Daniel Cara - Educação e Ciência Profile picture
Professor e pesquisador na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Corinthiano.
5 subscribers
Mar 20 10 tweets 3 min read
#RevogaNEM
Como há muita dúvida:

Qual é a questão das 2.400 horas de Formação Geral Básica (FGB) e por qual motivo lutamos tanto por essa carga horária no Ensino Médio?

Não é um tema simples, mas para uma introdução… siga o fio 🧶… - 1/n Segundo o art. 205 da Constituição Federal, a missão da Educação no Brasil é o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A Formação Geral Básica deve compreender esse tripé. E todas as cidadãs e todos os cidadãos brasileiros devem ter acesso a ela (FGB). 2/n
Aug 8, 2023 12 tweets 3 min read
#RevogaNEM
O MEC divulgou os resultados da Consulta Pública sobre o Novo Ensino Médio e apresentou uma proposta. Se mantida, ela traz avanços, mas precisa ser aperfeiçoada.
1) O MEC recuou e assume agora as 2400 horas de Formação Geral Básica (FGB) que propusemos no PL 2601. + 2) Os cursos técnicos terão “exceção” de carga horária e podem ter 800, 1000 e 1200 horas dedicadas à formação profissional.
Isso é problemático, pois a educação técnica não deve concorrer com a FGB, deve ser integrada. Falo, inclusive, como egresso do modelo. +
May 17, 2023 8 tweets 2 min read
💣#RevogaNEM Siga o🧶
Hoje demos um enorme passo rumo à revogação da Reforma do Ensino Médio. Foi apresentado o Projeto de Lei 2601/2023: ele revoga o Novo Ensino Médio, substituindo-o por um modelo factível, adaptativo e que respeita estudantes e profissionais da educação. + O PL apresenta muitas soluções, mas para destacar 3: 1) é o fim dos itinerários formativos; 2) A Formação Geral Básica deve ocupar 2400 das 3000 horas do Ensino Médio, respeitando professores e alunos; e 3) a FGB deve ser ofertada EXCLUSIVAMENTE de forma presencial. +
Mar 17, 2023 15 tweets 6 min read
#DicaDeLeitura

17/3 - Folha de S. Paulo: “Escolas estaduais ofertam ao menos 1.526 disciplinas no novo ensino médio”

Estudantes reclamam que aulas de como se tornar um milionário e de RPG estão tomando tempo dos conteúdos curriculares tradicionais

Jornalista: Isabela Palhares… twitter.com/i/web/status/1… Em nota, o MEC disse ter a "convicção de subsidiar qualquer tomada de decisão e reavaliação quanto ao Novo Ensino Médio com base em diálogo amplo e democrático", por isso, decidiu implementar uma consulta pública com audiências, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas… twitter.com/i/web/status/1…
Jun 2, 2022 4 tweets 1 min read
A Câmara votou o PL 4188, que permite aos bancos TOMAR a ÚNICA CASA de famílias vulneráveis e endividadas. Sabem aquelas cenas de filmes dos EUA? Vai ser pior aqui. Tábata Amaral votou a favor. Mas não foi a única. Ninguém que ajudou a aprovar essa matéria merece seu voto. A matéria segue para o Senado, onde será apreciada. A aprovação do PL 4188 foi silenciosa. Vamos lutar contra ele, cuja crueldade demonstra que vencer Jair Bolsonaro é apenas o primeiro, ainda que decisivo, passo. O mais difícil será vencer o neoliberalismo e o bolsonarismo.
Mar 4, 2022 6 tweets 2 min read
Texto do Global Times 🇨🇳:

