Um #tbt que hoje parece até ter saído dos confins de um multiverso qualquer. Representantes de quase todos os segmentos políticos da sociedade capixaba unidos sob a pauta de trazer investimentos da Petrobrás para o Espírito Santo.
O ano era 2010 e setores da esquerda à direita da política capixaba fizeram pressão para que a Petrobrás se estabelecesse de vez no Estado. Entre as figuras, o mesmo governador Renato Casagrande, que chegou a fazer fala em defesa dos investimentos da empresa.
Hoje ele defende exatamente o contrário: a retirada dos investimentos da Petrobrás de campos onshore para entregar às empresas privadas nanicas de petróleo. Quais interesses estão por trás dessa mudança, não sabemos e não podemos afirmar.
E não vamos nem falar do Maligno Malta, ali no meio.

Fato é que apesar das divergências políticas que perduram até hoje, naquele momento, os interesses do Espírito Santo estavam salvaguardados.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Sindipetro-ES

Sindipetro-ES Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @sindipetro_es

Mar 16
O que ocorreu no campo de Patola, na Bacia de Campos, é um exemplo do que está ocorrendo na maior parte dos campos vendidos pela Petrobrás.

O campo foi vendido em 2021 por US$ 191 milhões. Levando em consideração o potencial do campo, foi dinheiro de pinga. Image
Agora a empresa australiana que comprou o campo comemora produção maior que o esperado.

Acontece que a Petrobrás sempre soube do potencial do campo de Patola.

O que justifica essa venda senão a intenção de fazer com que os seus concorrentes do mercado se fortaleçam.
E que tipo de empresa fortalece seus concorrentes?

O que ocorreu com a Petrobrás nos últimos anos foi indecente e não acontece em lugar nenhum no mundo.

E ainda temos que aturar “junior oils” por aí reclamando das vendas absurdas que ocorreram. A Petrobrás tem mais que ir +
Read 4 tweets
Mar 15
Boa tarde, pessoal! Tudo bem?

Vem cá, vocês gostam de treta? Hoje seremos motoboys de uma e vamos mostrar como o @luisnassif alugou uma GUARAPARI INTEIRA na cabeça da burguesia capixaba.

Segura na nossa mão para não se perder porque o fio é longo.

Começou assim: 👇
Já há algumas semanas os setores ligados ao @SistemaFindes descobriram um artigo ainda do ano passado do jornalista Luis Nassif, em que ele relata, com dados do IBGE, que a atividade industrial do ES teve a maior retração do Brasil. Eis o artigo:

jornalggn.com.br/coluna-economi…
Acontece que as “cabeças pensantes” da entidade parecem ter bugado. Sabemos que o @SistemaFindes se orgulha, sem muito lastro na realidade, de ser a locomotiva do crescimento do ES. Diante disso, ver os números apontados pelo jornalista de que, entre 2012 e 2022, +
Read 23 tweets
Mar 14
Isso aqui chega a ser engraçado, de tão ridículo. Na matéria eles falam em superávit de R$ 65 bilhões nos últimos quatro anos. Mas pagar imposto de exportação não pode, porque “inviabilizará o negócio”. Sério, eles estão tirando onda com a sua cara! Image
Sabem o que a PetroRio e quem mais vier com essa desculpa esfarrapada poderia fazer para “fugir desse imposto”? Investir em novas refinarias no país. Porque além de não pagarem esse imposto, ainda poderiam competir no mercado nacional.
Olha que maravilha! Aproveitem esse superávit aí e criem uma refinaria 100% privada para competir com a refinaria da Petrobrás, ué.

Daí sim eles poderiam falar sobre concorrência no refino, algo que hoje simplesmente não existe porque as refinarias da Petrobrás foram construídas
Read 6 tweets
Mar 14
Alguém avisa o assessor informal do @SistemaFindes, @Abdo_Filho, do @AGazetaES que para construir a Fafen, não é necessário fazer estudo de viabilidade. Principalmente vindo da Findes.

Primeiro, isso já foi feito pela Petrobrás, basta revisitar +

agazeta.com.br/colunas/abdo-f…
o projeto iniciado ainda no governo Dilma.

Segundo, qualquer estudo desse tipo deveria ser realizada pelo @GovernoES, através da Secretaria de Desenvolvimento. (Inclusive, é absurdo que não tenha sido feito ainda, né @Casagrande_ES ? Vamo combinar?)
E assim, na boa... Essa visão não pode ter o viés do empresariado da Findes. Tem que ser uma visão independente, pensando no futuro do Estado. Não pode ser capturado pelos interesses dos "líderes" do @SistemaFindes, que é composto por um monte de gente obsoleta.
Read 7 tweets
Mar 13
Oi, pessoal! Como cês tão? Tudo certinho? Comendo bem, se hidratando, se alongando e odiando o capitalismo?

Ótimo!

Então segurem na mão do ADM aqui, porque o fio é longo mas vamos MACETAR esse release... digo, matéria do @JornalOGlobo.

oglobo.globo.com/economia/negoc…
Primeiro q “junior oils” é o c4cete. Isso é nome bonitinho para falar de empresas laranjas que surgiram do absoluto NADA para parasitar o mercado a partir da destruição da Petrobrás. Aliás, é muito estranho que não tenha havido em quatro anos uma única matéria a respeito de uma+
certa empresa de petróleo que surgiu como uma microempresa em 2018, com capital social ridículo, arrebatar oito campos de petróleo (todos da Petrobrás).
fup.org.br/a-3r-petroleum…
Read 10 tweets
Mar 10
Estamos aqui para defender os interesses dos petroleiros, do Espírito Santo e da soberania energética do nosso país!

Hoje nós do Sindipetro-ES participamos do encontro que envolveu outros sindicatos da FUP com o vice-presidente da república e ministro da Indústria e Comércio, Image
Geraldo Alckmin, para apresentar as nossas pautas.

O que queremos para o Espírito Santo não é novidade: a retomada das fábricas de fertilizantes em território nacional, inclusive a Fafen, a ser construída em Linhares; a construção das rotas 3 e 4 do gás do Pré-Sal, Image
com a 4 ligando o Terminal de Campos (RJ) ao Terminal de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares; além das ações de privatização que estão em andamento, com o grupo apoiando a decisão recente do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, em suspender as vendas dos ativos da companhia
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(