Hoje, foram divulgadas imagens de alguns coronéis e generais nas manifestações q vandalizaram patrimônio público.
Algumas coisas devem ser ditas. E vou dizer c/clareza. E será a última postagem sobre isso.
Desde o dia em q os Comandantes das Forças expediram Nota “ao POVO…+
2
…e às INSTITUIÇÕES” (!!!) em 11/11/22, legitimando as manifestações estranhamente sincronizadas (planejadas por quem?) q já estavam ocupando áreas militares defronte a quartéis, houve um incremento enorme nas aglomerações, q adquiriram caráter “permanente”/acampamento.
+
3
Generais na ativa passaram a discursar p/ suas tropas fazendo juízo de valor sobre a validade das manifestações políticas e declarando literalmente que “protegeria” os manifestantes “ainda que houvesse ‘ORDEM de OUTROS PODERES’ em sentido contrário”.
+
4
(imagino o q não deve ter sido dito intra-muros!)
Generais na reserva tuitaram e foram pra calçada de quartel de megafone em punho incentivar as manifestações.
Um deles, ex-comandante da Força, já famoso pelos tweets de abril de 2018 (q “legitimou” toda e qualquer…+
5
…manifestação de militares sobre temas políticos), citou a Nota de 11/11/22 como aval p/as “aglomerações à porta de quartéis” (sic), INCENTIVANDO-AS também!
Enquanto isso, muitos coronéis q conheço e suas famílias passaram a postar nas redes sociais suas presenças nas …+
6
…manifestações, especialmente na do Setor Militar Urbano (SMU), bem em frente do QGEx e das sedes do BGP (Batalhão da Guarda Presidencial) e do BPEB (Batalhão de Polícia do Exército de Brasília), responsáveis, respectivamente, pela SEGURANÇA do Palácio do Planalto e…+
7
…do próprio SMU.
As 2 unidades estão subordinadas ao Comando Militar do Planalto (CMP), que, comandando por um general de divisão de minha turma (AMAN 87), tem sido permissivo c/a permanência dos manifestantes nessa área há 60 dias, mesmo depois da baderna…+
8
…do dia da diplomação em meados de dezembro, das tentativas de acionamento de bombas no aeroporto recentemente, sem falar nos inúmeros incidentes ocorridos no acampamento, dentre eles a falta de higiene, entreveros c/agentes públicos civis e comprometimento da imagem do EB.
+
9
O acampamento também fica ao lado dos PNR (residências oficiais) dos generais de Exército (os do Alto Comando q residem em Brasília) e do Centro de Inteligência do Exército (CIEx), que assessora diretamente o Comandante do EB e q integra, como órgão central do…+
10
… Sistema de Inteligência do Exército (SIEx), o próprio Sistema Brasileiro de Inteligência SISBIN, sob direção da ABIN e supervisão do GSI - ministério militar.
Bom, e já-já encerro, se for reparar direito em quem invadiu os prédios públicos e protagonizou as ações…+
11
…violentas de depredação, pode se constatar que foram populares, gente aparentemente simples e que mais parecia estar ali cumprindo uma espécie de “tarefa”, não necessariamente “cívica” ou “reivindicatória”.
+
12
O q eu quero chamar a atenção, antes de deixar uma certa “desconfiança no ar” ao final, é p/alguns fatos muito simples, mas, por isso mesmo, muito IMPORTANTES pra entender o que está acontecendo nesses últimos meses!
+
13
Foi a ação PROTAGONISTA de cúpulas hierárquicas das Forças Armadas, do EB em particular, em diversos papéis, q fez CIVIS se mobilizarem nos QUARTÉIS p/pedir q os QUARTÉIS rompam a Constituição - de uma forma q nem eles sabem - em nome da “liberdade” (!). Alguns FATOS/ATOS:
+
14
- Ordem do Dia anual q chama Golpe 64 e Ditadura de “movimento” e “democracia”;
- Nota de Comandante avalizando manifestação;
- Comandante não querendo passar cargo no governo Lula;
- chapa presidencial (derrotada) de oficiais do Exército;
+
15
- general derrotado exortando pessoas a se manifestarem contra resultado eleitoral;
- milhares de oficiais na máquina governamental do Estado há 4 anos;
+
16
- Alto Comando avalizando e Comandante autorizando generais na ATIVA, desde o 1° dia do governo, a exercerem cargos políticos (Porta-Voz de presidente, Min Minas e Energia, Min C Civil, Min SEGOV, Min Saúde etc.);
+
17
- ex-comandante incentivando manifestação anti-democrática nas redes sociais
- generais, coronéis e suas famílias participando das manifestações e postando nas redes sociais;
+
18
- generais e coronéis inativos e ativos, até no exterior, atuando em mídias/redes sociais c/ discurso GOLPISTA e ANTI-DEMOCRÁTICO;
- generais e coronéis se comportando como militantes políticos usando símbolos militares e suas designações hierárquicas (é ilegal!!!);
etc.
19
Cada FATO/PROCESSO desse concorre para que o CIVIL vá pra porta de quartel pedir GOLPE.
Isso TUDO junto é a MOTIVAÇÃO principal p/os INOCENTES ÚTEIS engrossarem as fileiras dos desvairados delirantes q marcharam do QUARTEL (o bojo do avião geográfico do Plano Piloto) p/…+
20
…a PRAÇA dos TRÊS PODERES (a cabine de “pilotagem”), num trajeto de 4-6 Km ladeira abaixo!