“Washington, como causador da tensão na Ucrânia, não está em posição de pedir a outros países que sigam sua posição para condenar ou sancionar a Rússia. Não pode pedir ao mundo inteiro que pague pelo caos que criou.” + Título: “The US tries hard to hijack world's view on Russia, but more countries not buying it”
globaltimes.cn/page/202203/12…
Mar 3, 2022 7 tweets 3 min read
A Estratégia da Ferradura
A coluna russa de tanques, parada a 30km acima de Kiev, é intrigante. A dúvida: é estratégia ou é erro de logística? Enquanto isso, as forças russas atacam o Sul e o Oeste ucraniano.
A ferradura de Putin vai se formando. Aqui um mapa que sugere qual seria o avanço e o limite possível para as tropas russas, feita pelo analista @KofmanMichael.
Mar 2, 2022 14 tweets 4 min read
Dias atrás escrevi que estávamos assistindo ao "alvorecer de uma nova História". Foi em um fio que viralizou. Como no mesmo tuíte - de um extenso fio - eu afirmei (como todos os analistas militares também fizeram) que Kiev cairia rápido, uma horda de militantes do MBL + que praticam oportunismo com a bandeira da Ucrânia, jornalistas lava-jatistas, alguns bolsonaristas, poucos petistas, militantes do PSOL (que se pautam exclusivamente por redes sociais) e até pesquisadores ressentidos com os fatos, participaram de um ataque tosco. +
Mar 2, 2022 7 tweets 2 min read
Desde janeiro tenho mantido uma rotina diária de leitura das análises de guerra do Ocidente - tanto de militares quanto de civis. (Infelizmente, poucos russos e chineses expõem suas visões). Leio excelentes analistas, mas a torcida ocidental contra V. Putin sempre escapa. + Mesmo criticando (com excessos) a atuação militar, já reconhecem que a principal característica russa apareceu: a capacidade de aprender com os erros e com o contexto. Contudo, já é tarde para as forças de V. Putin cumprirem missões sem escalar a violência. +
Mar 1, 2022 4 tweets 1 min read
Após analistas militares e civis dos EUA, Reino Unido e OTAN reiterarem erros logísticos da Rússia - o que encontra amparo na expectativa frustrada de uma ocupação rápida de Kiev -, fica evidente que a atual estratégia russa é de cerco, Boa parte do arsenal russo ainda não foi + empregado, especialmente o aéreo (caças, helicópteros e drones). Há duas possibilidades, não excludentes: 1) pressionar por uma rendição da Ucrânia, reduzindo o derramamento de sangue; 2) obstáculos causados por problemas logísticos e de coordenação. +
Mar 1, 2022 6 tweets 1 min read
Com a escalada das operações militares russas e o avanço coordenado das tropas, a expectativa é de que Vladimir Putin e Vlodomir Zelensky voltem a negociar.
China (principalmente) e Índia jogam um papel relevante. França também. EUA e Reino Unido atrapalham. O esforço: os ministros das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, conversaram por telefone nesta terça-feira (1º). A China se dispôs a mediar o conflito em favor do cessar-fogo e da retomada diplomática.
Feb 28, 2022 5 tweets 1 min read
Pouco noticiado no 🇧🇷, Macron 🇫🇷 conversou hoje com Putin 🇷🇺, supostamente a pedido de Zelensky 🇺🇦. Putin exige: 1) reconhecimento da soberania russa sobre a Crimeia, 2) desmilitarização e desnazificação do Estado ucraniano e 3) a garantia de que a Ucrânia se manterá neutra. + Macron solicitou 3 pontos: 1) Moscou deve preservar vidas de civis na Ucrânia, 2) preservar as infraestruturas civis e 3) proporcionar acesso seguro às principais rodovias para assegurar a saída de refugiados.
Feb 28, 2022 5 tweets 2 min read
Feb 27, 2022 4 tweets 1 min read
O General Carlos Alberto dos Santos Cruz, com quem guardo enormes divergências, acaba de defender na GloboNews que a OTAN precisa rever sua postura. E obviamente estendeu as críticas a Moscou e Kiev, explicitando três responsabilidades no conflito. Santos Cruz está correto. + O ex-embaixador do Brasil nos EUA, China e Alemanha, Roberto Abdenur, reitera agora que o Itamaraty deve manter uma posição independente a Washington e Moscou. E diz que a incorporação da Ucrânia à OTAN é um erro e há preocupações legítimas da Rússia. Jornalistas incomodados. 👏
Feb 27, 2022 15 tweets 3 min read
Ontem de madrugada postei um mapa da expansão da OTAN e fiz uma pergunta sobre a aproximação dela em relação à Rússia. Logo comecei a sofrer ataques de ancaps com a bandeira da Ucrânia, de perfis de centro-esquerda, perfis bolsonaristas e de alguns jornalistas verificados. + Como professor, o confronto de ideias não me incomoda - mesmo quando passa dos limites. Respondi (o que foi possível pela hora) de maneira firme e educada, até para estabelecer um diálogo pedagógico. Mas isso é pouco importante. O que me preocupa é a qualidade dos argumentos e +
Feb 27, 2022 4 tweets 1 min read
Uma das melhores matérias sobre a questão ucraniana até o momento:

