francirosy Profile picture
Nov 23 9 tweets 3 min read
via UOL/ @OmranMuna 🗣️🧵✍️📢
Se é para falar de Qatar vamos falar da Kafala. O que seria esse sistema? A Kafala originalmente se refere a um contrato em que um fiador assume a responsabilidade por essa pessoa em várias situações, com garantir o pagamento pelo trabalho.
Hoje, o "fiador" seria uma agência de emprego q vai intermediar a relação entre contratado e contratante.No século XX,esse sistema se expandiu na década de 1950, quando os países do Golfo buscaram estrangeiros para trabalhar em projetos de infraestrutura
de grande escala
Inicialmente essa mão de obra era de árabes vindos da Síria, Iraque, Sudao, Egito, países que naqueles anos a instabilidade política era intensa com Golpes e Contra Golpes.
A partir dos anos70, os árabes perderam a preferência, uma vez q por conta dos crescentes movimentos nacionalistas passaram a ser vistos pelos britânicos (países do Golfo eram controlados pelos britânicos) q viam o sentimento nacionalista uma ameaça aos seus interesses locais.
A preferência passou a ser p os trabalhadores do sul da Ásia e África. Hoje o sistema é adotado em países como Jordânia, Líbano, Bahrein, Qatar, Kuwait, Emirados, Omã e Arábia Saudita. As vagas são para a construção, serviços domésticos ou na indústria de serviços.
De acordo com estatísticas da ONU, em 2019, havia trinta e cinco milhões de migrantes
nos países do Golfo.
O grande problema desse trabalho são suas características de trabalho análogo ao escravo, pois os trabalhadores ñ podem mudar de emprego ou deixar o país sem autorização do seu empregador, assim q chegam muitas vezes têm seus documentos confiscados sem direito ao uso de celular..
O Qatar foi denunciado por ter usado esse sistema para a construção de estádios, o número de mortos pelas péssimas condições e a Pandemia expuseram o problema. Mas isso ñ está só no Qatar,todos os países do Golfo se servem dele, o desrespeito aos DHumanos acontecem em todos eles.
Disso o Ocidente sempre soube, que essa Copa marcada pelo autoritarismo apoiado pelo capitalismo ocidental mude a realidade desses trabalhadores do Golfo.
#qatar #kafala #copadomundo
📷 Página UOL.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with francirosy

francirosy Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Francirosy

Nov 26
Senta que lá vem fio...🧵🗣️✍️📢🧕Bom li a matéria do NINJA Esporte Clube. Em primeiro lugar, acho FUNDAMENTAL falar sobre DIREITOS DAS MULHERES, principalmente no ISLAM que muitas vezes os HOMENS esquecem, eles são: direito ao divórcio, a herança, ao voto, ao PRAZER SEXUAL etc.
Em segundo lugar, precisamos perguntar às mulheres se elas estão confortáveis ou não com as leis impostas (religiosas), se sentem q as protegem ou não, ou vamos desconsideram as vozes dessas mulheres?
O nosso olhar ocidental não pode ser termômetro para todas as coisas, pq nossa concepção de liberdade pode ser muito diferente, das que as comunidades islâmicas árabes, africanas, asiáticas etc, compreendem.
Read 15 tweets
Nov 25
Futebol, Política e Direitos Humanos 🗣️🧵✍️📢
Minha vontade era sentar e ver os jogos, como esse do Irã, mas aí lembro Mahsa Amini e de todo sofrimento de mulheres que não desejam usar o lenço, mas lembro tb das mulheres que desejam (assim como eu).
A questão da homossexualidade – interdito em religiões monoteístas. Vira um grande pano de fundo para aflorar xenofobia, islamofobia. Pq diante do racismo de Israel não há constrangimento. Vale ler o texto de Berenice Bento revistacult.uol.com.br/home/pinkwashi…
Não devemos permitir violência contra mulheres e contra homossexuais, não devemos permitir violências contra nenhuma pessoa. Mas é preciso discutir a exaustão, os termos religiosos e culturais e não discussões rasas de alguns que vejo por aí.
Read 6 tweets
Nov 14
Assistir agora o documentário “Escola Base - Um Repórter Enfrenta O Passado” muito doloroso, mas importante a posição que @valmir_salaro se coloca. Não quero esconder o erro, a precipitação do caso.
Esse caso foi muito marcante, principalmente no meu caso q morava perto da Aclimação, e tinha dois filhos bem pequenos. Se impactou as pessoas q acompanharam pela TV, imagine os envolvidos.
Sobre o caso Nardoni, devo dizer o qto foi importante a entrevista realizada com o casal, eu fazia pesquisa de mercado em famílias de classe C e eles passavam o dia em frente a TV, a entrevista trouxe uma "suavizada" nos sentimentos de vingança, q se transformou em justiça.
Read 4 tweets
Nov 14
Desafios da pós-graduação - o doce e amargo de ser pesquisador(a-e). Começa sempre pelo interesse por pesquisa, mas segue aí para gente conversar a respeito🗣️🧵✍️😊
Sempre digo aos alunes q é preciso gostar do tema que se vai pesquisar, principalmente na graduação, q a bolsa pesa muito, mas é preciso transformar aquela pesquisa em algo q lhe dê o mínimo de prazer aprender sobre.
Muitas vezes, são as leituras, fichamentos, vídeos e td material q v coleta que te ajuda a se familiarizar com o tema. Faça isso antes de qq coisa. Qto mais v lê sobre o assunto melhor compreensão do q foi feito e do q não foi feito v terá.
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(