Jornalismo, academia e política, c/raras exceções, ñ têm conseguido fazer essa análise pq ñ conhecem suficientemente o OBJETO principal desse fenômeno: o militar e as F.Armadas!
+
21
Sem um diagnóstico eficaz do PROBLEMA, as ações políticas e “jurídicas” não conseguem chegar ao cerne da causa! Distraem-se com sintomas ou iscas-espantalhos: o capitão é uma dessas.
+
22
Agora,👀: ñ estranhe se coronéis/generais “inocentemente filmados” no tumulto de ontem (e suas falas) bem como alguns “vândalos” sejam parte de “Operação” p/sacrificar uns poucos - e alguns inocentes úteis - em prol da seguinte narrativa, a partir de uma ou outra punição:
+
23
“O ATUAL ALTO COMANDO DO EXÉRCITO ESTÁ SE LIVRANDO DOS ‘BOLSONARISTAS’, CORTANDO, ATÉ, NA PRÓPRIA CARNE”!
Se vc achar q a parte final, apenas uma hipótese a depender dos fatos (a punição estimada), é algo “conspirativo”, ñ tem problema, contanto q atente aos FATOS…+
24
…apresentados antes e responsabilize os que devem ser responsabilizados!
Obs: é possível q ainda haja alguém dizendo que eu “não explico”! 🤷♂️
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A Intervenção federal decretada - e espero estar errado - pode ter sido como o “emprego prematuro da reserva” por parte de um comandante estratégico no Teatro de Operações.
Atraído por “ação diversionária” do “inimigo”, de baixa letalidade, mas de grande repercussão,…+
2
…usou argumento extremo de alta “letalidade política” - a Intervenção - em início de governo.
Ainda que legítima e legal, “deslegitimou”, em alguma medida, o VOTO do eleitor do DF.
+
3
Ñ se pode esquecer q tem sido esse, de 2016 p/cá, de certa forma, um dos argumentos do próprio PT p/considerar golpe o impeachment em Dilma (eu tb considero q foi): desrespeitar o VOTO do eleitor depositado na urna.
…especialmente um que é a sede do Poder Executivo federal, a tropa do BGP (Batalhão da Guarda Presidencial), do BPEB (Batalhão de Polícia do Exército de Brasília) e do RCG (Regimento de Cavalaria de Guardas), q se revezam na segurança desse PSE 24 horas por dia desde…+
3
…21 de abril de 1960, ininterruptamente, não poderiam deixar que algumas dezenas de baderneiros, a pé e desarmados, invadissem e depredassem o patrimônio público que lhes cabia vigiar, guardar, defender e proteger.
- a 2ª foi dos que deram o Golpe de 1964 e implantaram a Ditadura 64-85 - os tenentes anistiados de 30. Foi assinada em 1979 pelos próprios Ditadores, e ratificada em 1988 pelos constituintes e em 2010 pelo STF, salvos os votos de Lewandowski e Ayres Brito; e
+
3
- a 3ª parece q tá sendo agora (e espero estar errado), c/o livramento dos herdeiros históricos dos tenentes de 30 - generais do 64 - q inventaram, cevaram e viabilizaram a candidatura e o gov do capitão Bolsonaro, do qual foram cabeça, tronco, membros, entranhas e alma.
Esse cara, sabe-se lá pq, resolveu q sou “agente infiltrado” do Partido Militar p/criticar o gov Lula!
Parece insinuar q sou “cabo Anselmo”.
Faz isso depois de me bloquear!
Tá na mesma vibe do tenente-coronel q me chama de “Lamarca”!
+
2
Ambos repercutem a difamação q meus ex-colegas generais fazem desde 2018, quando passei a criticar o protagonismo político de cúpulas hierárquicas das Forças Armadas.
Os mesmos que me difamam me punem!
+
3
Mas o cara, numa atitude covarde, “criminosa”, tola e/ou maledicente, se não me engano lá de Portugal (como alguns coronéis q me difamam), repete essas perigosas, p/mim, comparações.
Anselmo foi torturado! Era desertor e mau elemento!
Acho q começo a entender pq o retórico @FlavioDino disse estar muito satisfeito c/a postura das Forças Armadas até aq!
O “interventor” q nomeou considerou IRRETOCÁVEIS a postura e o discurso do gen V Boas em 2018, mesmo depois dos tweets avalizados pelo Alto Comando de então.
+
O excesso de emprego de FA em operações de garantia da lei e da ordem (GLO), q é uma deturpação do q está previsto no texto constitucional, e a longa permanência no Haiti, ambas caracterizando o emprego de Exército como polícia, vêm fazendo…+
…o EB se “comportar” e “pensar” como polícia e a polícia como Exército*.
Inclusive, nesse aspecto da politização! Mas há diferenças quanto a “politização” nos dois casos. Nas polícias, existe significativa participação de praças. Nas Forças, bem menor.
+
3
Um dos muitos sintomas da simbiose imprópria e perigosa “Exército-policia”é a proliferação de batalhões de operações especiais nas polícias (os “homens de preto”) - não só na militar - e, por outro lado, dos batalhões de Polícia do Exército (PE) e adestramento GLO no EB.