Pensar a História Profile picture
Feb 16, 2023 24 tweets 9 min read Read on X
Detalhes do "Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico", inaugurado em São Paulo em 1929. Repleto de referências exaltando o fascismo, o monumento ostenta em seu pedestal uma coluna doada à cidade de São Paulo pelo próprio Benito Mussolini.

1/24
"No bonde, no teatro, na rua, na igreja, fala-se mais o idioma de Dante que o de Camões". A frase do historiador Ernani Bruno atesta a proeminência da comunidade italiana em São Paulo no início do século XX. Em 1916, 37% da população da cidade havia nascido na Itália.

2/24
O enorme fluxo de imigrantes italianos deixou marcas profundas na cultura e nas estruturas sociais, refletindo o quadro de agitação social e as disputas políticas e ideológicas que marcavam a Itália no período.

3/24
As primeiras organizações anarquistas e socialistas em São Paulo foram fortemente impulsionadas pela comunidade italiana. Não obstante, a ascensão do fascismo e a mitificação de Benito Mussolini também tiveram fortes reflexos do outro lado do Atlântico.

4/24
Tamanha era a idolatria por Mussolini em São Paulo que imigrantes italianos solicitaram por duas vezes, em 1924 e 1926, a autorização da Câmara Municipal para erguer um monumento em homenagem ao líder fascista na cidade. Os projetos foram barrados pela oposição.

5/24
Em 1927, entretanto, a façanha de três aviadores italianos daria a Mussolini a oportunidade de erguer em São Paulo um totem de exaltação ao fascismo. Francesco de Pinedo, Carlo del Prete e Vitale Zacchetti realizaram a 1ª travessia aérea sem escalas sobre o Atlântico Sul.

6/24
A travessia fazia parte do chamado "Reide das Américas", sugerido a Pinedo pelo próprio Mussolini. O líder fascista queria inspirar orgulho e cooptar apoio dos imigrantes italianos nas Américas, ao mesmo tempo em estabelecia pontos de apoio para as aeronaves italianas.

7/24
Os pilotos foram exaltados como heróis após amerissarem na Represa de Guarapiranga. Para comemorar o feito, a Sociedade Dante Alighieri — associação internacional de promoção da cultura italiana —propôs a construção do "Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico".

8/24
A obra foi concebida pelo escultor italiano Ottone Zorlini, seguindo os padrões estéticos cultuados pelo regime fascista, marcado por referências aos cânones da arte antiga e ao "passado glorioso" do Império Romano.

9/24
Encimando o pedestal em granito, a "Vitória Alada" reproduz a figura mitológica de Ícaro, com o braço estendido na direção do Atlântico. Nas laterais, encontram-se dois "fascios" — representações de feixes atados a um machado de bronze, símbolos do movimento fascista.

10/24
Engastada no pedestal do monumento, há uma coluna com capitel em estilo coríntio esculpido em mármore, supostamente retirada de uma construção milenar descoberta em um sítio arqueológico de Roma. A coluna foi enviada a São Paulo como um presente do próprio Benito Mussolini

11/24
Não há certeza sobre a autenticidade da coluna. Mussolini tinha o hábito de presentear autoridades estrangeiras com supostos artefatos arqueológicos que eram, na verdade, falsificações contemporâneas. Outra suposta coluna romana foi doada por Mussolini à cidade de Natal.

12/24
Ao longo dos anos 30, Mussolini estreitou ainda mais os laços com São Paulo. Apoiado pela burguesia empresarial de ascendência italiana (famílias Matarazzo, Crespi, Scarpa, etc.), o governo italiano estabeleceu uma ampla rede local de órgãos de socialização fascista.

13/24
Essa rede era composta pelos "fasci all'estero", pelos Dopolavoro e pelas Casa d'Italia. Os "fasci all'estero" eram células internacionais do Partido Fascista italiano, responsáveis pelo trabalho de formação política e difusão dos valores fascistas na sociedade.

14/24
Na década de 30, o estado de São Paulo chegou a reunir 54 "fasci", congregando mais de 300.000 militantes. Os Dopolavoro eram organizações recreativas, que buscavam introjetar o ideário do fascismo por intermédio do esporte, do lazer e da cultura.

