#WEST3: anunciou aumento de capital por R$0,50/ação, ~50% de desconto em relação ao preço da tela 🚨
São poucas ações (~25k), decorrentes do exercício de opções de compra. Mas, fica o alerta para aqueles que ficam intrigados por que o mkt cap é bem parecido com o caixa líq.
1/n
Muito pequeno investidor e analistas principantes ficam curiosos de por que os papéis dessa e outras techs não decolam, sendo que algumas têm até EV negativo
É que se a empresa não tem um plano de negócios claro e sustentável, nem boas estruturas de controle/governança...
2/n
Se a empresa não cumprir esse e outros requisitos, o caixa tem risco de sumir de várias maneiras: 1) investimentos e despesas sem retorno 2) M&A destruidor de valor 3) terminam nas mãos dos "insiders" (executivos e donos, principalmente) 4) aumentos de capital diluidores
3/n
5) despesas ou benefícios para os executivos bem acima do razoável. Uma empresa que comentei várias vezes com assinantes @CondorInsider gasta mais com o management do que a líder do setor. Só que o mgmt é bem menos gabaritado (filho e dono).
6) etc
4/n
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Uma vantagem de ganhar experiência no mercado é que quando você analisa certas teses de investimento, começa a achar alertas que te fazem ficar longe.
O caso das #AMER3 se parece muito com o das @lapolarchile descoberto em 2011.
1/n
1) nunca gerou caixa 2) tinha executivos badalados 3) indicadores financeiros bem inconsistentes. Lucro contundente sem conversão de caixa. 4) Corporation 5) Big4 auditando? PWC
2/n
Eu postei vídeo exclusivo para assinantes @CondorInsider meses atrás sobre o caso @lapolarchile. Muitos perguntaram para que servía entender um caso do Chile. No final das contas a maioria não investe lá.
O resultado das eleições foi muito parecido com o primeiro turno no Chile em 2021.
O Congresso de lá ficou bem enviesado à direita. Só que quem ganhou foi o candidato da direita. Mas, pessoal do centro ficou tão horrorizado que se apressaram para votar a favor do Boric.
1/n
O Boric conseguiu virar o resultado (até lá ninguém que perdeu no 1o turno levou no 2o).
O problema é que ele nao está conseguindo governar. Em 6 meses de governo ele é menos popular até que o Pinochet no pior momento dele e o país está travado.
Inflação de 15% e recessão
2/n
O Centrão ficou negociando cargos. Mas o Boric descumpriu as promessas e perdeu o referendo também.
País desgovernado, violência e pobreza aumentando.
Curiosamente, logo depois do 1o turno a Bolsa explodiu, pois a expectativa era de um Boric mais pró-mercado.
3/n
Uma coisa que eu acho esquisita dos debates aqui no 🇧🇷 é que ninguém questiona sobre a saúde dos candidatos.
Por exemplo, no Chile Boric foi questionado sobre se ele seria capaz de dar conta do mandato, considerando que já teve que ficar na clínica psiquiátrica durante meses
1/n
Nos EUA, Biden também foi questionado sobre isso e a saúde no geral. Daí a resposta é que a Kamala esta super saudável e militante.
No 🇨🇱 tbm foi questionado o relacionamento do Boric com as drogas e ele teve que mostrar um exame na tevê.
Mas aqui no 🇧🇷 ninguém pergunta 🧐
Na Colômbia, Petro foi questionado pelos vínculos con grupos terroristas e criminais dos quais foi parte. Normal a pergunta. Ninguém estranhou, pois era parte do debate. E ele ganhou mesmo assim.
Mas por que brasileiro não se importa com a saúde ou idoneidade dos candidatos?
Os resultados da eleição de ontem confirmam que o Brasil finalmente está oferecendo um cenário de menor risco político relativo a outros mercados relevantes (México, Chile, Peru ou Colômbia).
Durante a década perdida (2010), 🇧🇷 liderava em tropicalismo...
1/n
Tropicalismo, heterodoxia e despreparo por parte da equipe econômica. Tive a oportunidade de levar investidores gringos em Brasília em 2014-2015, nunca passei tanta vergonha.
Então, finalmente o Brasil é quem está oferecendo um cenário bem mais previsível.
2/n
Por bem ou por mal, ambos os candidatos no 2o turno são velhos conhecidos do mercado, só que com o diferencial de um Congresso enviesado à centrodireita.
Portanto, reduziu-se o risco de uma virada à extrema esquerda ou de ruptura institucional ou de volta à heterodoxia.
3/n
Sobre essa aparente contradição entre um evento lotado a favor no referendo do Chile versus o resultado nas urnas, tem que considerar o seguinte: 1) havia muitos artistas conhecidos de lá fazendo show. Quem não gosta de show gratuito?
Uma comediante até fez piada num evento masivo perguntando quem votava Rechaço... e várias mãos foram levantadas. Ela os enviou para irem embora. Lacração e xingamento público
2) a opção apruebo era de pessoal realmente fanático. Não importava o que o texto dissesse.
2/n
A diferença com outras eleições dói bem grande. Nas famílias ou com amigos sempre foi usual ter pessoal votando diferente e tudo bem. Sempre houve respeito.
Dessa vez, realmente havia lacração e retaliação contra quem dissesse que ia votar Rechaço.
3/n
Um dia desses falei com o CFO de uma dessas cias que fizeram #IPOsMalucos.
O management está composto por pessoas super novas (~30 anos). Levantaram centenas de milhões para projetos nos quais não têm experiência, com múltiplo com prêmio em relação a pares internacionais.
1/n
Comecei a perguntar o típico de um analista. No final das contas eu queria poder projetar 2021 sequer.
Eles se negaram a responder, sob argumento de que eles já tinham respondido TUDO para os analistas dos bancos de investimento.
2/n
Que no investor education esses analistas explicaram como modelar, as premissas e expectativas do IPO etc.
Acho que ele não entendeu ou não tem a menor noção de que os participantes desses roadshows são os investidores institucionais (buyside).
3/n