Aprender Finanças Quantitativas pode ser desafiador, mas há uma série de recursos disponíveis para tornar essa jornada mais tranquila. Colocamos aqui algumas referências para você utilizar no seu dia a dia (1/6)
Se quiser saber como entrar no mundo das finanças quantitativas, se inscreva no na PMF Week, que vai acontecer dos dias 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Vamos te mostrar como criar um código em Python para gerar um relatório totalmente automatizado em PDF
Já ouviu falar sobre derivativos? Como o nome indica, derivativos são contratos financeiros cujo valor deriva (é baseado) de outros ativos, sejam físicos (como soja, café e boi gordo) ou financeiros (como índices, dólar e ações) (1/8)
Quem negocia derivativos se compromete a comprar/vender um ativo por preço/prazo estabelecidos. A liquidação pode ser física (ex: necessário entregar o milho, soja) ou financeira, onde é liquidado o próprio contrato e a movimentação é somente pela diferença entre os valores (2/8)
As principais modalidades de negociação dos derivativos são:
Contratos a termo: a liquidação ocorre somente da data de vencimento.
Contratos futuros: ajuste diário. Lucros e perdas são apurados todos os dias. Liquidação pode ocorrer antes do vencimento. Maior liquidez (3/8)