📢EXCLUSIVO! 📢Esta manhã foi anunciada no Egito a descoberta de um túnel de 9 m de profundidade e 2 m de largura dentro da Grande Pirâmide (A pirâmide do faraó Khufu, “Quéops” em grego). Este é o fruto de anos de pesquisa entre Egito e Japão. #descoberta#arqueologia
De acordo com o arqueólogo egípcio Zahi Hawass, “esta é a maior descoberta do século”, já que pela primeira vez em 186 anos, uma equipe de arqueologia confirmou que existe um espaço anteriormente desconhecido dentro da maior pirâmide do país.
A descoberta na Pirâmide de Khufu foi possível graças a uma tecnologia utilizada pelos acadêmicos japoneses de medir matéria através de 'múons' do espaço! Eu cheguei a falar previamente sobre isso no Arqueologia Egípcia há uns anos: arqueologiaegipcia.com.br/2020/01/15/a-b…
Isso que eu estou trazendo para vocês são informações preliminares. A notícia saiu agora de manhã, então provavelmente trarei mais coisas para vocês ao longo da tarde. Por isso paciência e qualquer notícia definitiva eu vou levar para o arqueologiaegipcia.com.br
E outra! Preciso falar que ainda é cedo para afirmar muita coisa. Eu particularmente estou dando algum crédito porque o pessoal da Uni. de Nagoya sempre foi sério. Mas, é fácil fazer anúncio para a imprensa e ferver a internet, mas queremos também os relatórios da pesquisa.
Já estou com o artigo deles em mãos!!!
É OFICIAL!
A equipe, após ter certeza de que tinha algo promissor, usou um endoscopio para olhar dentro do "vazio" que tinham encontrado e confiram ser um espécie de corredor/túnel.
Tá aí a imagem:
Acabei de colocar um chip que veio embaladinho, novinho da vivo no meu tablet.
Instalei o WhatsApp e...
Gente... como assim eu herdei o número e o WhatsApp de uma outra pessoa???
🤡
Além de uma foto dele tenho a lista de telefones da família 👀.
Mas que negócio errado!!!
Então tá!
A lista de telefones da família do cara estão ainda no WhatsApp... desde fevereiro.
Então... não foi isso o que rolou não. 🤣
Inclusive acabei de receber uma chamada no WhatsApp de um dos contatos do antigo dono 🤡.
E vamos lá! Sobre a notícia dos 59 sarcófagos lacrados.
Tá errado abrir? Os pesquisadores que estão abrindo os sarcófagos correm o risco de despertar algum microrganismo de mais de 2000 anos????
--- Créditos do vídeo @AusAmbEgy
+
Então gente, tá rolando esse e outros vídeos mostrando várias pessoas que estão ao redor de um sarcófago que está sendo aberto. Isso chocou muita gente por motivos óbvios: aglomeração, ausência de uso de máscara, etc.
E eu também concordo com esse choque! Esse monte de gente ao redor de um sarcófago que será aberto* é algo do qual reclamei ano passado!!! Antes da pandemia da COVID-19! Tá aqui nesse vídeo até:
*mas não pelo motivo que você está pensando.
ECLUSIVO E RARO: O Ministério das Antiguidades do Egito anunciou hoje que encontraram 59 sarcófagos lacrados em Saqqara. Os 27 anteriores era só o começo.
Claro que estou preparando as informações e trarei tudo para vocês em vídeo. #Egito
gente, impactei!
A última vez que ocorreu uma descoberta arqueológica do tipo foi no século XIX.
E que venha o povo "maldição!!!!" "num abra em 2020"
Caso você tenha assistido minha palestra "Onde está a tecnologia do passado" irá se recordar de um momento em que mostro de qual forma imagens de satélite têm auxiliado arqueólogos a descobrir sítios arqueologicos que foram saqueados. +
Pois bem, recentemente essa tecnologia foi utilizada por um paleontólogo chamado Alceu Ranzi. Ele estava observando algumas imagens de satélite e descobriu a destruição de um geoglifo que fica em uma fazenda do Acre.
Isso virou tema de vídeo:
#Geoglifos, falando de forma extremamente básica, são grandes imagens feitas no solo. Os mais famosos são as linhas de #Nazca, no Peru. E aqui no Brasil (imagem) temos vários exemplos de sítios arqueologicos do tipo, especialmente no Acre.
Fotos: Mauricio de Paiva
Há dois anos eu estava indo para o Rio de Janeiro.
Esse trecho é de um vídeo que nunca foi para o canal, já que era uma introdução para um vídeo de visita ao Museu Nacional.
Estava em Brasilia e nem fazia ideia de que ele já estava em chamas.
##MuseuNacionalVive
Tive somente duas oportunidades de visitar o Museu Nacional.
Na primeira foi com meu padrasto, que perdeu todas as fotos da visita, exceto essa na frente do palácio. E a segunda vez foi em 2012 ou 2013, não lembro (2ª foto)... #MuseuNacionalVive
Na segunda visita eu não pude tirar fotos na exposição egípcia. Eu tinha ido lá para estudar e fiquei praticamente sem tempo, mas pensei "próxima vez eu tiro algumas fotos".
No meu último dia sai de lá tarde da noite. Ironicamente o último lugar que vi foi o auditório (...)
No novo vídeo do #ArqueologiaPeloMundo falei sobre a Arqueologia das Práticas Mortuárias e como ela pode ser usada para estudarmos as representações das epidemias na arte.
As ilustrações foram feitas pela @MarciaSandrine, que tem licenciatura em artes visuais e revisou o roteiro.
Vocês podem acompanhar o trabalho dela pelo Instagram: instagram.com/marciasandrine
Quando falei para ela sobre o roteiro e o tom que ele teria, disse que eu queria que as ilustrações lembrassem a capa do livro "O Homem de Giz". Dito e feito. #ArqueologiaPeloMundo #AsFacesDasAntigasEpidemias