Marcelo Pimentel JS Profile picture
“Quando política entra no quartel por uma porta, disciplina e coesão saem por outra” (Gen Peri Bevilaqua)
Itamar Assiere Profile picture ra•qu•el  🆘olha o fixado, por favorzinho❤️🚨 Profile picture J.R. Profile picture FLLLávio VeLLLoso #GoLOUD Profile picture Elione Medeiros 🖖👽🇧🇷🚩 Profile picture 9 subscribed
Mar 31 15 tweets 9 min read
Segue o 🧵

1/15

Há certas análises q tentam, às vezes sutilmente, fazer “paralelismos históricos” entre o protagonismo político militar pré-64 - caracterizado por uma profunda e bem clara divisão político-ideológica nas cúpulas hierárquicas (altas patentes) das F. Armadas - e a atual versão do protagonismo político de altas patentes militares das FA, no sentido de ACHAR ou sugerir que haveria uma [suposta] divisão político-ideológica nas ATUAIS cúpulas hierárquicas.+Image 2/15

Não se iluda!

Até onde sei, não há nenhuma divisão político-ideológica nas atuais “altas patentes” militares (oficiais-generais e coronéis na ativa e na reserva).

Em 1964 havia. E foi a intromissão de generais, almirantes e brigadeiros na luta política que arrastou as Forças Armadas para o Golpe e a Ditadura.

A partir de 2014, foi a intromissão de generais, almirantes e brigadeiros na política e em governos que arrastou as Forças Armadas - militares, “família militar” e imagem institucional - para a política e governos.+Image
Mar 30 15 tweets 6 min read
Segue o 🧵

1/15

Há certas análises q tentam, às vezes sutilmente, fazer “paralelismos históricos” entre o pré-64 - caracterizado por uma profunda e bem clara divisão político-ideológica nas cúpulas hierárquicas (altas patentes) das F. Armadas - e uma suposta divisão político-ideológica nas atuais cúpulas hierárquicas (altas patentes) das FA.+Image 2/15

Não se iluda!

Até onde sei, não há nenhuma divisão político-ideológica nas atuais “altas patentes” militares (oficiais-generais e coronéis na ativa e na reserva). Image
Feb 13 7 tweets 6 min read
1/7

LEIA ⚠️
IMPORTANTE 💣
Muito importante ‼️

O Prof. Manuel Domingos Neto, numa entrevista ao portal “A Vírgula”, trouxe um dado ESCLARECEDOR que vai desmontar FALÁCIAS e percepções equivocadas, até mesmo de muitos excelentes analistas.

Primeiro, leia trecho da entrevista do Prof. Manuel Domingos ao Portal (no print).

Depois, segue o 🧵Image 2/7

“Foi o ex-ministro da Marinha Almirante Mario César Flores, (..), quem deu ciência a Bolsonaro, em 2017, dessa decisão [de ser o candidato de ‘altas patentes na ativa e da reserva das três Forças’].  (sic)

O ex-presidente a recebeu atordoado. Todos sabiam, até mesmo ele, da desqualificação do personagem escolhido para estar na cabeça do projeto de retorno dos militares à direção do país”. (sic)

Bom, diante disso, não há DÚVIDA quem era inventor e mentor de quem!

Segue o 🧵

+Image
Aug 17, 2023 21 tweets 7 min read
1/20

Versão em 🧵de postagem importante.

Como venho estimando e projetando há [3] anos e apesar do oceano, às vezes bravio, de jornalistas, acadêmicos e que tais discordarem teimosamente das análises que fiz [e faço], eis o FATO - irrefutável e claro. 👇🏼

+ Image 2/20

Segundo a relatora da CPMI do 8/1, numa entrevista ao @Estadao e à @GloboNews (@miriamleitao):

- "AS FORÇAS ARMADAS FORAM RESPONSÁVEIS POR IMPEDIR A TENTATIVA DE GOLPE".

+ Image
Jun 26, 2023 17 tweets 6 min read
1/16

Quem inventou, motivou e/ou incubou o “8/1” nas áreas militares e nas postagens oficiais EB, MB e FAB em redes sociais estão sendo vendidos (por setores hegemônicos da imprensa) e comprados (por parte considerável da opinião pública) como os q “EVITARAM O GOLPE”* (1).
+ 2/16

São os mesmos q autorizaram, incentivaram e/ou protegeram, por atos, gestos e/ou palavras, as manifestações de pautas antidemocráticas e golpistas nas áreas militares defronte aos quartéis que comandavam.
Mar 30, 2023 6 tweets 2 min read
Vejam como notícia é editada p/atrair e passar mensagem q os generais querem:

1) chamada dá a entender q EB mandou militares à paisana receber Bolsonaro (provavelmente, é uma medida relacionada à segurança de autoridade à cargo do GSI, q tem responsabilidade c/ex-presidente).

+ 2

2) ao se ler a matéria, aparece o “alguns militares estão insatisfeitos c/a missão”.

