André Bacchi Profile picture
Feb 18 10 tweets 3 min read
No meu post passado sobre "Engov" e ressaca, me deparei com comentários interessantes e apaixonados que podem ser divididos nas seguintes categorias:

1) Membros da "seita" engov: "Foda-se o que você falou, vou continuar tomando porque pra mim funciona e sempre funcionou"
2) "Acredito em você, mas mesmo se for placebo ou algo do tipo, prefiro continuar com esse placebo"

3) "Se engov não previne ou trata ressaca, então o que posso tomar? Você não pode afirmar uma coisa dessas e não me dar uma alternativa! Te odeio!"
Vamos comentar um pouco de cada categoria.
A categoria 1 não temos muito o que fazer. Já se tornou religião. Torço para que sejam felizes no caminho que escolheram para sua fé 😅

Na categoria 2, podemos pontuar algumas coisas. Se você usou engov e "melhorou" da ressaca...
...não necessariamente é placebo. Pode ser que você já não teria ressaca forte aquele dia. Eu já tive ressaca tomando um pouco de cerveja, e já aconteceu de eu não ter ressaca tomando muito uísque. Pode ser que você estivesse mais hidratado, descansado, alimentado...
Pode ser que o anti-histamínico da fórmula tenha reduzido sua náusea. Ou o antiácido da fórmula reduzido sua azia...São inúmeros fatores que podem contribuir para sua percepção de estar melhor da vez que usou engov comparado quando não usou...Isso não torna o engov uma boa opção.
Agora, a categoria 3 é a que me chamou mais a atenção para um problema cultural estrutural nosso. No post eu disse que o mais interessante seria beber com mais responsabilidade e se hidratar, como forma de prevenção da ressaca. E mesmo assim disseram que eu "não ofereci opção"
Isso mostra que quando substituímos uma conduta farmacológica irracional (como o engov),pela prescrição de uma conduta não-farmacológica racional (como a recomendação do consumo moderado de álcool + água), isso é interpretado como: você tirou meu remédio e me deixou desamparado
Supervalorizamos o uso de um medicamento frente a condutas não farmacológicas (muitas vezes mais baratas e mais eficazes). Vale a pena refletir. Muitos me perguntaram: Então pra que serve o engov? Basta ler a bula (que você não leu, porque a indicação do comercial é mais legal)
E atenção para a melhor parte: "É contraindicado o uso com outras substâncias que deprimem o SNC e com bebidas alcoólicas. Por conter a cafeína é contraindicado em indivíduos com presença de úlcera gastroduodenal."
Não apenas não é útil como não deve ser associado ao álcool.
Não adianta brigar comigo. Não obrigo ninguém a fazer nada. Estou apenas informando. Se você quer pílulas ou intervenções mágicas para medicalizar qualquer aspecto da vida, não é nesse perfil que você vai encontrar. Tá cheio de charlatão vendendo ilusões pra você comprar. #Paz

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with André Bacchi

André Bacchi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @adbacchi

Feb 17
PERGUNTA:
Se você planejasse se embebedar (não recomendo), você tomaria um anti-histamínico + uma aspirina + um antiácido + cafeína antes de beber e após beber, achando que isso vai prevenir/tratar a sua ressaca?

Não?

Então por que você toma Engov achando que vai funcionar?
Primeiramente:não faz sentido tomar algo preventivo para a ressaca,pois isso significa que você está planejando fazer um uso abusivo do álcool, que pode ser evitado, já que você está planejando. Segundo, nenhuma dessas substâncias contidas no Engov são capazes de prevenir ressaca Image
É apenas uma combinação genérica e relativamente plausível que tenta aliviar alguns dos sintomas comuns da ressaca, como dor de cabeça, queimação e enjôo, mas que se vende como uma fórmula mágica ("basta tomar 1 engov antes e um engov depois").
Read 6 tweets
Feb 17
Esses dias pude assistir ao filme da Whitney Houston. É uma obra maravilhosa que conta a sua história, do início da sua carreira até sua morte. Coincidentemente, em 2020 lançamos um livro, "Desafios Toxicológicos" que explica em detalhes como isso aconteceu.

