Hoje é dia de #tbt e, considerando que entramos no mês de novembro, venho trazer para vocês 8 fatos que comprovam como é fácil e bom ser branco e rico no Brasil.
Vem comigo nesse fio:
✊🏿✊🏿✊🏿👇🏿👇🏿👇🏿
1- Um dos últimos casos casos mais alarmantes é que a Deputada Carla Zambelli, depois de uma discussão com pessoas de outra ideologia política, correu atrás com sua equipe apontando uma arma ameaçando a integridade física de um dos rapazes.
Detalhe: foi véspera de eleição e era proibido o porte de arma naquele período. Detalhe n° 2: ao invés de ter sido detida pela polícia, ela foi quem prestou queixa mentindo sobre o ocorrido
Fonte: poder360.com.br/eleicoes/zambe…
2 - Em 2017, o filho de uma desembargadora que depois de ser preso em flagrante com 130kg de maconha, centenas de munições de fuzil e uma pistola nove milímetros, a TJ/MS determinou a saída da cadeia e a internação em uma clínica psiquiátrica.
3- Em um protesto contra o governo em SP, em 2020, uma mulher simpatizante do presidente estava com um taco de beisebol ameaçando os manifestantes durante discussão e foi conduzida com todo cuidado para longe da confusão que ela mesma causou.
4- Pulamos novamente para este ano, quando um médico condenado a 51 anos de prisão pela acusação de estupro de 9 mulheres, passou apenas 15 dias na cadeia desde que foi preso em Montes Claros/MG. Detalhe: algumas das avaliações médicas no Posto Médico-Legal confirmaram que houve
estupro com rompimento de hímen, já que as duas vítimas eram virgens.
Detalhe 2: ao todo, 16 vítimas foram identificadas, entretanto, o médico só foi indiciado em 9 dos casos, uma vez que parte das mulheres optou por não representar o médico.
Fonte: google.com/amp/s/www.otem…
5- A coisa é tão escancarada que essas próprias pessoas falam sobre isso abertamente com o próprio poder público sem medo de sofrer qualquer represália. Um empresário humilhou um policial, em 2020 dizendo, entre outras coisas a seguinte frase:
“Você pode ser macho na periferia, mas aqui você é um bosta. Aqui é Alphaville”. Detalhe: os policiais estavam apurando a ocorrência de violência doméstica
6- Acredito que ainda está bem viva na nossa memória a conversa calma e ponderada que a polícia teve com o médico anestesista no momento de efetuar sua prisão em flagrante por estuprar uma mulher enquanto dava a luz ao seu bebê.
Fonte: poder360.com.br/justica/aneste…
7- E o menino Miguel? Você se lembra do nome? Em 2020, a patroa de sua mãe deixou o menino no elevador sozinho, que acabou indo para um outro andar e acabou caindo do prédio, vindo a falecer.
Embora tenha sido presa em flagrante, a patroa pagou uma fiança de R$ 20 mil e saiu da cadeia para responder ao processo em liberdade e assim permanece até hoje.
Fonte: g1.globo.com/pe/pernambuco/…
8- Por fim, um dos casos mais emblemáticos que o país já presenciou. Um cidadão resistiu à prisão. Até aí, nada muito fora do comum. O que deixou o país atônito foi o modo.
O ex-deputado Roberto Jefferson atirou com fuzil e jogou 3 granadas contra a Polícia Federal
Se ontem eu mostrei como é fácil ser branco e rico, hoje eu mostro como é ser negro no Brasil - independente de situação financeira -, o que nos coloca frente a frente com a violência, o perigo e o medo no nosso cotidiano em 10 fatos.
Vem com o fio 🧶👇🏿👇🏿👇🏿
1- Um dos casos mais chocantes mostra que a penalidade para andar de moto sem capacete que a lei prevê ser uma multa pode ser substituída por uma câmara de gás, se você for negro.
Genivaldo nunca poderia imaginar ser submetido a tortura seguida de assassinato antes de subir numa moto sem usar o capacete.
Fonte: g1.globo.com/se/sergipe/not…
Em março do passado saiu a notícia de que a cidade de Evanston iria reparar parte de sua comunidade negra pela escravidão.