3) ora, se é missão relacionada à segurança de autoridade à cargo do GSI, ñ é razoável q militares do GSI (voluntários) fiquem “insatisfeitos” e, muito menos, digam isso em off p/jornalista.+
Mar 11, 2023 5 tweets 1 min read
PAD 1 👉 abr 2019, Fbk, ato: escrevi “general porta-voz de presidente mente ao chamar golpe de revolução democrática”. Punição: Advertência.

General mentiu.

PAD 2 👉 abr 2019, Fbk, ato: escrevi “Exército tá se bolsonarizando”. Punição: Repreensão.

Exército se bolsonarizou.

+ 2

PAD 3 👉 nov 2021, Twitter, ato: compartilhei artigo de @pfnery q dizia “AMAN não era escola de negócios” e escrevi q Brasil precisava debater o q fazer c/generais políticos”. Arquivado.

AMAN não é escola de negócios e o Brasil tem q debater os fazer com generais políticos

+
Feb 19, 2023 10 tweets 2 min read
Jornalismo deficiente desinforma.

Dutra de Menezes não foi “demitido”!

Exonerado no tempo normal (quase dois anos como Comandante Militar de Área), oportunamente (exonerações e nomeações de final de ano) e p/chefia adequada e de relevo (Assuntos Internacionais do Exército).

+ Image 2

O jornalismo desinforma porque exoneração não é “demissão”, muito menos quando já está prevista há muito tempo.

Já expliquei que todo general passa metade do tempo de seu posto (no caso general de divisão) em Comando e outra metade em Chefia.

+
Feb 18, 2023 4 tweets 1 min read
“PEC que afasta definitivamente os militares da política”?

Deve estar em Nárnia!

O q afasta militar da política é AÇÃO eficaz!

P/agir eficazmente, tem q ter NOÇÃO do que está acontecendo e de seus próprios erros!

O deputado parece não ter NOÇÃO nenhuma!

+ Image 2

Não são “os militares” q estão na política!

Os generais e seus prepostos é que estão!

E estão, em boa medida, pq o próprio PT agiu p/ isso, não tomando AÇÕES no momento oportuno p/ evitar q generais usassem as F. Armadas p/ fazer política dentro e fora do quartel!

+
Feb 14, 2023 4 tweets 1 min read
Qdo, em janeiro de 2023, um general na ativa diz a seus oficiais superiores, comandantes subordinados e praças mais antigos que "NÓS, DA DIREITA, SOMOS CONSERVADORES E PATRIOTAS", outros generais na ativa também podem dizer "NÓS, DA ESQUERDA, SOMOS PROGRESSISTAS E PATRIOTAS".
+ 2

É isto "saudável" p/ Instituição q deve ter como fundamento organizacional a "hierarquia e disciplina" e como valor a "coesão"?

É isto historicamente válido, considerando q, até hoje, a Instituição, por intermédio de seus chefes, sequer reconhece o Golpe e a Ditadura 64-85?
+
Feb 14, 2023 7 tweets 2 min read
8/1/23 ñ ocorreria se ñ houvesse:

- o 11/11/22 (nota do Comando “ao povo e às instituições”);

- o 15/11/22 (Tweet do Gen VBôas convocando manifestantes);

+ Image 2

- a permissão do atual comandante p/manifestantes c/pautas golpistas e antidemocráticas acampados de 2/11/22 a 8/1/23 na área militar defronte à porta do quartel q ele próprio comandava em SP;

- generais na ATIVA e reserva levantando suspeitas infundadas sobre as urnas;

+
Feb 13, 2023 8 tweets 2 min read
Não li a PEC. Portanto, opinião é preliminar.

Trata-se de desperdício de energia política e possível tiro no pé e demonstração de fraqueza do governo caso seja “derrotado” na PEC.

Em linhas gerais, a partir da matéria, pontuo o q se segue no 🧵 :

+ 2

1) já existem normas infraconstitucionais claras e impeditivas de “uso do cargo/designação” na política, tanto por militar ativo qto inativo;

2) já existem normas infraconstitucionais q regulam a passagem do militar p/inatividade quando assume cargo político;

+
Feb 3, 2023 5 tweets 2 min read
O gópi do capitão é como o boi morto…tem pedaço pra todo mundo!

Aliás, quem não conhece, sugiro escutar a canção de Teca Calazans “A partilha do boi”, que faz um arranjo excepcional - “HÍBRIDO” - entre o bumba-meu-boi e o poema do Mário de Andrade … “Quando eu morrer”.

+ 2

“Quando eu morrer quero ficar,
Não contem aos meus inimigos,
Sepultado em minha cidade,
          Saudade.

Meus pés enterrem na rua Aurora,
No Paissandu deixem meu sexo,
Na Lopes Chaves a cabeça
          Esqueçam.

+
Feb 1, 2023 4 tweets 1 min read
Impressiona q parte do jornalismo, até o dito independente, não tenha percebido, a partir de inúmeras evidências de atos e omissões, q o comando do Exército foi o grande “incentivador” das manifestações de pautas antidemocráticas/golpistas nas áreas militares defronte aos QG!

