Na Guatemala, políticos e empresários presos por corrupção da Odebrecht são soltos e aqueles que os investigaram agora estão sob ordens de prisão. A corrupção sempre contra-ataca e de maneira avassaladora.
Em anos recentes, a Guatemala foi um dos países que mais avançaram na luta contra a corrupção. A Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala (#CICIG), com apoio da ONU, investigou e processou empresários e políticos poderosos que sempre gozaram de impunidade no país.
Liderada por @Ivan_Velasquez_, hoje Ministro da Defesa do governo progressista de Gustavo Petro na Colômbia, a CICIG processou políticos de diferentes matizes ideológicos e grandes empresários, em um trabalho reconhecido mundialmente.
Os milhões de dólares pagos pela brasileira Odebrecht foram um dos principais focos de investigação de macrocorrupção na Guatemala, assim como em outra dezena de países afetados pela corrupção da empreiteira, com enorme impacto social e desestabilização democrática.
Sob o governo conservador e populista de Jimmy Morales (também acusado), a reação do sistema de corrupção teve início, unindo políticos de diversos partidos, empresários, militares e agentes judiciários.
A reação do sistema ganhou força com a nomeação de Consuelo Porras, uma Procuradora-Geral submissa aos interesses da classe política corrupta, que desmobilizou a luta anticorrupção, contribuiu para anulação de processos e perseguiu investigadores, jornalistas e ativistas.
Em 2018, Iván Velásquez foi expulso do país e, em 2019, a CICIG foi encerrada, depois de realizar o trabalho mais bem-sucedido de enfrentamento à macrocorrupção e à impunidade na história da América Central. A reação dos corruptos não parou por aí e buscou vingança.
Ano passado, foi preso um dos jornalistas investigativos mais respeitados da América Latina, José Rubén Zamora, fundador de @el_Periodico. Esta semana, procuradores e defensores anticorrupção (incluindo um membro da Transparência Internacional) tiveram ordem de prisão decretada.
Entre os agentes anticorrupção sob ordem de prisão está o próprio Iván Velásquez, provocando uma crise diplomática com a Colômbia e reação da ONU. A juíza que decretou as prisões havia sido investigada por corrupção pela CICIG, sob comando de Velásquez.
elpais.com/america-colomb…
A Transparência Internacional condena a perseguição judicial contra agentes públicos, jornalistas e ativistas que corajosamente enfrentam a corrupção na Guatemala e em tantas outras partes do mundo.
transparency.org/pt/press/trans…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Transparência Internacional - Brasil

Transparência Internacional - Brasil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TI_InterBr

Jan 13
Importante colocar atenção a aspectos do decreto apreendido na casa do ex-ministro Anderson Torres que revelam a real gravidade do que seria a conspiração em curso contra o regime democrático brasileiro.
A minuta de decreto revela esquema previamente arquitetado de intervenção no TSE, utilizando o instrumento de Estado de Defesa e com procedimentos específicos previstos no documento. Foi algo planejado ao nível de detalhamento.
A previsão de suspensão de direitos como o sigilo das comunicações dos membros da Justiça Eleitoral também revela a natureza autoritária do decreto, como ato de força contra as instituições democráticas.
Read 7 tweets
Nov 30, 2022
Ontem, em menos de 2 minutos, a Câmara dos Deputados votou e aprovou o PL4391/21, que regulamenta o lobby. Tema essencial para o combate à corrupção, o último texto foi apresentado no mesmo dia da votação, sem tempo para discussão. E muitos pontos problemáticos foram aprovados.👇
Apesar do grande potencial para tornar mais transparente o acesso a tomadores de decisão, evitar conflitos de interesse e corrupção, a forma como o PL da Regulamentação do Lobby foi votado excluiu trechos com boas propostas e deixou brechas que podem trazer problemas no futuro.
Parte das boas propostas vinha das discussões iniciais do PL. Até julho, houve um amplo diálogo entre o relator do projeto e lideranças do Congresso com especialistas e entidades da sociedade. As considerações foram incorporadas ao texto e as expectativas eram muito positivas.
Read 10 tweets
Nov 20, 2022
Ontem Lula minimizou ter voado à #COP27 de favor no jatinho de empresário amigo que confessou corrupção. Inadmissível em países com baixos níveis de corrupção, a prática de empresários com interesses no governo exercerem influência através de favores é disseminada no Brasil. 👇
Em 2017, o próprio Lula viajou a Curitiba para depor no inquérito do Petrolão usando o jato do empresário pivô do Mensalão, Walfrido dos Mares Guia.
oglobo.globo.com/politica/lula-…
Em 2011, o então vice-presidente Michel Temer e sua esposa foram passear na Bahia usando de favor o jatinho da JBS. Disse que “não sabia de quem era o avião”. Anos depois foi gravado tratando de atos ilícitos com Joesley Batista, dono da JBS.
veja.abril.com.br/brasil/temer-c…
Read 10 tweets
Oct 21, 2022
Ministro, então vamos estudar juntos sobre Orçamento Secreto?

Segue um fio sobre o maior esquema de institucionalização da corrupção que se tem registro na história brasileira — e que continua sendo legitimado pela CGU. 👇🧵
Pra começar, o valor cheio que o senhor apresenta das emendas do relator em 2016 apenas ajuda a desinformar o cidadão, omitindo que quase a totalidade desse valor foi para cumprir despesas obrigatórias e não discricionárias:
Como fica muito claro nos estudos do especialista em orçamento @rodrigoofaria1, o grande balcão de negócios com o Centrão só se instalou a partir do governo Bolsonaro, quando a emenda do relator passou a ser pervertida em mecanismo de barganha secreta com dinheiro público:
Read 10 tweets
Sep 5, 2022
Hoje é #DiaDaAmazônia, mas você sabe por que falamos que não existe defesa do meio ambiente sem combate à corrupção?

Bem, a relação entre corrupção e crimes ambientais é bem mais estreita do que muita gente pensa… 🧵 [+]
Para começar, um dos mais clássicos problemas ambientais no Brasil, a EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA.
A madeira que é arrancada ilegalmente das nossas florestas só pode ser vendida (e exportada) através de grandes esquemas corrupção, que passam por diversas etapas e envolvem pessoas com bastante poder.
g1.globo.com/df/distrito-fe…
Read 16 tweets
Aug 30, 2022
Já que o assunto é DINHEIRO VIVO, uma breve história sobre como um Projeto de Lei que poderia prevenir a lavagem de dinheiro quase foi derrubado por Flávio Bolsonaro no ano passado: 👇
Em agosto de 2021, tramitava na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado o PL 3.951/19, que propõe regulamentar a circulação de dinheiro em espécie no Brasil e impedir que transações de grandes quantias aconteçam fora do sistema bancário (e assim possam ser rastreáveis).
A proposta pode dificultar — e muito! — a lavagem de dinheiro, já que o pagamento de boletos acima de R$ 5 mil ou outras operações acima de R$ 10 mil não poderiam mais acontecer usando dinheiro vivo.
web.unidoscontraacorrupcao.org.br/novas-medidas/…
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(