Em 1982, depois de uma tabela que varou meio campo com Zico, Júnior marcou o terceiro gol do Brasil contra a Argentina, na 2ª Fase da Copa do Mundo. Para comemorar, Júnior sambou: #CopaDoMundoFIFA
Em 1990, na 1ª Fase, Careca fez o primeiro gol do Brasil na Copa, contra a Suécia. Na comemoração, foi à bandeirinha de escanteio e dançou lambada:
(Na mesma Copa de 1990, Roger Milla, o craque de Camarões, também bailou na bandeirinha -- e mais de uma vez: )
Na Copa de 1994, a dança e a coreografia explodem: pela Nigéria, Amokachi dançou duas vezes e ainda puxou os companheiros para dançar, Finidi George imitou um cachorro e depois bailou, foi incrível::
Este vídeo da FIFA mostra a comemoração do gol de Amokachi contra a Grécia, o segundo do 2-0, na Fase de Grupos. Notem como o Siasia (camisa 12) vai junto, festa total:
E o Brasil de 1994, óbvio. No segundo gol do Brasil nas Quartas contra a Holanda, Bebeto comemorou embalando o bebê -- Mazinho e Romário entraram na coreografia:
Antes da Copa, o Brasil fizera um amistoso contra a Islândia (3-0). No 2º (Zinho), os jogadores homenagearam com uma coreografia o piloto Ayrton Senna, que havia morrido dias antes:
Pós-1994, danças e coreografias se tornaram comuns na comemoração de gols de seleções africanas e sul-americanas na Copa.
Aqui, por exemplo, a icônica coreografia sul-africana depois do golaço de Tshabalala contra o México (2010):
Óbvio que a expressão corporal pós-gol já estava presente antes. O soco no ar de Pelé é datado de 1959, de um gol apocalíptico contra o Juventus, na Rua Javari. O soco era uma resposta à torcida local, que o vaiara antes -- um desabafo:
Meu pai me contou hoje de manhã sobre a estreia do Brasil na Copa de 1970, Brasil 4-1 Tchecoslováquia. Quem abriu o placar foi Petras, um craque -- notem como ele comemora:
Ao longo daquela Copa, Jairzinho adotaria e repetiria a sequência de gestos de Petras: ajoelhar-se e fazer o sinal-da-cruz
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O que eu gosto mais nesta seleção de #MAR, além da qualidade técnica do time, é a atenção ao detalhe. É um time que valoriza demais a bola parada, claramente ensaia bem jogadas (e até o corta-luz é bem feito) #CopaDoMundoFIFA
O lance impedido da #ESP aos 24' e depois a chance aos 26' surgiram em raros momentos em que a defesa de #MAR estava adiantada e permitiu passes cruzarem as linhas de meio e de defesa #CopaDoMundoFIFA
Chance final da #ESP começou num raro erro de Amrabat (boa Copa) e terminou numa retirada zen, assustadoramente tranquila de Mazraoui (que jogador!) #FIFAWorldCup
Voa, Vini Jr.! O mais acionado do Brasil! Grande lance de Raphinha, que fez o cruzamento à feição. #BRA 1-0 #KOR. Começo de seleção com a história que o Brasil tem.
Tem que comer ouro sim. Não pode quebrar a corrente. E, se reclamar, come nióbio também #CopaDoMundoFIFA
Neymar dosando, mas, além do pênalti (2-0), quase que acertou um passe antológico para o Richarlyson #CopaDoMundoFIFA
No apagar das luzes de Pelé no Santos, uma novidade: Pelé havia adquirido uma base de Judô para não se machucar e, ao mesmo tempo, cobrar dos marcadores um preço ("Placar", 23/11/1973)
Na ótima reportagem de Carlos Maranhão, Pelé diz que cansou de reclamar aos juízes. "Em primeiro lugar, porque, tomada a decisão, eles não voltam atrás. Então, é inútil eu ficar queimando energia em reclamações e me irritar ainda mais."