15/24
Durante as datas comemorativas do calendário fascista, os Dopolavoro organizavam desfiles de camisas-negras e saudações a Mussolini. Já as Casa d'Italia buscavam conquistar apoio popular ofertando serviços gratuitos ou subsidiados como ambulatórios médicos e creches.

16/24
Complementando o movimento de base, o governo italiano mantinha em SP uma forte representação diplomática. Além do consulado da capital, o estado abrigava 4 vice-consulados (Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e Santos), 17 agências consulares e 170 correspondentes consulares.

17/24
O tamanho da rede consular, absolutamente incomum para os padrões normais da diplomacia, só poderia ser compreendido como parte de uma estratégia de controle, tutela e cooptação da comunidade ítalo-paulista ao projeto politico do Partido Fascista italiano.

18/24
A arquitetura também foi influenciada pela exportação do ideário fascista. Marcello Piacentini, arquiteto oficial de Mussolini, foi responsável por projetar o Palácio dos Bandeirantes e o Palácio do Anhangabaú — respectivas sedes do governo estadual e da prefeitura de SP

19/24
Marcello Piacentini foi o arquiteto que desenhou o complexo da Exposição Universal Romana, um bairro construído por Mussolini para celebrar os 20 anos da Marcha Sobre Roma e a ascensão do fascismo na Itália.

20/24
A presença massiva dos aparelhos ideológicos fascistas em São Paulo fez com que quase todas as organizações originalmente vinculadas à comunidade ítalo-paulista fossem cooptadas pelo ideário fascista - de fraternidades a escolas, passando por clubes de futebol.

21/24
Fundado pela colônia italiana em 1914, o clube Palestra Itália (atual Palmeiras) era proprietário de uma das arenas mais utilizadas para sediar manifestações ligadas ao Partido Fascista italiano.

22/24
Em 1935, por exemplo, o estádio foi sede da 14ª edição da "Leva Fascista" - um ritual de passagem criado pela juventude fascista italiana. No ano seguinte, o Palestra Itália abrigou uma suntuosa festa em homenagem ao 15º aniversário do regime fascista na Itália.

23/24
E em 1937, por ocasião da visita do senador fascista Luigi Federzoni ao Brasil, o estádio organizou uma impressionante recepção, com direito a um retrato gigante do rosto de Mussolini, uma bandeira da Itália fascista medindo 12 m de altura e desfiles de camisas-pretas.

24/24

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jul 2
Há 202 anos, em 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas eram derrotadas em Salvador e a Independência da Bahia era proclamada. O triunfo foi fundamental para consolidar a emancipação política do Brasil. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
A independência brasileira foi o capítulo final do processo de emancipação iniciado após a transferência da corte portuguesa para o Rio. A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão forçou D. João VI a transferir a administração do império português para o Brasil.

2/25 Image
Esse processo culminou com a elevação do Brasil ao status de Reino Unido a Portugal. Com a eclosão da Revolução Liberal do Porto e o retorno de João VI a Lisboa, o Brasil vislumbrou o risco de perder sua relativa autonomia.

3/25 Image
Read 27 tweets
Jun 24
Há 24 anos, falecia o geógrafo Milton Santos. Um dos maiores intelectuais do Brasil no século 20, ele foi um dos fundadores da geografia crítica e desenvolveu diversos trabalhos pioneiros nesse campo do saber. Contamos sua história no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Filho de Adalgisa Umbelina e Francisco Irineu, Milton Santos nasceu em 3 de maio de 1926, na cidade de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina. Foi alfabetizado por seus pais, ambos professores, e aprendeu em casa noções básicas de álgebra e francês.

2/25 Image
Aos 10 anos, Milton se mudou para Salvador e ingressou como aluno interno no Instituto Baiano de Ensino. Influenciado pelo professor Oswaldo Imbassay, interessou-se desde cedo pela geografia. Aos 15 anos já atuava como monitor da matéria, auxiliando os colegas mais novos.

3/25 Image
Read 25 tweets
Jun 23
Há 113 anos, nascia Alan Turing. Ele é o pai da ciência da computação e ajudou a quebrar a criptografia nazista na 2ª Guerra. E mesmo sendo um herói, foi perseguido por sua homossexualidade e submetido à castração química. Leia mais no @operamundi

1/28

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Alan Mathison Turing nasceu em 23 de junho de 1912 em Londres, no Reino Unido. Ele era o filho caçula de Julius Mathison Turing, um funcionário do Serviço Civil Indiano, e de Ethel Sara Stoney, descendente de uma família da pequena nobreza britânica.

