A ditadura argentina, que se tornaria a mais sangrenta da América Latina, ficou marcada por usar diferentes estratégias para melhorar sua imagem frente ao povo e a setores da comunidade internacional.
Uma delas envolvia diretamente o futebol.
Em 1978, a Copa do Mundo foi disputada na Argentina. A realização do Mundial no país interessava ao ditador Jorge Rafael Videla, já que ajudaria a mascarar a imagem do governo diante da comunidade internacional.
Aquela Copa, que terminou com o título argentino, ficou marcada por alguns acontecimentos. Um dos mais marcantes foi a partida entre Argentina e Peru, quando os anfitriões precisavam vencer por 6 gols de diferença para avançar de fase e não cair precocemente.
E conseguiram.
Depois da partida, muitas acusações de que o jogo teria sido manipulado pelo regime começaram a aparecer, incluindo uma denúncia de Velásquez, jogador peruano, que disse que seis colegas de time tinham se vendido.
Quando a ditadura finalmente chegou ao fim, em 83, ocorreram julgamentos para decidir as punições para os responsáveis pelos crimes praticados durante o período. E esse é o tema do filme “Argentina, 1985”, de Santiago Mitre, que concorre ao #Oscar em 2023.
Estrelado pelo ator Ricardo Darín, o filme disputa a estatueta na categoria de Melhor Filme Internacional e foi indicado por Messi, que demonstrou toda a sua torcida no Instagram.
Agora se liga nessa dica: você pode acompanhar toda a cerimônia do #Oscar pela live do canal @pipocando, em parceria com a @KTO_brasil.
Além disso, se você, assim como o Messi, vai torcer por algum filme, pode dar uma olhada no mercado do #Oscar lá no site da @KTO_brasil e deixar sua aposta nos candidatos que acredita que levaram algum prêmio.
O escudo do Paysandu Sport Club, um dos clubes mais tradicionais do Norte do Brasil, é carregado de simbolismo e história. Fundando em 1914, nasceu da vontade de um grupo de dissidentes de outra equipe de Belém, o Norte Club, que queria criar uma nova agremiação esportiva. O emblema sintetiza visualmente a sua trajetória centenária.
Segue 🧵 #paysandu #papaodocuruzu
Com um fundo azul celeste e as iniciais PSC em branco, o escudo carrega duas estrelas prateadas que representam os títulos do Brasileiro da série B de 1991 e 2001. A dourada ao centro é para a conquista da Copa dos Campeões de 2002, que garantiu uma histórica participação na Libertadores de 2003 e marcou o Paysandu como o único time da região norte do Brasil a disputar o torneio.
O detalhe mais icônico do emblema é o “Pé Alado”, que faz uma alusão ao deus Hermes da mitologia grega, conhecido por sua agilidade. Desenhado por Mário Bayma de Moraes, o pé simboliza o “objetivo de velocidade da equipe, que jamais seria igualada ou superada pelos adversários, pois chegaria aos limites do voo”.
Nos estádios espanhóis não é raro insultos racistas e xenofóbicos ecoarem nas arquibancadas. Mas Lamine Yamal e Nico Williams mostram que a Espanha também é o país deles.
Lamine Yamal e Nico Williams, destaques da seleção espanhola nessa Eurocopa, têm apenas 16 e 21 anos, respectivamente, e já fazem parte de uma nova geração do futebol espanhol.
Ambos filhos de imigrantes, nasceram e foram criados na Espanha, mas há quem ainda não aceite que são espanhóis e que pratique sobretudo racismo contra os jovens atletas.
Com o histórico de confusões das torcidas da Inglaterra e da Sérvia, as forças de segurança da Alemanha ligaram o alerta para possíveis confrontos e classificou alguns jogos das duas seleções como de “alto risco”. E as primeiras brigas já começaram nas ruas de Gelsenkirchen.
Segue o fio🧶
#inglaterra #sérvia #eurocopa #alemanha
Com o crescimento da violência no futebol europeu nos últimos anos, a forças de segurança da Alemanha ligaram o alerta para possíveis confrontos entre hooligans durante a EURO 2024.
De acordo com o histórico, as autoridades classificaram alguns jogos da Inglaterra e da Sérvia como de “alto risco”, principalmente o confronto entre os dois países, na rodada de estreia.
Durante a Copa de 2014, mesmo proibido, Bebote Alvarez, um dos barras-bravas mais perigosos da Argentina, veio ao Brasil e frequentou alguns jogos da Argentina até ser descoberto e preso.
Segue o fio🧶
Pablo “Bebote” Álvarez é um dos barra-bravas mais famosos da Argentina. Além de líder da Los Diablos Rojos do Independiente, comandou as Hinchadas Unidas Argentinas, um movimento que uniu torcidas do país para torcer de forma organizada durante Copas do Mundo.
Envolvido em diversos crimes e proibido de frequentar estádios em seu país natal, Álvarez constava na lista enviada pela Argentina de “torcedores perigosos” para o Brasil na Copa de 2014.
Nascido na Inglaterra, mas com pais jamaicanos, Dainton Connel virou uma lenda na torcida do Arsenal numa época em que as arquibancadas britânicas eram quase que exclusivas para torcedores brancos.
Hoje o PELEJA te conta a história de um dos primeiros hooligans negros da história.
Segue o fio 🧶
Numa época em que apenas brancos frequentavam as arquibancadas inglesas, Dainton Connell, conhecido como "The Bear", destacou-se como um dos primeiros negros hooligans, sendo até hoje lembrado como uma lenda da torcida do Arsenal.
Nascido na Inglaterra, mas com pais jamaicanos, aos 16 anos ele deixou a escola e começou a trabalhar como montador de andaimes, profissão que exerceu por muitos anos.