(1/5)E lá vamos nós de novo! Mercado brincando nos extremos, onde a "trocação" dos compradores e vendedores enaltece. #Ibovespa piscou 100mil, mas logo já foi voltando. A longa sombra inferior reporta um contra-ataque dos compradores vindo das mínimas.
2/5 Hoje foi o 5o dia seguido de queda seguida do #Ibovespa e permanecendo assim será 4a semana de queda seguida. Muita coisa "sobrevendida". Ao quantificar o IFR temos apenas 9,09% de papéis sobrevendidos. Pouco? Qnt menor , melhor, pq sobrevenda mesmo foi dia 02/03.
3/5 Voltamos candle que sugere fundo: Martelo.
Temos uma lista grande de 201 ativos "negociáveis".
12,94% candles de fundo.
17,91% Dojis (candles de indefinição), o que dá sustentação ao suporte 100k.
25,37% DOJI + Candle de fundo
Acima dos 25% é muito bom! Sinais prévios.
4/5 Rotação setorial favorável. O RRG (o original). Dos 7, apenas 1 está a esquerda acelerando momentum entrando no quadrante FORTALECENDO (ICON). Os demais a direita reforçam sustentação do Ibovespa.
IMAT + INDX na rotação contrária. É hora de gerar alpha. Melhor oportunidade!
5/5 % de papéis acima da MMA200 e MMA50, acelerando 26% e 31,82% respectivamente. Mesmo com 5 dias seguidos de baixa + 4 semanas seguidas de queda, os indicadores NÃO RENOVARAM mínimas (perder o último fundo). Temos uma bela divergência aqui.
Muita coisa para não ignorar. Enjoy.
Muita coisa para não ignorar!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Não adianta ficar escrevendo "faz o L" enquanto as coisas mais importantes tão passando na sua frente. Especialmente quando se trata do mercado acionário brasileiro.
Bora estudar esse ciclo aí... Ele é longo e muito lucrativo. Ajusta o tamanho de estômago e bora.
Repostando esse gráfico aqui:
Preto - Ibovespa Equal Weighted
Verde - Ibovespa normal
Value x Growth stocks... mudança de regime de fluxo. Juro real na praça... O dinheiro voltando a valer dinheiro.
2002 feelings?
Peguei o Ibovespa e transformei em equalweighted. Quando colocamos pesos iguais, o índice passa representar empresas ligadas a economia local. Olha a tamanha destruição! Já perdemos a mínima da pandemia e estamos próximos de testar o fundo 14 de junho de 2018
Só pontuando uma coisinha. O Ibovespa EqualWeighted aí está em dólar, sem querer entrou "default". Em reais, estamos testando a mínima da pandemia neste momento. Continua ruim e estamos "mais pobres" em dólar.
Agora segue todos os setores da B3, também Equal Weighted. Indicador abaixo do gráfico é a performance relativa ao Ibovespa Index normal
1. CORONAVÍRUS. Sabe aquela hora que vc recebe tanta coisa de todos os lados e fica meio irritado? Cada um fala o que quer e acaba que ninguém sabe de nada e só especula? Nessas horas, no clima de aversão ao risco (as vezes escuridão do mercado), recorro ao Intermarket Analysis.
2. Lógico que não vamos desprezar o sell off de segunda feira passada. Investidores correram p/ zona de segurança comprando Bonds. Outro sinal relevante são as commodities mais sensíveis a economia como Cobre e Petróleo que caíram forte.
3. Segunda passada foi a continuidade deste momento. O sell off, aliás, levou a maior queda global de ações dos últimos 3 meses. Até tivemos um repique com as ações (sp500), mas os Bonds Yields e Commodities não. Pra coisa funcionar tudo tem q ir na mesma direção. Certo?
Chegou agora? Que viu as perdas acontecerem e se decepcionou?
Você está decepcionado, porque a realidade não estava de acordo com suas expectativas. Espere menos do mercado e exija mais de si mesmo - mais disciplina, paciência, perseverança, sabedoria, imparcialidade ...
Chegou agora? Achou que os seu resultados iria ser igual ao do seu cunhado? Entenda que não dá para esperar a mesma coisa, pois cada um tem um perfil de risco diferente do outro.
Você precisa saber do seu. Isso é mais importante do que qualquer setup mirabolante.
É muito difícil explicar isso. Quem tá começando agora não intende na largada. Estamos 13,38% pra frente em 2020. Resultado de um planejamento de meses atrás.
Não seja imediatista. Planeje. Espere menos do mercado e mais de você. Adaptabilidade é fundamental.
A matéria de hoje no @EstadaoEconomia é alarmante! Deram destaque para a assistente de marketing, Patrícia, que diz que "está agoniada, não sabe o que fazer". Tudo isso porque ela "investe" na Poupança. Com a queda de juros, o jornal destaca possibilidade de "perda de dinheiro".
Primeiro: Poupança não é investimento. Segundo: A matéria diz "em vez de verem seus rendimentos renderem, podem perder dinheiro" é um tremendo equívoco.
Você não perde dinheiro, mas sim poder de compra. O que embola ainda mais o meio de campo. Mas, vamos lá...
Ela tem 28 anos, portanto já nasceu após o período de hiperinflação. Digamos que ela começou a ter renda aos 18 anos, isto é, em 2009 a tx Selic era 8,75%. Antes de sentar o pau, considere-a uma VENCEDORA. Patricia tem renda e é POUPADORA, coisa q a maioria dos brasileiros n são.
1. A DOR DA PERDA
Estou recebendo msgs, todas mto parecidas, que são originadas da mesma questão: A inconsequência.
Me pedem para analisar um ativo que virou prejuízo e que não sabe mais o que fazer. "RAFI, não aguento mais tomar pau do mercado".
Problema é do mercado ou dele?
2 N se pode prever o mercado O preço é imprevisível, e quanto maior a frequência, maior será a dificuldade de você sair da "randomização" do mercado. Você entra num baile, que a música não é sua, você não gosta, se sente mal e ainda é obrigado da dançar.
Problema do baile ou seu?
3 Não adianta querer buscar explicações depois que já aconteceu. Será mais uma maneira de procrastinar o que já deveria ter aprendido: Um método.
Quando antes de entrar no baile, saiba onde será sua saída quando tocar sua música predileta ou a pior delas!