2/28 Image
Desde cedo, Turing demonstrou enorme curiosidade científica e um talento precoce para a resolução de problemas. Aos 13 anos, ele ingressou na Sherborne School, um prestigioso internato de Dorset. Foi lá que, 3 anos depois, ele conheceu Christopher Morcom, seu primeiro amor.

3/28 Image
Read 29 tweets
Jun 21
De tempos em tempos, um país se torna alvo da campanha de satanização movida pela imprensa e pelas potências ocidentais, a fim de justificar guerras e intervenções. O alvo da vez é o Irã. Vamos então aprender um pouco sobre esse país que você está sendo instado a odiar.

1/30 Image
Localizado no Sudoeste Asiático (ou Oriente Médio), o Irã é o 18º maior país do mundo (pouco maior do que o Peru) e o 17º mais populoso (um pouco mais que Alemanha). É um país de alto desenvolvimento humano, com um IDH de 0,799 — maior do que Brasil (0,786) e China (0,797).

2/30 Image
A população iraniana é marcada pela diversidade étnica. Ao contrário do que é frequentemente propalado pela imprensa, o Irã não é uma nação árabe. A maior parte dos iranianos são persas. O país também abriga grupos significativos de azeris, guiláquis, curdos, judeus, etc.

3/30 Image
Read 30 tweets
Jun 19
Os 48 senadores que votaram para derrubar o veto do Lula sobre as medidas que irão encarecer nossa conta de luz:

Alan Rick (UNIÃO, AC)
Alessandro Vieira (MDB, SE)
Ana Paula Lobato (PDT, MA)
Angelo Coronel (PSD, BA)
Astronauta Marcos Pontes (PL, SP)
Augusta Brito (PT, CE)
Beto Faro (PT, PA)
Carlos Viana (PODEMOS, MG)
Confúcio Moura (MDB, RO)
Daniella Ribeiro (PP, PB)
Eduardo Braga (MDB, AM)
Eduardo Gomes (PL, TO)
Eliziane Gama (PSD, MA)
Fabiano Contarato (PT, ES)
Fernando Farias (MDB, AL)
Giordano (MDB, SP)
Hamilton Mourão (REPUBLICANOS, RS)
Humberto Costa (PT, PE)
Ivete da Silveira (MDB, SC)
Izalci Lucas (PL, DF)
Jader Barbalho (MDB, PA)
Jaime Bagattoli (PL, RO)
Jaques Wagner (PT, BA)
Jorge Kajuru (PSB, GO)
Jussara Lima (PSD, PI)
Laércio Oliveira (PP, SE)
Luis Carlos Heinze (PP, RS)
Mara Gabrilli (PSD, SP)
Marcelo Castro (MDB, PI)
Marcio Bittar (UNIÃO, AC)
Marcos Rogério (PL, RO)
Margareth Buzetti (PSD, MT)
Omar Aziz (PSD, AM)
Otto Alencar (PSD, BA)
Renan Calheiros (MDB, AL)
Rodrigo Pacheco (PSD, MG)
Rogerio Marinho (PL, RN)
Rogério Carvalho (PT, SE)
Romário (PL, RJ)
Soraya Thronicke (PODEMOS, MS)
Sérgio Petecão (PSD, AC)
Teresa Leitão (PT, PE)
Vanderlan Cardoso (PSD, GO)
Veneziano Vital do Rêgo (MDB, PB)
Weverton (PDT, MA)
Wilder Morais (PL, GO)
Zenaide Maia (PSD, RN)
Zequinha Marinho (PODEMOS, PA)
Os 347 deputados que votaram para derrubar o veto do Lula sobre as medidas que irão encarecer nossa conta de luz:

