#DicaDeLeitura

17/3 - Folha de S. Paulo: “Escolas estaduais ofertam ao menos 1.526 disciplinas no novo ensino médio”

Estudantes reclamam que aulas de como se tornar um milionário e de RPG estão tomando tempo dos conteúdos curriculares tradicionais

Jornalista: Isabela Palhares… twitter.com/i/web/status/1…
Em nota, o MEC disse ter a "convicção de subsidiar qualquer tomada de decisão e reavaliação quanto ao Novo Ensino Médio com base em diálogo amplo e democrático", por isso, decidiu implementar uma consulta pública com audiências, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas… twitter.com/i/web/status/1…
Além do grande número de disciplinas em oferta em todo o país, o levantamento identificou como o novo ensino médio foi implementado de forma diversa em cada estado. Enquanto o Piauí, por exemplo, oferece sete disciplinas diferentes aos seus estudantes, o Distrito Federal dispõe… twitter.com/i/web/status/1…
Com alto índice de abandono escolar e baixo nível de aprendizado, o ensino médio é considerado há anos um dos gargalos da educação básica do país. Com o objetivo de reverter os resultados negativos, o governo Michel Temer (MDB) aprovou em 2017 a reforma dessa etapa.

Pela lei… twitter.com/i/web/status/1…
O novo modelo estabeleceu que as redes de ensino têm autonomia para definir quais itinerários ofertam, assim como as disciplinas que os compõem, considerando os interesses da comunidade escolar.

Estudantes e professores reclamam que os itinerários formativos foram implementados… twitter.com/i/web/status/1…
Kaick Pereira da Silva, 18, terminou os estudos em uma escola estadual em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, no ano passado, e avalia que parte da carga horária foi perdida com essas novas disciplinas.

Sem ter conseguido uma boa nota no Enem, ele decidiu que voltará para um… twitter.com/i/web/status/1…
"Tinha que usar um programa chamado Canvas [plataforma de design gráfico] para criar os rótulos, mas nem o professor tinha sido ensinado como usá-lo. Ele pedia que a gente buscasse explicações no YouTube para conseguir fazer as atividades."

Alunos deparam-se ainda com problemas… twitter.com/i/web/status/1…
"É uma grande falácia dizer que os alunos estão escolhendo estudar o que os interessa. Eles estão tendo que aceitar o que as escolas conseguem oferecer. A reforma esvaziou o aprendizado do ensino médio", diz @DanielCara, professor da USP e dirigente da Campanha Nacional pelo… twitter.com/i/web/status/1…
Já Kátia Smole, diretora do Instituto Reúna (organização associada à Fundação Lemann, uma das entidades que ajudou a formular o novo ensino médio) e secretária de Educação Básica do MEC durante o governo Temer, opõe-se à revogação.

"Ajustes são necessários, precisamos dar mais… twitter.com/i/web/status/1…
Para Carlos Artexes, que foi coordenador-geral do ensino médio e diretor de orientações curriculares do MEC, a nova lei do ensino médio, em vez de dar mais liberdade para os sistemas de ensino, impôs a criação dos itinerários formativos e de disciplinas variadas.

"Desde 1996,… twitter.com/i/web/status/1…
Como o ministro Camilo Santana já descartou a possibilidade de revogar o novo ensino médio e citou a necessidade de "rever falhas", Artexes defende que o governo Lula reconsidere a obrigatoriedade da oferta de itinerários.

"As escolas deveriam, assim como ocorria antes, ter a… twitter.com/i/web/status/1…
VEJA ALGUMAS DAS DISCIPLINAS QUE SÃO OFERTADAS NO NOVO ENSINO MÉDIO

O que rola por aí?
Ofertada na rede estadual do Rio de Janeiro, com a proposta de "explorar as diversas formas de expressão utilizadas no universo digital"

Educação Financeira - Torne-se um milionário… twitter.com/i/web/status/1…
A pedido da @Folha, segue o link da matéria:

www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/…
Reitero, vale ler 👆

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Daniel Cara - Educação e Ciência

Daniel Cara - Educação e Ciência Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DanielCara