Uma querida amiga me perguntou: e se tentássemos replicar isso no Brasil?! Minha 1ª resposta foi negativa, mas comecei a pensar a respeito
Segue o fio 🧶
Pensei e começaram a crescer internamente todos os argumentos em torno do assunto. Voltei para ela e falei. Vou adiante com essa ideia.
Elaborei um planejamento, falei com o frei David, que amou a proposta e me deu o aval para me movimentar.
Mas a ação não seria apenas: fomos escravizados e agora precisamos ser indenizados. O assunto merece ser tratado com seriedade e, sabendo que a reparação envolve ato lesivo, dano e nexo de causalidade, eu corri atrás dos maiores especialistas do país para fechar a questão
Por que o 13 de maio precisa ser escolhido como a data mais importante da história?
Primeiramente, a data não tem dono e reflete a multiplicidade de pessoas importantes no processo, que acaba representando o Brasil.
Por conta disso, ela não cabe em caixinhas ideológicas.
O povo brasileiro, no todo, foi se movimentando e pressionando para que isso tudo ocorresse. Sem prejuízo de reconhecimento dos papéis essenciais de Luiz Gama, José do Patrocínio e até da Princesa Isabel.
Apenas 15% da população brasileira era escravizada no 13 de maio
Ou seja: o impacto foi pequeno, Machado de Assis falou que as pessoas tomaram o centro do rio pra comemorar, numa festa que durou uma semana.
Foi a 1ª grade união popular nacional em torno de um tema, mas se perdeu por falta do foco sobre o dia seguinte.
Eu também fiquei muito revoltado com o aumento do Fundo Eleitoral. Às 20h tive uma ideia e conversei com o @omagnokarl e com o @manoferreira para agirmos de alguma maneira.
Virei a noite escrevendo um Mandado de Segurança para tentar impedir que esse absurdo se confirmasse.
Como é um tema complexo e delicado, tive muita dificuldade de escolher o melhor caminho e a linha de argumentação adequada.
Quando deu 6h da manhã, toquei a bola para o @EuSouLivres e entreguei a petição por zap e fui descansar algumas poucas horas, sem saber se tava ok
O trabalho e se teríamos adesão de algum(a) parlamentar.
Nisso, entra em campo @lepletiier, nosso camisa 8, armando o jogo de trás.
Cada dúvida, eu corria para tentar sanar e trazer apoio à nossa pauta.
O 1º nome confirmado foi uma sensação de alívio danado - “não tá tão ruim”
Quem é negro sabe, mais do que ninguém, seu cabelo só serve curto, se for homem, e preso, se for mulher.
É assim que a sociedade trata um traço de sua etnia negra.
No #BBB o Rodolffo fez chacota com o cabelo de João Luiz. Isso foi racismo?
Vem comigo nesse fio 🧵
Como defendo, a definição técnica de racismo, em linhas gerais, é a desclassificação do ser humano.
Trazendo para o nosso exemplo, temos o fato de que existe um padrão de beleza, que é nariz fino e cabelo liso, pertencente à etnia branca.
Assim, tudo que foge a esse padrão é feio
Quem tem cabelo crespo sofre muito, historicamente, para se colocar no mesmo degrau do restante da sociedade, porque é uma imagem que é designado pela sociedade como sujo, maltratado e antiprofissional.
Por meio do cabelo, podemos sucumbir - e aceitar as exigências sociais - ou
Fui colocado num debate sobre cotas raciais durante o final de semana. Acabei não respondendo por diversos motivos. Mas como vcs continuam falando sobre o assunto hoje, vou comentar um pouco. Eu vi falar que (1) cotas separam pessoas pela cor e, por esse motivo, seriam injustas👇
(2) Sowell é contra, (3) evidências empíricas e (4) são antiliberais
1 - As cotas não podem separar algo que já não está junto. A nossa sociedade já é dividida entre etnias e gênero e os dados socioeconômicos demonstram isso. Homens e mulheres negros estão na base da sociedade👇
Somos a maioria dos desempregados, dos informais, das pessoas abaixo da linha da pobreza, das pessoas expostas à violência, das pessoas com menor índice de escolaridade e por aí vai
2 e 3 - Thomas Sowell, em seu trabalho “Ação afirmativa pelo mundo: um estudo empírico”, 👇