AJ Albuquerque (PP - CE)
Acácio Favacho (MDB - AP)
Adail Filho (REPUBLICANOS - AM)
Adilson Barroso (PL - SP)
Adolfo Viana (PSDB - BA)
Adriano do Baldy (PP - GO)
Afonso Motta (PDT - RS)
Aguinaldo Ribeiro (PP - PB)
Airton Faleiro (PT - PA)
Alberto Fraga (PL - DF)
Alceu Moreira (MDB - RS)
Alencar Santana (PT - SP)
Alexandre Lindenmeyer (PT - RS)
Alfredinho (PT - SP)
Alice Portugal (PCdoB - BA)
Altineu Côrtes (PL - RJ)
Aluisio Mendes (REPUBLICANOS - MA)
Amom Mandel (CIDADANIA - AM)
Ana Paula Leão (PP - MG)
Ana Paula Lima (PT - SC)
Ana Pimentel (PT - MG)
Andreia Siqueira (MDB - PA)
André Fernandes (PL - CE)
André Ferreira (PL - PE)
André Figueiredo (PDT - CE)
André Janones (AVANTE - MG)
Antonio Andrade (REPUBLICANOS - TO)
Antonio Carlos Rodrigues (PL - SP)
Antônia Lúcia (REPUBLICANOS - AC)
Antônio Doido (MDB - PA)
Arlindo Chinaglia (PT - SP)
Átila Lira (PP - PI)
Augusto Coutinho (REPUBLICANOS - PE)
Augusto Puppio (MDB - AP)
Aureo Ribeiro (SOLIDARIEDADE - RJ)
Aécio Neves (PSDB - MG)
Baleia Rossi (MDB - SP)
Bandeira de Mello (PSB - RJ)
Bebeto (PP - RJ)
Benedita da Silva (PT - RJ)
Benes Leocádio (UNIÃO - RN)
Beto Pereira (PSDB - MS)
Bia Kicis (PL - DF)
Bibo Nunes (PL - RS)
Bohn Gass (PT - RS)
Bruno Farias (AVANTE - MG)
Bruno Ganem (PODEMOS - SP)
Caio Vianna (PSD - RJ)
Camila Jara (PT - MS)
Capitão Alberto Neto (PL - AM)
Capitão Alden (PL - BA)
Capitão Augusto (PL - SP)
Carlos Henrique Gaguim (UNIÃO - TO)
Carlos Sampaio (PSD - SP)
Carlos Veras (PT - PE)
Carlos Zarattini (PT - SP)
Carol Dartora (PT - PR)
Castro Neto (PSD - PI)
Celso Russomanno (REPUBLICANOS - SP)
Cezinha de Madureira (PSD - SP)
Clarissa Tércio (PP - PE)
Claudio Cajado (PP - BA)
Coronel Armando (PL - SC)
Coronel Fernanda (PL - MT)
Da Vitoria (PP - ES)
Daiana Santos (PCdoB - RS)
Dal Barreto (UNIÃO - BA)
Damião Feliciano (UNIÃO - PB)
Dandara (PT - MG)
Dani Cunha (UNIÃO - RJ)
Daniel Agrobom (PL - GO)
Daniel Almeida (PCdoB - BA)
Daniel Barbosa (PP - AL)
Daniel Trzeciak (PSDB - RS)
Daniela Reinehr (PL - SC)
Daniela do Waguinho (UNIÃO - RJ)
Danrlei de Deus Hinterholz (PSD - RS)
David Soares (UNIÃO - SP)
Dayany Bittencourt (UNIÃO - CE)
Defensor Stélio Dener (REPUBLICANOS - RR)
Delegada Adriana Accorsi (PT - GO)
Delegada Ione (AVANTE - MG)
Delegada Katarina (PSD - SE)
Delegado Bruno Lima (PP - SP)
Delegado Marcelo Freitas (UNIÃO - MG)
Delegado Matheus Laiola (UNIÃO - PR)
Delegado Ramagem (PL - RJ)
Denise Pessôa (PT - RS)
Diego Andrade (PSD - MG)
Diego Coronel (PSD - BA)
Diego Garcia (REPUBLICANOS - PR)
Dilceu Sperafico (PP - PR)
Dilvanda Faro (PT - PA)
Dimas Fabiano (PP - MG)
Dimas Gadelha (PT - RJ)
Domingos Neto (PSD - CE)
Domingos Sávio (PL - MG)
Dorinaldo Malafaia (PDT - AP)
Douglas Viegas (UNIÃO - SP)
Dr. Francisco (PT - PI)
Dr. Ismael Alexandrino (PSD - GO)
Dr. Victor Linhalis (PODEMOS - ES)
Dr. Zacharias Calil (UNIÃO - GO)
Dra. Alessandra Haber (MDB - PA)
Duda Ramos (MDB - RR)
Eduardo Velloso (UNIÃO - AC)
Eli Borges (PL - TO)
Elmar Nascimento (UNIÃO - BA)
Ely Santos (REPUBLICANOS - SP)
Emanuel Pinheiro Neto (MDB - MT)
Emidinho Madeira (PL - MG)
Enfermeira Ana Paula (PODEMOS - CE)
Eros Biondini (PL - MG)
Fabio Schiochet (UNIÃO - SC)
Fausto Pinato (PP - SP)
Felipe Carreras (PSB - PE)
Fernando Mineiro (PT - RN)
Fernando Monteiro (REPUBLICANOS - PE)
Filipe Martins (PL - TO)
Florentino Neto (PT - PI)
Flávio Nogueira (PT - PI)
Franciane Bayer (REPUBLICANOS - RS)
Fred Linhares (REPUBLICANOS - DF)
Fábio Macedo (PODEMOS - MA)
Fábio Teruel (MDB - SP)
Gabriel Mota (REPUBLICANOS - RR)
Gabriel Nunes (PSD - BA)
General Pazuello (PL - RJ)
Geovania de Sá (PSDB - SC)
Geraldo Mendes (UNIÃO - PR)
Geraldo Resende (PSDB - MS)
Giacobo (PL - PR)
Gilberto Abramo (REPUBLICANOS - MG)
Gilson Daniel (PODEMOS - ES)
Gilvan Maximo (REPUBLICANOS - DF)
Giovani Cherini (PL - RS)
Gisela Simona (UNIÃO - MT)
Guilherme Uchoa (PSB - PE)
Gustinho Ribeiro (REPUBLICANOS - SE)

