono, metano e óxido nitroso. Esses gases absorvem e emitem energia que causa o aquecimento da Terra. Parte desses GEEs é lançada na atmosfera naturalmente, mas a ação humana provocou um aumento elevado dessas emissÔes.
Read 8 tweets
Oct 26
💣“NĂŁo podiam ter ficado vivos” depois da Ditadura, disse Roberto Jefferson, se referindo a Lula e Dilma, em vĂ­deo publicado pela Frente EvangĂ©lica Brasileira, e afirmou que Ă© preciso “corrigir o erro da revolução”. agen.pub/jefferson Image
“NĂłs temos a segunda força armada das AmĂ©ricas. Temos dois milhĂ”es de atiradores e colecionadores. Temos disposição para a luta. Eles que venham!”, disse o ex-deputado federal bolsonarista.
O material, onde o polĂ­tico que cumpria prisĂŁo domiciliar com tornozeleira eletrĂŽnica sugere uso de armas e violĂȘncia contra adversĂĄrios polĂ­ticos, foi postado em 20 de outubro, dois dias antes de ser preso apĂłs iniciar um ataque a policiais federais. Image
Read 4 tweets
Oct 25
🏆 A PĂșblica vai receber o @premiovladmirherzog nesta terça (25), Ă s 20h, no teatro Tucarena, em SĂŁo Paulo. Nossa equipe estarĂĄ representada por @VianaNatalia e @JosehSillva. A cerimĂŽnia Ă© aberta ao pĂșblico e tambĂ©m serĂĄ transmitida online pela TV PUC. NĂŁo perca!
Ganhamos o PrĂȘmio Herzog na categoria ĂĄudio com o episĂłdio “O que os olhos nĂŁo veem” do podcast “AtĂ© que se prove o contrĂĄrio”, produzido por @JosehSillva, @terto_ricardo e @cirobarros1.
No episĂłdio, os repĂłrteres investigam a histĂłria de quatro jovens, FabrĂ­cio, Leandro, Pedro e Washington, presos injustamente apĂłs um reconhecimento mal feito, e retratam a luta dos familiares em provar a inocĂȘncia deles. agen.pub/atequeseprove1
Read 12 tweets
Oct 25
🚹EXCLUSIVO. BolsolĂŁo: Arthur Lira (PP-AL), presidente da CĂąmara e aliado de Bolsonaro (PL) Ă© o 2Âș polĂ­tico que mais indicou emendas secretas neste ano de eleiçÔes - e R$ 1,7 milhĂŁo delas foram parar na prefeitura do pai. #PĂșblicaNasEleiçÔes
🔗agen.pub/bolsolao Image
O BolsolĂŁo Ă© um esquema de envio secreto de dinheiro porque nem o Governo nem a CĂąmara divulgam quem foram os polĂ­ticos que pediram o dinheiro enviado. A PĂșblica precisou analisar dados para saber quem estava por trĂĄs.
A PĂșblica apurou que esse dinheiro, destinado por Lira para o Fundo Municipal de SaĂșde, foi liberado junto a uma explosĂŁo de registros de atendimentos nas unidades de saĂșde de Barra de SĂŁo Miguel: foram quase 100 mil atendimentos atĂ© agosto, para pouco mais de 8 mil habitantes. Image
Read 8 tweets
Oct 21
Qual Ă© o efeito das campanhas anti-Bolsonaro nas redes? Analisamos as reaçÔes a termos como "maçonaria" e "canibalismo" em redes abertas e fechadas e identificamos que postagens furaram bolhas e pautaram espaço em redes bolsonaristas. #PĂșblicaNasEleiçÔes đŸ§¶
Nas Ășltimas semanas, uma sĂ©rie de campanhas nas redes sociais, principalmente no Twitter, lideradas por figuras proeminentes da esquerda, ditou a agenda dos debates online nĂŁo sĂł na bolha progressista mas tambĂ©m na bolsonarista.
A primeira campanha começou logo após o encerramento do primeiro turno, em que se tentou associar Bolsonaro à maçonaria e ao satanismo. No dia 4 de outubro, os termos MAÇONARIA e MAÇOM foram citados mais de 1 milhão de vezes no Twitter. @Pedro_Barciela analisou a associação.
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(