Guerra na Ucrânia: Invasão está saindo como Rússia esperava?

Veja mais em: noticias.uol.com.br/ultimas-notici… “A história mostra que é muito mais fácil começar uma guerra do que terminá-la.”

“Um velho axioma diz que o planejamento militar nunca sobrevive ao primeiro contato com o inimigo. Parece ser esse o caso para as forças russas.”
Feb 27, 2022 10 tweets 3 min read
A expansão da OTAN.
Como você reagiria? Realmente, as pessoas estão desacostumadas com perguntas…
Feb 25, 2022 8 tweets 2 min read
A Rússia deve ocupar Kiev nas próximas horas, impondo limites à OTAN, humilhando Washington. Nos próximos meses, dependente do gás russo, a Europa terá que recuar nas sanções para sobreviver ao inverno. A China caminha com o Kremlin. Vemos o alvorecer de uma nova História. Foi a arrogância que nos levou a esse momento dramático. O Ocidente considerou que o mundo pertencia a ele. Agora ladra, impõe sanções sem ter condições de bancá-las e clama às leis internacionais sem qualquer moral, pois elas são cotidianamente descumpridas pelos EUA e pela UE.
Feb 18, 2022 4 tweets 1 min read
#MEC Onze (11!) advogados da União renunciaram aos seus postos em defesa do "interesse público sobre o privado". Motivo: acusam Milton Ribeiro de fazer pressão indevida em favor de grupos econômicos.
Ou seja, não é só a família Bolsonaro que abusa do poder, é toda a Esplanada. + Em matéria d'O Globo (17/2, 23hs), a repórter Renata Mariz apurou que Ribeiro, em cerimônia interna, afirmou que a "Consultoria Jurídica não permite que grupos econômicos 'sérios' tenham acesso ao MEC. A 'reclamação' gerou revolta entre os servidores".
O que são grupos sérios? +
Feb 17, 2022 4 tweets 2 min read
Sobre o Spaces 15/2: 2012. Marcos Magalhães, ideólogo da Reforma do Ensino Médio, cria o disparate que inovar é voltar ao passado. Explicitamente, defende a volta do magistério, do científico e do clássico no Brasil. A Reforma do Ensino Médio é elitismo educacional com look novo. Aqui uma prova. Matéria com ele no Porvir.
porvir.org/ensino-medio-b…
Nov 29, 2021 7 tweets 2 min read
Alguns estudantes de escolas particulares defenderam um #Enem mais conteudista nas minhas redes sociais. O argumento é o do duplo esforço: eles se esforçaram estudando e os pais se esforçaram pagando mensalidades. Conclusão: esse é um motivo para o Enem não ser conteudista. + O ensino conteudista é um equívoco científico: a transmissão de conteúdos. Ela não existe, em termos pedagógicos. O aprendizado se dá dentro de cada um/a, mediado por um/a educador/a. O conteudismo deixa de lado o processo de aprendizagem, além de obstruir o pensamento crítico. +