Tiago Batalhão Profile picture
Nov 6, 2022 15 tweets 3 min read Read on X
Vi o PDF do tal relatório do argentino e resolvi fazer algumas análises por conta própria, aproveitando que já trabalhei com dados do TSE no passado. Vou colocando aqui alguns pontos que for descobrindo nessas análises, e eventualmente posso compartilhar algo mais detalhado.
No slide 10 do relatório em PDF, há uma marcação de “Importantíssimo” e um comentário de que “Este jamais seria um comportamento esperado". Quero mostrar que na verdade esse é um comportamento totalmente esperado.
Ele comenta que “Modelos não-2020 têm ângulo fixo ‘máximo’, do qual os votos do Bolsonaro (ou do Lula) ‘não podem passar’”. Obviamente, a soma dos votos de Bolsonaro e de Lula não podem passar do número de eleitores aptos a votar naquela urna. É preciso saber como isso é feito.
O TSE tenta manter um máximo de 400 eleitores inscritos por urna. Quando mais eleitores se inscrevem em uma determinada zona eleitoral, o TSE adiciona mais urnas nessa zona, para manter um máximo de 400 eleitores.
Para referência, deixo aqui uma figura do número de eleitores por urna. Reparem que existem poucas urnas com mais de 400 eleitores, e que nesses casos a grande maioria é de urnas novas. Image
No entanto, esse ano, parece que foi testado em alguns lugares um aumento de até 500 eleitores por urna. Não sei se isso foi amplamente noticiado, mas a intenção deve ser reduzir os custos da eleição (com mais gente por urna, dá para usar menos urnas e menos lugares de votação).
Esses lugares que tiveram seções com mais eleitores em geral utilizaram as urnas novas (2020). O que ele aponta como “artificialidade” é apenas uma consequência do fato de que essas urnas tem mais eleitores.
Essas urnas com mais eleitores se concentram em poucas cidades. Mais de 70 % delas estão em apenas 10 cidades (Rio, BH, Salvador, Belém, Natal, Maceió, Fortaleza, Curitiba, Lauro de Freitas, Manaus). Reparem a ausência de São Paulo e Brasília.
Os dados de quantos eleitores estavam aptos a votar em cada urna estão disponíveis desde antes do primeiro turno. Então, desde então já dava para saber que teria esse comportamento que o tal argentino descreve no slide 10.
Na minha opinião, isso já enfraquece bem o relatório, coloca uma dúvida sobre a capacidade técnica de quem fez. Porque ele trata como grande escândalo algo que na verdade é bem trivial.
Um ponto que me incomoda é que, em vários dos slides com gráficos, ele escreve “MESMÍSSIMA POPULAÇÃO, SEM CAPITAL, SEM CIDADE MÉDIA OU GRANDE, TUDO NO MESMO ESTADO: NÃO HÁ OUTRA JUSTIFICATIVA PARA AS DIFERENÇAS QUE NÃO O MODELO DE URNA.” Isso também não é realmente verdade.
O argumento do relatório é que as cidades que receberam as urnas novas tem o mesmo padrão que as cidades que receberam urnas antigas. Porém, se olharmos no mapa (azul=urna nova, vermelho=urna antiga), dá para ver que, no Nordeste, as urnas novas ficaram próximos das capitais. Image
Eu sei que no relatório ele exclui as capitais, mas ele não exclui as cidades próximas das capitais. No interior dos estados do Nordeste, há poucas urnas novas (modelo 2020), com exceção de algumas regiões de Bahia e Piauí (ao redor da capital, a única que não fica no litoral).
Já era sabido desde antes que o Lula tinha um desempenho muito bom no interior do Nordeste e nem tanto assim no litoral. A votação maior do Lula nas urnas antigas parece fácil de entender ao olhar o mapa e ver que o litoral tinha urnas novas e o interior ficou com as antigas.
Novamente, mais um ponto em que o relatório faz uma afirmação muito forte mas que não é realmente verdade.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Tiago Batalhão

Tiago Batalhão Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @tiagobbatalhao

Oct 31, 2022
Tem gente questionando esse comportamento. Vou tentar explicar com caixas e bolinhas.
Numa caixa tem 550 bolinhas azuis e 450 vermelhas. Na segunda caixa tem 400 bolinhas azuis e 600 vermelhas. No total, são 1050 bolinhas vermelhas e apenas 950 azuis, certo?
(Continua). Image
Você e um amigo querem contar essas bolinhas. Você fica com a primeira caixa e seu amigo com a segunda. Cada um tem 1000 bolinhas pra contar, mas você é mais rápido e consegue fazer 20 bolinhas por minuto enquanto seu amigo só consegue fazer 10 por minuto.
Depois de 1 minuto, você contou 20 bolinhas, que devem estar 11 a 9 pras azuis. Enquanto isso seu amigo só contou que 10 bolinhas, que deve ficar 6 a 4 pras vermelhas. Daí a apuração total está empatada, mesmo que a gente saiba que tem mais vermelhas do que azuis.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(