O canal "Animal Planet" fez um "censo" da população humana no nosso planeta. No final de 2020, éramos cerca de 7,8 bilhões. 60% na Ásia, 15% na África, 11% na Europa, 9% na América do Sul, 5% na América do Norte. 51% vivendo em grandes e médios centros urbanos, 49% no campo.
Esse mundo de gente vive no nosso planeta de forma MUITO DESIGUAL.
26% só sobrevivem até 14 anos. 66% morrem entre 15 e 64 anos, e apenas 8% vão além de 65 anos de idade. 23% não têm moradia, mesmo precária. 15% estão desnutridos e/ou passam fome. 13% carecem de água potável.
17% não sabem ler e 93% não cursaram faculdade. 48% enfrentam a vida com renda de US$ 2/dia. 70% não têm acesso à internet e 25% não possuem telefones celulares. Você, que está lendo essa postagem (e eu, que a escrevo), estamos na parcela da Humanidade PRIVILEGIADA.
Parte da "Elite Global", de menos de 7% da população mundial. Devemos aprofundar a consciência de pertença. É urgente cuidar da Casa Comum, a Terra (em colapso ambiental). Em mais um dia que nos é dado viver, cantemos, rezemos, roguemos, peçamos - crentes ou ateus
Com Gilberto Gil, como um mantra: "Tempo rei, tempo rei, ó tempo rei: transformai as velhas formas do viver!".
Pela vontade de 115.023 eleitore/as do RJ, retornei a Brasília como deputado federal. Uma é a Brasília do povo. Outra, a da Esplanada. No Congresso continua a distância entre o querer sentido da população e os discursos das Excelências. O tom das falas está muito mais agressivo.
Há uma extrema direita armamentista e golpista bem barulhenta. As "narrativas" falsas e a irracionalidade sobem à tribuna. Uma das principais responsáveis pela tragédia Yanomami é senadora da República (o PSOL representou contra Damares no Coética).
Notei q no Parlamento há quem defenda sua destruição e fechamento! A patética escalada neofascista. Não mais q 15 senadore/as e deputado/as compareceram ao ato pela democracia promovido pelos servidores em repúdio aos ataques de 8/01.
O que Bolsonaro cortou ou quer cortar para abastecer o orçamento secreto:
Ações para mulheres- 99%
Casa para agricultores- 99%
Infraestrutura para escolas - 97%
Capacitação de professores - 95%
Casa Verde Amarela - 95%
Farmácia Popular - 59%
DataSUS - 58%
Mais Médicos - 50%
👇
Combate ao câncer - 45%
A cada corte ou proposta este post será atualizado. Faltou algum? Deixe o link da matéria nos comentários.
Gosto de pertencer ao PSOL, como os nossos 240.631 filiados, incluindo os 56 mil que vieram desde outubro. Somos um partido em construção e crescimento, com vocação de grandeza. Ao contrário do que podem sentir alguns, o PSOL não me 'limita": me faz melhor como figura pública.
+
Teria 500 ou 50 razões para permanecer no PSOL, mas resumo em cinco:
+
1- O PSOL é um partido que busca ser fiel ao seu próprio nome. Procura manter a dimensão sem a qual qualquer organização política que não seja da ordem perde a razão de ser: o sonho de uma sociedade igualitária. O PSOL é comprometido com a transformação social e a ética pública;+
ÁRVORE DA VIDA
(Breve reflexão para cristãos ou não)
Jesus viveu numa sociedade predominantemente rural, em região sob o domínio do Império Romano e da escravidão. Por isso sua pregação foi marcada por aproximações da vida humana com a natureza e por contestação da opressão.
Na leitura de hoje (Jo, 15, 1-8), que chega a milhões pelo mundo, a comparação é com uma videira, uma parreira. De uma beleza e uma clareza vegetais, verdes, florescentes, frutificantes! Jesus foi um precursor da percepção ecológica e igualitária do mundo.
Somos, cada um(a), galhos e ramos da eterna Árvore da Vida, cuidada por Deus, jardineiro amoroso. Às vezes, é preciso uma "poda". Ela assusta e é doída. Mas, entendida com sabedoria e fé (não resignação!), pode nos ajudar a prosseguir com mais força, e gerarmos mais frutos.
Foi aprovado na Alerj, por 34 votos a 22, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que, na prática, suspende temporariamente o leilão de concessão da CEDAE à iniciativa privada, que estava marcado para esta sexta, 30 de abril. Aprovar o PDL era urgente para impedir o leilão!
Conseguimos, após muita mobilização e pressão dos trabalhadores da Cedae, das centrais sindicais e de parlamentares da oposição.
RAZÕES PARA ESPERANÇA
(MESMO NO PICO DA PANDEMIA)
Sem esperança a vida fica cinza, perde o sentido. Há razões para ter fé na vida, nas pessoas, no que virá - apesar de tudo. Eis algumas, na minha visão e sentimento:
1) acordar vivo e com disposição já é uma benção, um aviso de que é preciso valorizar cada minuto da existência ("Sê inteiro em cada coisa, nada teu exagera ou exclui" - F. Pessoa);
2) a Ciência já derrotou muitas pestes e está vencendo lentamente o novo vírus. Já temos vacinas - patrimônio comum da Humanidade, através do esforço coletivo - e só no Brasil há 17 experiências em curso para desenvolver um imunizador nacional;