A ditadura argentina, que se tornaria a mais sangrenta da América Latina, ficou marcada por usar diferentes estratégias para melhorar sua imagem frente ao povo e a setores da comunidade internacional.
Uma delas envolvia diretamente o futebol.
Em 1978, a Copa do Mundo foi disputada na Argentina. A realização do Mundial no país interessava ao ditador Jorge Rafael Videla, já que ajudaria a mascarar a imagem do governo diante da comunidade internacional.
Aquela Copa, que terminou com o título argentino, ficou marcada por alguns acontecimentos. Um dos mais marcantes foi a partida entre Argentina e Peru, quando os anfitriões precisavam vencer por 6 gols de diferença para avançar de fase e não cair precocemente.
E conseguiram.
Depois da partida, muitas acusações de que o jogo teria sido manipulado pelo regime começaram a aparecer, incluindo uma denúncia de Velásquez, jogador peruano, que disse que seis colegas de time tinham se vendido.
Quando a ditadura finalmente chegou ao fim, em 83, ocorreram julgamentos para decidir as punições para os responsáveis pelos crimes praticados durante o período. E esse é o tema do filme “Argentina, 1985”, de Santiago Mitre, que concorre ao #Oscar em 2023.
Estrelado pelo ator Ricardo Darín, o filme disputa a estatueta na categoria de Melhor Filme Internacional e foi indicado por Messi, que demonstrou toda a sua torcida no Instagram.
Agora se liga nessa dica: você pode acompanhar toda a cerimônia do #Oscar pela live do canal @pipocando, em parceria com a @KTO_brasil.
Além disso, se você, assim como o Messi, vai torcer por algum filme, pode dar uma olhada no mercado do #Oscar lá no site da @KTO_brasil e deixar sua aposta nos candidatos que acredita que levaram algum prêmio.
Gary Lineker é um dos mais importantes jogadores da história do futebol inglês.
Três vezes artilheiro da Premier League, artilheiro da Copa do Mundo de 86, Lineker é hoje comentarista da BBC.
Um dos apresentadores do famoso programa “Match of the Day”, Lineker ficou em evidência na última semana após criticar fortemente o novo programa de imigração do governo britânico.
O ex-jogador comparou as medidas britânicas à propaganda da Alemanha nazista.
Em 2014, antes da Copa no Brasil, Messi e toda a seleção argentina se juntaram à campanha da busca pelos netos e netas desaparecidos e “roubados” pelos militares durante a ditadura no país.
O lema da campanha era: “Se aproximem das avós. Procuramos vocês há 10 Mundiais”.
Para quem não sabe, os agentes da última ditadura argentina mantinham um esquema de roubo de bebês paridos por militantes políticas torturadas e assassinadas em centros clandestinos de detenção.
Muitos estão desaparecidos ou vivendo com outras famílias até hoje.
A campanha incentiva pessoas nascidas entre 1975 e 1983 que tenham dúvidas sobre sua identidade a entrar em contato com as organizações das ‘Avós da Praça de Maio’.
Há 81 anos anos, o futebol feminino era proibido no Brasil.
Segue o fio… 🧵
No dia 14 de abril de 1941, um decreto assinado por Getúlio Vargas proibia para mulheres a prática de futebol.
Segue o fio de como foi esse processo.
Tudo começou em 1940.
Em São Paulo, o recém-inaugurado Pacaembú ia receber a partida entre os times masculinos de São Paulo e Flamengo para um amistoso. A promessa era de um grande público para o jogo.
Santos x Peñarol: a maior loucura da história da Libertadores.
Segue o fio… 🧵
O ano era 1962 e Santos e Peñarol iriam disputar a finalissíma da Copa Libertadores.
O Peñarol era a grande estrela do continente. Os uruguaios haviam conquistado a Libertadores nos dois anos anteriores - 60 e 61 - e iam forte em busca do tricampeonato.
Bateram o Olímpia (PAR) em 60 e o Palmeiras em 61.
No final dos anos 70 a Coligay, torcida organizada idealizada por torcedores homossexuais do @Gremio, abalou as estruturas do futebol gaúcho e brasileiro e foi até usada de amuleto pelo @Corinthians para acabar com um jejum de 23 anos sem títulos. Segue o fio:
Em 1977 o Grêmio vivia uma das suas melhores fases dentro de campo, mas uma coisa ainda incomodava alguns torcedores: a falta de grandes festas nas arquibancadas. Foi por isso que Volmar Santos, tricolor fanático, decidiu criar uma torcida organizada.
Nasceu, então, a Coligay. O nome juntou uma parte de Coliseu, boate da qual Volmar era dono, e gay, por causa da orientação sexual dos integrantes. Estreando no estádio no jogo contra o Santa Cruz-RS, o grupo de torcedores não passaram despercebidos.