Um #tbt que hoje parece até ter saído dos confins de um multiverso qualquer. Representantes de quase todos os segmentos políticos da sociedade capixaba unidos sob a pauta de trazer investimentos da Petrobrás para o Espírito Santo.
O ano era 2010 e setores da esquerda à direita da política capixaba fizeram pressão para que a Petrobrás se estabelecesse de vez no Estado. Entre as figuras, o mesmo governador Renato Casagrande, que chegou a fazer fala em defesa dos investimentos da empresa.
Hoje ele defende exatamente o contrário: a retirada dos investimentos da Petrobrás de campos onshore para entregar às empresas privadas nanicas de petróleo. Quais interesses estão por trás dessa mudança, não sabemos e não podemos afirmar.
E não vamos nem falar do Maligno Malta, ali no meio.
Fato é que apesar das divergências políticas que perduram até hoje, naquele momento, os interesses do Espírito Santo estavam salvaguardados.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Vem cá, vocês gostam de treta? Hoje seremos motoboys de uma e vamos mostrar como o @luisnassif alugou uma GUARAPARI INTEIRA na cabeça da burguesia capixaba.
Segura na nossa mão para não se perder porque o fio é longo.
Começou assim: 👇
Já há algumas semanas os setores ligados ao @SistemaFindes descobriram um artigo ainda do ano passado do jornalista Luis Nassif, em que ele relata, com dados do IBGE, que a atividade industrial do ES teve a maior retração do Brasil. Eis o artigo:
Acontece que as “cabeças pensantes” da entidade parecem ter bugado. Sabemos que o @SistemaFindes se orgulha, sem muito lastro na realidade, de ser a locomotiva do crescimento do ES. Diante disso, ver os números apontados pelo jornalista de que, entre 2012 e 2022, +
Isso aqui chega a ser engraçado, de tão ridículo. Na matéria eles falam em superávit de R$ 65 bilhões nos últimos quatro anos. Mas pagar imposto de exportação não pode, porque “inviabilizará o negócio”. Sério, eles estão tirando onda com a sua cara!
Sabem o que a PetroRio e quem mais vier com essa desculpa esfarrapada poderia fazer para “fugir desse imposto”? Investir em novas refinarias no país. Porque além de não pagarem esse imposto, ainda poderiam competir no mercado nacional.
Olha que maravilha! Aproveitem esse superávit aí e criem uma refinaria 100% privada para competir com a refinaria da Petrobrás, ué.
Daí sim eles poderiam falar sobre concorrência no refino, algo que hoje simplesmente não existe porque as refinarias da Petrobrás foram construídas
Alguém avisa o assessor informal do @SistemaFindes, @Abdo_Filho, do @AGazetaES que para construir a Fafen, não é necessário fazer estudo de viabilidade. Principalmente vindo da Findes.
Primeiro, isso já foi feito pela Petrobrás, basta revisitar +
Segundo, qualquer estudo desse tipo deveria ser realizada pelo @GovernoES, através da Secretaria de Desenvolvimento. (Inclusive, é absurdo que não tenha sido feito ainda, né @Casagrande_ES ? Vamo combinar?)
E assim, na boa... Essa visão não pode ter o viés do empresariado da Findes. Tem que ser uma visão independente, pensando no futuro do Estado. Não pode ser capturado pelos interesses dos "líderes" do @SistemaFindes, que é composto por um monte de gente obsoleta.
Primeiro q “junior oils” é o c4cete. Isso é nome bonitinho para falar de empresas laranjas que surgiram do absoluto NADA para parasitar o mercado a partir da destruição da Petrobrás. Aliás, é muito estranho que não tenha havido em quatro anos uma única matéria a respeito de uma+
certa empresa de petróleo que surgiu como uma microempresa em 2018, com capital social ridículo, arrebatar oito campos de petróleo (todos da Petrobrás). fup.org.br/a-3r-petroleum…
Estamos aqui para defender os interesses dos petroleiros, do Espírito Santo e da soberania energética do nosso país!
Hoje nós do Sindipetro-ES participamos do encontro que envolveu outros sindicatos da FUP com o vice-presidente da república e ministro da Indústria e Comércio,
Geraldo Alckmin, para apresentar as nossas pautas.
O que queremos para o Espírito Santo não é novidade: a retomada das fábricas de fertilizantes em território nacional, inclusive a Fafen, a ser construída em Linhares; a construção das rotas 3 e 4 do gás do Pré-Sal,
com a 4 ligando o Terminal de Campos (RJ) ao Terminal de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares; além das ações de privatização que estão em andamento, com o grupo apoiando a decisão recente do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, em suspender as vendas dos ativos da companhia