(Continua)
Heitor Schuch (PSB - RS)
Helder Salomão (PT - ES)
Helio Lopes (PL - RJ)
Henderson Pinto (MDB - PA)
Hercílio Coelho Diniz (MDB - MG)
Hildo Rocha (MDB - MA)
Icaro de Valmir (PL - SE)
Igor Timo (PSD - MG)
Ismael (PSD - SC)
Isnaldo Bulhões Jr. (MDB - AL)
Ivoneide Caetano (PT - BA)
Iza Arruda (MDB - PE)
Jack Rocha (PT - ES)
Jadyel Alencar (REPUBLICANOS - PI)
Jandira Feghali (PCdoB - RJ)
Jeferson Rodrigues (REPUBLICANOS - GO)
Jefferson Campos (PL - SP)
Joaquim Passarinho (PL - PA)
Jonas Donizette (PSB - SP)
Jorge Braz (REPUBLICANOS - RJ)
Jorge Solla (PT - BA)
Josenildo (PDT - AP)
Josias Gomes (PT - BA)
Josivaldo Jp (PSD - MA)
José Airton Félix Cirilo (PT - CE)
José Guimarães (PT - CE)
José Medeiros (PL - MT)
José Nelto (UNIÃO - GO)
José Rocha (UNIÃO - BA)
João Carlos Bacelar (PL - BA)
João Cury (MDB - SP)
João Daniel (PT - SE)
João Leão (PP - BA)
João Maia (PP - RN)
Juarez Costa (MDB - MT)
Juliana Cardoso (PT - SP)
Julio Arcoverde (PP - PI)
Julio Cesar Ribeiro (REPUBLICANOS - DF)
Julio Lopes (PP - RJ)
Juninho do Pneu (UNIÃO - RJ)
Junior Lourenço (PL - MA)
Juscelino Filho (UNIÃO - MA)
Júnior Mano (PSB - CE)
Keniston Braga (MDB - PA)
Kiko Celeguim (PT - SP)
Lafayette de Andrada (REPUBLICANOS - MG)
Laura Carneiro (PSD - RJ)
Lebrão (UNIÃO - RO)
Lenir de Assis (PT - PR)
Leo Prates (PDT - BA)
Leonardo Monteiro (PT - MG)
Leônidas Cristino (PDT - CE)
Lincoln Portela (PL - MG)
Lindbergh Farias (PT - RJ)
Lucas Redecker (PSDB - RS)
Luciano Alves (PSD - PR)
Luciano Amaral (PSD - AL)
Luciano Bivar (UNIÃO - PE)
Luciano Ducci (PSB - PR)
Luciano Vieira (REPUBLICANOS - RJ)
Luis Carlos Gomes (REPUBLICANOS - RJ)
Luis Tibé (AVANTE - MG)
Luisa Canziani (PSD - PR)
Luiz Carlos Hauly (PODEMOS - PR)
Luiz Carlos Motta (PL - SP)
Luiz Couto (PT - PB)
Luiz Fernando Faria (PSD - MG)
Luiz Gastão (PSD - CE)
Luizianne Lins (PT - CE)
Lázaro Botelho (PP - TO)
Lêda Borges (PSDB - GO)
Lídice da Mata (PSB - BA)
Magda Mofatto (PRD - GO)
Marangoni (UNIÃO - SP)
Marcelo Crivella (REPUBLICANOS - RJ)
Marcio Alvino (PL - SP)
Marcon (PT - RS)
Marcos Aurélio Sampaio (PSD - PI)
Marcos Pereira (REPUBLICANOS - SP)
Marcos Soares (UNIÃO - RJ)
Marcos Tavares (PDT - RJ)
Maria Arraes (SOLIDARIEDADE - PE)
Maria Rosas (REPUBLICANOS - SP)
Maria do Rosário (PT - RS)
Marussa Boldrin (MDB - GO)
Mauricio Neves (PP - SP)
Mauricio do Vôlei (PL - MG)