Segue o fio!
A cantora (e atriz) Whitney Elisabeth Houston, 48 anos, foi encontrada morta em decúbito ventral (de bruços) na banheira de um hotel em Beverly Hills, com o rosto imerso na água. A causa da morte divulgada, na ocasião, foi afogamento em consequência de doença cardíaca.
No relatório de autópsia temos uma informação a mais: "Morte por afogamento como consequência de efeitos de doença cardíaca aterosclerótica e uso de cocaína". Havia ainda hematomas no joelho e cabeça.
Read 13 tweets
Dec 2, 2021
Vamos usar a cabeça aqui, pessoal: tem gente que não tem interesse que você se vacine. Gente que ganha muito dinheiro com kit de medicamento inútil. Gente que quer te empurrar um monte de suplemento vitamínico desnecessário (muito dos quais tem alúminio, ironicamente rsrs)...
...para "aumentar sua imunidade". Inclusive uma médica que ama ozonioterapia (e a renda advinda dela) e que está doida pra que você não se vacine, pra poder se "tratar" com ela. E tem gente que apenas não conhece química ou fisiologia e farmacologia básica...
Read 8 tweets
Dec 1, 2021
Por que quando a gente usa alguns medicamentos, ou drogas como o álcool, com frequência, eles podem ir "perdendo o efeito" com o passar do tempo, necessitando aumentar a dose ou trocar o fármaco?

Esse mecanismo é chamado na Farmacologia de "Tolerância". Segue o fio pra entender!
Vamos pegar como exemplo aqui o álcool (mas você pode expandir o raciocínio de maneira semelhante para qualquer substância cujo uso contínuo provoque redução de eficácia).

No exemplo do álcool: quem está "acostumado" a beber, sente menos os efeitos do álcool do que quem não bebe
Diversas formas de tolerância podem ocorrer durante o consumo crônico do álcool e por isso ele é um bom exemplo pra ilustrar esse fenômeno.
Primeiramente, é importante notar que a tolerância varia de acordo com a genética individual, bem como com o grau de exposição à bebida.
Read 12 tweets
Nov 25, 2021
Assunto importante aqui:
LIVRO NÃO É SINÔNIMO DE EVIDÊNCIA CIENTÍFICA.

"Nossa, André, mas a gente usa livros durante toda a faculdade, eles são muito importantes para a formação profissional"
São mesmo. Mas não são necessariamente evidências científicas.
Segue o fio.
Já falei por aqui que Medicina, Farmácia, Enfermagem, Psicologia etc são profissões e não necessariamente Ciência/evidência científica. São profissões que representam profissionais que PODEM (e devem sempre) se orientar por meio de evidências.
Com livros acontece algo parecido
O livro é uma tecnologia fantástica. É um objeto portátil que contém símbolos capazes de registrar nossas informações intelectuais em páginas e repassá-las para diversas pessoas, de maneira assíncrona. Sou apaixonado por essa tecnologia insubstituível na sua essência.
Read 11 tweets
Oct 14, 2021
Theodor Morell foi o médico pessoal de Hitler. Ficou conhecido pelos seus "tratamentos não convencionais". Dentre diversas substâncias que prescrevia ao ditador, Morell utilizava um preparado que chamou de "Vitamultin".
Hitler dizia sentir mais "energia" usando esse "remédio" +
A confiança no medicamento milagroso era tanta que passou a ser produzido pela emprese Nordmark e embalada em um papel dourado, com o carimbo: Sonderanfertigung Führer [fabricação especial para o Führer].
Mas qual seria o conteúdo desse "poderoso medicamento revigorante"?
Pó de baga de roseira, limão seco, gérmen de trigo, centeio, leite desnatado em pó, cacau, vitaminas B1 e B3 e açúcar refinado", poderoso hein?

Hitler aparentemente não sofria de carência vitamínica, mas consumia várias "barrinhas douradas" por dia. Fazia estoque do Vitamultin-F
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(