Ayub Profile picture
Mar 9 26 tweets 6 min read
Como foi p/ mim ser um dos primeiros analistas externos que revisaram o inquérito sobre a invasão aos servidores do TSE onde o invasor teve acesso ao código-fonte da urna e até hoje não foi identificado? O @Tec_Mundo me perguntou e eu respondi. Siga o fio! 🧵
Alguns pontos que destaco:

1) A PF não fez diligências p/ coleta de provas. No inquérito, todas as informações foram prestadas pelo TSE à PF. Senti falta da polícia ter coletado provas em vez de analisar apenas às apresentadas pelo TSE, que é parte potencialmente não neutra.
2) Quem analisou os logs e montou a linha do tempo dos fatos foi o próprio TSE, não a Polícia Federal. Eu esperava num inquérito encontrar uma narrativa construída pela parte investigadora e não a parte investigada.
3) Nos logs do TSE das invasões existem endereços IPv4 das operadoras Claro e TIM, que poderiam por ordem judicial identificar o assinante de cada conexão e possibilitar à PF que fizesse a diligência na casa e dispositivos destes p/ coletar provas ou identificar a autoria.
4) Mas os pedidos de identificação de titulares dos IPs da PF às operadoras não continham os dados de porta de destino e origem, impossibilitando a perícia de identificar de onde originaram os acessos já que endereços IPv4 são compartilhados por centenas de usuários.
5) Como os logs do TSE não registram de forma completa as portas utilizadas nos acessos à sua rede, torna-se impossível que uma perícia rastreie os acessos p/ encontrar o autor. O próprio TSE não está seguindo o Marco Civil da Internet que orienta o registro de porta.
6) O jurídico da TIM e da Claro recusaram o pedido da PF de identificação de quais assinantes utilizaram conexões da empresa na invasão devidamente embasada na falha técnica do registro de logs por parte do TSE. Perdeu-se aqui a principal chance de identificar o invasor.
7) O perito da PF descobriu que um dos IPs de origem da invasão era operado pela NordVPN e incorretamente inferiu que era do Panamá, já q é o que aparece no WHOIS. Se ele tivesse traçado rota, teria descoberto q o IP é de São Paulo, ao alcance de uma digilência p/ coletar provas.
8) Além de não ter seguido a pista do endereço IP corretamente até São Paulo, não houve por parte do TSE nem da PF o acionamento da Interpol ou representantes diplomáticos do Panamá p/ se avançar na investigação. Ao verem que era do Panamá, abandonaram a pista.Pode isso, Arnaldo?
9) Descobriram o invasor pois acharam incomum o servidor banco de dados do TRE-PE ter acessado o banco de dados do TRE-RN, comunicação que não deveria ocorrer. Se não deveria e ocorreu, é uma evidência que sequer firewall protegendo os bancos de dados existia nos TREs.
10) Um login com poderes de admin do TRE-AP de senha de fácil dedução foi descoberta pelo invasor (estilo joao123). O que evidencia que não há política que exija uma qualidade mínima de senha nos TREs, coisa que até rede social exige de nós.
11) Através desse admin de senha fácil do TRE-AP, os servidores do TSE em Brasília foram acessados. TRE-SP e TRE-BA também foram invadidos e tiveram maquinas com malware de acesso remoto instalado (WebShell). O que foi feito por esse shell é desconhecido.
12) O invasor conseguiu um segundo acesso através de um servidor VoIP (Asterisk) pelo TRE-PB e dele se comunicando com servidores de demais TREs. Esse Asterisk é mantido por um terceirizado,evidenciando que sequer há firewall nos TRE isolando servidores de terceirizados do resto.
13) Foi esse servidor de VoIP controlado por terceirzada que teve os tais logs apagado, o que na entrevista ao @Tec_Mundo explico que por si só não é algo incomum. A falta de firewall na rede interna do TSE e TRE é que o é.
14) O TSE confirma que o invasor teve em abril de 2018 acesso ao código-fonte da urna e senhas do GEDAI-UE, aplicativo de preparação das urnas.
15) O invasor conseguiu se apossar do login do Ministro Sérgio Banhos do TSE e atuar nos sistemas de TI dos tribunais como ele fosse, incluindo correio eletrônico (e-mail). Olhe o perigo!
16) Também fica evidenciado no inquérito, de além de não ter firewall separando servidores sensíveis de máquinas comuns dentro dos TREs e TSEs, não havia 2FA, um segundo fator de autenticação, nem para admins e nem para ministros do TSE.
17) Por esses motivos, o TSE perdeu meu voto de confiança. Esses erros grosseiros de TI me deixam preocupado sobre futuras invasões e ameaças ao processo eleitoral. Quem cometeu esse erro, não vai deixar a peteca cair depois? Eles são qualificados para cuidar do TI das eleições?
18) Para assistir em vídeo minha análise do inquérito o melhor link é esse daqui:
19) Para assistir o episódio do podcast TecInverso na íntegra onde além do TSE falo da minha investigação do vazamento das senhas dos cartões do Banco Inter, o melhor link é esse daqui:
20) E quer passar mal assim como ao ler o inquérito por conta própria? O então presidente da República e a imprensa já o divulgaram. Ele pode ser lido aqui: static.poder360.com.br/2021/08/Inquer…
21) E como ano passado eu simplesmente afirmei via Twitter que se houvesse mais transparência e mais auditoria na parte tecnológica do processo eleitoral, fui banido (e censurado) de outubro/22 até fevereiro/23.
22) E só fui desbanido porque Musk demitiu todos os funcionários do Twitter Brasil. Mesmo sob a gestão dele, enquanto havia um escritório no BR, todos os meus pedidos de revisão de banimento foram recusados alegando que minha presença aqui é uma ameaça a integridade cívica do BR.
23) Mais detalhes sobre as exatas mensagens que motivaram meu banimento no Twitter você encontra aqui:
24) Aí eu te pergunto: a quem interessaria silenciar e censurar alguém que meramente sugere mais transparência e mais auditoria a um processo eleitoral?
25) E outro legado importante deste incidente é: enquanto um grupo seleto e restrito de pesquisadores viram as 17 milhões de linha de código-fonte nos editais de auditoria do TSE sob condições inóspitas do trabalho, não sabemos qual e quais pessoas no mercado negro estão com o… twitter.com/i/web/status/1…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ayub