Mauro Benevides Filho (PDT - CE)
Maurício Carvalho (UNIÃO - RO)
Max Lemos (SOLIDARIEDADE - RJ)
Meire Serafim (UNIÃO - AC)
Mendonça Filho (UNIÃO - PE)
Merlong Solano (PT - PI)
Miguel Lombardi (PL - SP)
Miguel Ângelo (PT - MG)
Misael Varella (PSD - MG)
Moses Rodrigues (UNIÃO - CE)
Murillo Gouvea (UNIÃO - RJ)
Murilo Galdino (REPUBLICANOS - PB)
Márcio Honaiser (PDT - MA)
Márcio Jerry (PCdoB - MA)
Márcio Marinho (REPUBLICANOS - BA)
Mário Heringer (PDT - MG)
Mário Negromonte Jr. (PP - BA)
Natália Bonavides (PT - RN)
Nelinho Freitas (MDB - CE)
Nelson Barbudo (PL - MT)
Nely Aquino (PODEMOS - MG)
Neto Carletto (AVANTE - BA)
Newton Cardoso Jr (MDB - MG)
Nilto Tatto (PT - SP)
Nitinho (PSD - SE)
Odair Cunha (PT - MG)
Olival Marques (MDB - PA)
Orlando Silva (PCdoB - SP)
Osmar Terra (MDB - RS)
Otto Alencar Filho (PSD - BA)
Padre João (PT - MG)
Pastor Claudio Mariano (UNIÃO - PA)
Pastor Gil (PL - MA)
Pastor Sargento Isidório (AVANTE - BA)
Patrus Ananias (PT - MG)
Pauderney Avelino (UNIÃO - AM)
Paulo Abi-Ackel (PSDB - MG)
Paulo Alexandre Barbosa (PSDB - SP)
Paulo Azi (UNIÃO - BA)
Paulo Folletto (PSB - ES)
Paulo Freire Costa (PL - SP)
Paulo Guedes (PT - MG)
Paulo Litro (PSD - PR)
Paulo Magalhães (PSD - BA)
Paulão (PT - AL)
Pedro Aihara (PRD - MG)
Pedro Campos (PSB - PE)
Pedro Lucas Fernandes (UNIÃO - MA)
Pedro Paulo (PSD - RJ)
Pedro Uczai (PT - SC)
Pinheirinho (PP - MG)
Pr. Marco Feliciano (PL - SP)
Professor Alcides (PL - GO)

(Continua)
Read 5 tweets
Jun 16
Há 49 anos, as forças policiais da África do Sul assassinavam centenas de crianças e adolescentes durante o Massacre de Soweto — uma das piores atrocidades cometidas pelo regime do apartheid. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/26

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Desde 1948, o governo da minoria branca havia estabelecido na África do Sul o regime do apartheid, institucionalizando a segregação racial e relegando a maioria negra à condição de cidadãos de segunda classe, destituídos de direitos políticos.

2/26 Image
A resistência negra se consolidou em torno de organizações como o Congresso Nacional Africano e líderes como Nelson Mandela, mas a severa repressão do regime sul-africano nos anos 60 levaria à desarticulação da maioria dos grupos,...

3/26 Image
Read 27 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(