Jun 2, 2022
A Câmara votou o PL 4188, que permite aos bancos TOMAR a ÚNICA CASA de famílias vulneráveis e endividadas. Sabem aquelas cenas de filmes dos EUA? Vai ser pior aqui. Tábata Amaral votou a favor. Mas não foi a única. Ninguém que ajudou a aprovar essa matéria merece seu voto.
A matéria segue para o Senado, onde será apreciada. A aprovação do PL 4188 foi silenciosa. Vamos lutar contra ele, cuja crueldade demonstra que vencer Jair Bolsonaro é apenas o primeiro, ainda que decisivo, passo. O mais difícil será vencer o neoliberalismo e o bolsonarismo.
Para mais informações sobre o PL, recomendo seguir o David:
Read 4 tweets
Mar 4, 2022
Texto do Global Times 🇨🇳:

“Washington, como causador da tensão na Ucrânia, não está em posição de pedir a outros países que sigam sua posição para condenar ou sancionar a Rússia. Não pode pedir ao mundo inteiro que pague pelo caos que criou.” +
Título: “The US tries hard to hijack world's view on Russia, but more countries not buying it”
globaltimes.cn/page/202203/12…
Na charge que ilustra o texto, o peão tem as cores da bandeira da Ucrânia: Image
Read 6 tweets
Mar 3, 2022
A Estratégia da Ferradura
A coluna russa de tanques, parada a 30km acima de Kiev, é intrigante. A dúvida: é estratégia ou é erro de logística? Enquanto isso, as forças russas atacam o Sul e o Oeste ucraniano.
A ferradura de Putin vai se formando.
Aqui um mapa que sugere qual seria o avanço e o limite possível para as tropas russas, feita pelo analista @KofmanMichael.
Nesse outro mapa, do @TheStudyofWar, o cenário atual da Guerra, em termos de territórios ocupados pelos russos. Odessa já está sob forte ataque. Se for tomada, a Ucrânia perde o acesso ao mar.
Read 7 tweets
Mar 2, 2022
Dias atrás escrevi que estávamos assistindo ao "alvorecer de uma nova História". Foi em um fio que viralizou. Como no mesmo tuíte - de um extenso fio - eu afirmei (como todos os analistas militares também fizeram) que Kiev cairia rápido, uma horda de militantes do MBL +
que praticam oportunismo com a bandeira da Ucrânia, jornalistas lava-jatistas, alguns bolsonaristas, poucos petistas, militantes do PSOL (que se pautam exclusivamente por redes sociais) e até pesquisadores ressentidos com os fatos, participaram de um ataque tosco. +
Vi pessoas de esquerda e colegas da Universidade, que conheço e convivo, comemorando o "erro de análise", em postagens sexistas que afirmavam que sou "mamador de ditador". Moristas (do MBL) comemorando a vitória ocidental e postando, em seguida, a foto do Vampeta nú.+
Read 14 tweets
Mar 2, 2022
Desde janeiro tenho mantido uma rotina diária de leitura das análises de guerra do Ocidente - tanto de militares quanto de civis. (Infelizmente, poucos russos e chineses expõem suas visões). Leio excelentes analistas, mas a torcida ocidental contra V. Putin sempre escapa. +
Mesmo criticando (com excessos) a atuação militar, já reconhecem que a principal característica russa apareceu: a capacidade de aprender com os erros e com o contexto. Contudo, já é tarde para as forças de V. Putin cumprirem missões sem escalar a violência. +
A Ucrânia luta legitimamente por sua liberdade e soberania, mas os riscos para sua resistência e, principalmente, para seu povo, já podem ser compreendidos como uma irresponsabilidade do Ocidente - que usa V. Zelensky como mártir de seu combate contra a Rússia (e a China).+
Read 7 tweets
Mar 1, 2022
Após analistas militares e civis dos EUA, Reino Unido e OTAN reiterarem erros logísticos da Rússia - o que encontra amparo na expectativa frustrada de uma ocupação rápida de Kiev -, fica evidente que a atual estratégia russa é de cerco, Boa parte do arsenal russo ainda não foi +
empregado, especialmente o aéreo (caças, helicópteros e drones). Há duas possibilidades, não excludentes: 1) pressionar por uma rendição da Ucrânia, reduzindo o derramamento de sangue; 2) obstáculos causados por problemas logísticos e de coordenação. +
A esperança agora é por uma possível retomada das negociações entre os lados. Nesse momento, China e França colaboram para a paz. EUA, Reino Unido e OTAN pressionam o lado ucraniano a resistir: querem evitar, principalmente, uma possível mediação chinesa, amparada pela França.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(