Ayub Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ayubio

Mar 9
Fui surpreendido com uma horda de terraplanistas comentando um corte de uma entrevista minha em que eu havia provado que a Terra é plana. Oi?! Fiquei tão surpreso quanto você. Siga o fio para entender 🧵:
No Tiktok esse corte já ultrapassou 100 mil visualizações. Não assistiu? Ei-lo aqui no canal de cortes do @tec_mundo:
Nesse corte eu explico que o principal meio físico que compõe a internet é o cabo de fibra ótica. O que faz sermos capazes de trocar mensagens com alguém no Japão é porque há um cabo de fibra ótica que sai do Brasil e chega até o Japão. submarinecablemap.com
Read 9 tweets
Mar 7
Descobri que Tiktok tem transmissão ao vivo e fui ver como é. As primeiras 3 que vi eram mulheres de meia idade recebendo ícones enviados pelos espectadores e agradecendo muito cada um nominalmente. Elogiava cada um, um por um. No tom de voz e nos adjetivos há um certo tom… twitter.com/i/web/status/1…
Achei um cara ouvindo Pearl Jam transmitindo ao vivo ele trabalhando com uma retroescavadeira e tirando duvidas dos espectadores. Me sinto assistindo a TV do Rick and Morty. Image
Na sequência achei uma moça gemendo e sacodindo um pote de maionese cheio de água e bolas de borracha numa espécie de ASMR de coito. Arrastei para cima e caí num pai de santo respondendo perguntas usando baralho cigano.
Read 6 tweets
Feb 15
Quem gosta de tomar vantagem sempre acaba sendo passado para trás sem perceber. Por exemplo: existe frete grátis mesmo? Como raios é sem custo um caminhão sair de outro estado e entregar uma caixa na sua porta?
Se eu for nos Correios com um envelope debaixo da axila, consigo postar numa modalidade grátis? Todo envio tem custo e naturalmente quem está pagando por ele é você.
Acompanho como técnico negociações em TI e telecomunicações e existem compradores já conhecidos no mercado como "chorões". Até vendedores de empresas concorrentes espalham essa má fama de clientes entre si. E qual é o resultado?
Read 7 tweets
Feb 12
Presidente da Anatel dá exemplos exagerados (e até irreais) de ameaças cibernéticas causadas pelas TV Box, caixinhas de TV por assinatura pirata. Há riscos? Muitos! Quais? Siga o fio.
Eu já encontrei essas caixinhas fazendo ataque DDoS deixando alvos fora do ar e a casa do próprio assinante com internet severamente lenta ou fora do ar. Isso por si só já é um prejuízo a quem tem essas caixinhas em casa.
Outro risco relevante é que essas caixas têm acesso aos dispositivos da rede local em LAN, após o NAT. Como muita gente (até profissional da área) confunde NAT com segurança, essas caixinhas usualmente têm acesso irrestrito a sua, sem qualquer proteção como firewall.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(