+ Image 2

Alguns de muitos exemplos:

1) papel extravagante do EB nas eleições;

2) criação e fomento de insegurança nas urnas por militares*;

3) relatório dúbio do MD em 9/11/22;

4) nota “ao povo e às instituições” de comandantes de Força em 11/11/22;

+
Jan 25, 2023 5 tweets 2 min read
2016: o Golpe parlaMILItar (“tragédia”).

8/1/2023: o golpe do “Golpe” (“farsa”).

Diferença p/🇫🇷 é q, no🇧🇷, Luís Bonaparte é espantalho e o 18 de Brumário começou em 29/11/2014, na AMAN comandada pelo atual comandante EB, q dali saiu p/ser chefe de gabinete do Gen Villas Bôas.
+ 2

O lançamento da candidatura aconteceu, p/o EB, no coração da “alma mater” da oficialidade - convertido em centro da “base eleitoral e militante” do Partido Militar.

+
Jan 25, 2023 10 tweets 2 min read
Questão da nomeação do Cel p/comandar o BAC parece montagem p/vender o novo comandante EB como “o desbolsonarizador” ou, como dizem alguns, “o novo Lott”!

O atual comandante EB comandava AMAN qdo Bolsonaro violentou a Ética militar lançando candidatura.

+ 2

Tentarei explicar pq considero estranha essa história…

Há um impedimento normativo (do Exército) p/nomeações de militares “subjudice” a cargos de comando de unidade e afins.

Essa norma sempre foi cumprida.

Não é difícil entendes os motivos.

+
Jan 24, 2023 4 tweets 2 min read
Não é normal general ser assessor de presidente de STF no ano (2018) em q colegas (Mourão, Bolsonaro, Peternelli, Theophilo…) eram candidatos.

Não é normal general ser Min da Defesa e assinar ordem do dia q chama Golpe e Ditadura de “marcos para a democracia” e “movimento”.
+ 2

Não é normal generais na ATIVA exercerem cargo de porta-voz de presidente, Ministro da Casa Civil, Ministro da Saúde, Ministro da SEGOV, Ministro das Minas e Energía…AUTORIZADOS por general Ministro da Defesa.
+
Jan 23, 2023 6 tweets 2 min read
Esse discurso reproduz o pensamento da grande maioria de generais e coronéis da geração formada na AMAN nos anos 70.

Eles governaram o 🇧🇷 nos últimos 4/6 anos montados sobre o “Cavalão de Tróia”

Nomes?

Apenas algumas 4 estrelas por turma AMAM:

- Heleno (AMAN 69, GSI);

+ 2

- Silva e Luna (AMAN 72, MD, Itaipu, Petrobras);

- Ferreira (AMAN 72, Itaipu);

- Villas Boas (AMAN 73, EB, GSI);

- Etchegoyen (AMAN 74, GSI);

- Mourão (AMAN 75, Vice, Senador);

- Menandro (AMAN 75, Embaixador);

- Juarez (AMAN 75, Correios);

+
Jan 21, 2023 4 tweets 1 min read
Essa capa tem semióticas e falácias.

Por que escolher a foto do suposto abusador em q está de costas, tarja vermelha no braço e o número treze nas costas?

É a imagem da seleção q está em jogo? O 13? O vermelho?

Falando em imagem, olho na FOTO que predomina e em seu título…

+ 2

Os homens da esquerda são os q devem DESPOLITIZAR as Forças q comandam, o q é muito + profundo do q “punir militares golpistas”, afinal, de q GOLPE se está falando?

Antes, devem reconhecer q estão POLITIZADAS profundamente e, se for o caso, DESPOLITIZAR-SE a si próprios.

+
Jan 20, 2023 5 tweets 4 min read
A palavra convence mas o exemplo arrasta.

O gen Tomás era comandante da AMAN em 2014 qdo ocorreu este fato 👉

Foi chefe de gabinete do Gen VBoas (2015/17).

CMSE q comanda é o II Ex, ao qual estava subordinado o DOI-CODI comandado pelo Cel USTRA.

+ 2

O q está dividindo o Exército é a política q os generais, não os cabos ou a “tropa” q tem orgulho de comandar, colocaram dentro dos quartéis de pedra - e virtuais dos grupos de WhatsApp - a partir do momento que migraram, em massa, para o governo.

+ ImageImageImageImage
Jan 20, 2023 4 tweets 2 min read
As “Cartas [falsas] do Presidente arthur Bernardes” em 1922, chamando Marechal Hermes de “sargentão”, foram pretextos p/o 5 de julho de 1922 (inauguração do 2° tenentismo q degenerou no 1964).

+ Image 2

O “[falso] plano Cohen”, do capitão [integralista] Mourão (o mesmo q em 1964, anistiado nos anos 40, desencadearia o Golpe), foi pretexto p/a maioria dos “tenentes” darem o auto-golpe de 1937 c/Getúlio - q os havia anistiado para o Golpe de 30 e os feito “interventores”.

+ Image