beatriz Profile picture
Feb 1 8 tweets 3 min read
Eu sei, são muitas mensagens contraditórias: dizem que a pandemia acabou e que não tem mais porque falar de Covid...

Infecções são inevitáveis? Se estamos procurando a informação científica mais atualizada sobre prevenção, quem devemos ouvir? 🧶 #covidisairborne #covidpeganoar
A lição mais importante dessa pandemia é a que muitas doenças se propagam por partículas aerossolizadas em situações cotidianas: sim, respirar, falar e tossir são as principais formas de transmissão do SARS-CoV-2.

Um vírus que age de forma imprevisível nos corpos.
Infelizmente, as instituições públicas falharam com a gente e não reconheceram amplamente essa via de transmissão. A OMS (@WHO) ainda evita o termo "airborne". Ainda evita falar que máscaras de tecido fazem pouco, muito pouco.
@WHO Quando nós reconhecemos a transmissão por aerossóis, nós podemos aprender com engenheiros, cientistas do campo dos aerossóis e especialistas do campo da higiene e segurança do trabalho.

A pandemia nos provou que médicos não são os maiores especialistas em transmissão viral.
@WHO O comportamento de partículas aerossolizadas não é novidade para quem trabalha com elas. Inclusive, é por isso que PFF2 não são novidade alguma: já são conhecidas e utilizadas há muito tempo. Existe um importante e sólido corpo de evidências que vem desde antes da pandemia.
@WHO Usar máscaras melhores, melhorar a ventilação e filtrar o ar são passos fundamentais para proteger a população, e essas mensagens não estão vindo do governo, de infectologistas nem de médicos...
A pandemia vem nos mostrando que temos que buscar o caminho com cientistas. E quando falamos de transmissão viral, eu confio nos cientistas do campo dos aerossóis: melhorar o ar que respiramos é uma questão urgente de saúde pública.

Vou falar mais disso daqui pra frente.
Felizmente, temos o conhecimento e as ferramentas pra lutar contra. Temos direito a respirar ar limpo.

A ideia de "fazer as pazes com as múltiplas infecções" é sedutora. Estamos todos cansados. Mas a nossa saúde vale a pena.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with beatriz

beatriz Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @biaklimeck

Feb 1
O que ninguém fala sobre diminuir consumo de lactose é que se você tem alguma indisposiçãozinha prévia, ferrou. Fiquei muito tempo sem tomar leite e consumir creme de leite. Como uma vez e passo muito mal. Um pouco a mais de leite condensado? Passo mal. Desacostumei totalmente
Virei a pessoa que compra esses comprimidos de lactose pra comer fora desde que substituí leite e creme por castanha. Outro dia pedi comida indiana com creme de leite e achei que ia morrer de dor. Se eu soubesse, como não virei vegana, teria continuado comendo de vez em quando
Tô só falando da minha experiência pessoal, sem embasamento científico, mas algo aconteceu nesses 1-2 anos que tirei de 99% da minha alimentação.

Ainda bem que queijo é tranquilo, ou eu já estaria desesperada...
Read 4 tweets
Jan 20
A maior prova de que a Americanas sabia o que estava fazendo eu não vi ninguém aqui comentar: no final do ano, eles fizeram uma promoção louca nos produtos com 90% de cashback AME de volta. Até coloquei aqui. Conheço gente que gastou 50, 60 mil, comprando pra revender.
Não fazia o mais remoto sentido aquilo. Foram umas duas semanas no auge, comprei até bastante coisa pra casa, mas nos grupos de promoções a gente se perguntava a razão daquilo. Só aumentar o uso do Ame não respondia satisfatoriamente.
Cheguei a comprar tapete pra casa, eletrodoméstico por 10 reais. Uma loucura.

Depois do ápice, vieram as notícias: antes aceitavam pagamento de qualquer boleto, depois só contas de consumo, depois limite mensal. Gente chorando porque dependia do dinheiro pra pagar as faturas.
Read 6 tweets
Jan 19
Amigos, eu estou na ✨ crise do café da manhã ✨. Não gosto muito de pão, enjoei de crepioca. O que vocês comem no café? Me ajudem :(
Eu tô lendo as dicas de vocês e entendi PERFEITAMENTE que o meu problema é a falta do Matte Leão. Eu sou completamente viciada e tudo me parece gostoso mas não quero se não tiver Matte junto.

Ai, ai. Como uma viciada, fico me segurando pra não pagar dez dólares numa garrafa.
Mas eu não vou. Preciso me acostumar a não ter esse gosto na minha vida.

Quando é uma viagem, por exemplo, eu consigo mais tranquilamente pensar que são poucos dias sem chiar muito. Mas seis meses… eu preciso melhorar disso
Read 4 tweets
Jan 19
Quero a opinião de vocês: tô morando num condomínio e o vizinho de baixo tá se mudando, vendendo coisa, vejo gente entrando e saindo, porta sempre aberta.

Hoje a porta da casa tá fechada e na frente deles tem um sofá, uma porta de madeira, plantas e potes de tinta.

Pode pegar?
Não tá bem na porta deles, tá do outro lado, colado na grade da piscina central. Me parece que é pra pegar, mas…

E não tem ninguém em casa.
Já era o plano pegar, só queria saber se vocês também concordavam hahahaha sei que é hábito aqui mas esse tá DENTRO do condomínio, então fiquei insegura!

Peguei esse carrinho na lixeira do condomínio… tava sem três rodinhas, arranquei a última, limpei MUITO e é nossa sapateira
Read 4 tweets
Jan 3
Esse ano eu quero fazer um cronograma de leitura. Não cumpri nem perto a minha meta do ano passado e acho que a falta de organização interna à meta foi o problema.

Recomendações de livros imperdíveis? Não leio ficção há anos (sim, chata) mas quero voltar…
Tô lendo Realismo Capitalista, do Mark Fischer (e amando).
botei um c a mais acostumada com outro fischer rs
Read 4 tweets
Nov 24, 2022
Esse é o fio oficial (tm) da Black Friday da Amazon neste perfil e começa em poucas horas, porque aparentemente a palavra "friday" não significa nada e eles começam na quinta :)

Manda aqui o que é que você tá procurando, tô anotando pra tentar ajudar todo mundo!
Eventualmente posso colocar alguns cupons de desconto de outros lugares também, mas tenho um canal no Telegram só pra essas ofertas: é t.me/promocaobia :) hoje teve fralda, 60% na hering...

(E pode chamar o @remindme_ofthis pra não perder o fio!)
Dream Fitness Esteira Eletrônica Concept 1600 por R$1.073,99: amzn.to/3gwGigB
Read 50 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(