1. Um dos pontos que explica a reação do Conselho Nacional de Secretários de Educação em relação a reforma do ensino médio é a sua cooptação pelos atores privados da educação.
Essas entidades se enraizaram nos Estados, independentemente da posição ideológica dos Governos.
2. O grau de presença cresceu a partir da reforma do ensino médio para auxiliar na sua implementação, o que não deu certo, claramente.
A tomada de decisão da política educativa não pertence aos Secretários de Educação, a fragilidade política, técnica e intelectual facilitou a… twitter.com/i/web/status/1…
3. O fato de não se ter feito a revogação da reforma do ensino médio passa por isso também, esses mesmos ex governadores passaram a compor o Governo Lula.
A cuca feita por um discurso sobre evidências educacionais interessado para ser desfeita não é como uma volta no parque.
4. O problema não são as evidências científicas, a Universidade tem centenas delas mostrando os gravíssimos problemas e o equívoco de concepção da reforma do ensino médio.
O problema é que só são aceitas as evidências que encaminham para aquisição de materiais didáticos,… twitter.com/i/web/status/1…
5. Isso se limita ao Brasil? Não. Essa visão de mundo sobre educação e políticas educativas é parte de uma articulação internacional que agora recebeu o nome de Comunidade Araucária.
É a foto que ilustra o primeiro Tweet desse fio em que estão presentes os dirigentes do CONSED.
Compreendendo a expulsão escolar como fenômeno que tem múltiplas dimensões (Fritsch e Pasinato, 2023):
a) política
b) saúde
c) sócio-cultural
d) educacional
e) econômica
a) política
- descontinuidade e apagamento das políticas públicas e educacionais
- reformas educacionais
- intersetorialidade
b) saúde
- cansaço/esgotamento
- exaustão
- tédio
- depressão
- ansiedade
- preguiça
- imaturidade
- pressões
- rotinas pesadas
- multiplicação de problemas relacionados a saúde mental na pandemia
O Ministério Público Federal via PFDC apresentou representação contra o Programa de Escola Cívico-Militar do Estado de São Paulo.
A representação mostra: 1) a inconstitucionalidade formal 2) a inconstitucionalidade material 3) a ausência de comprovação de melhoria de qualidade da educação
Vamos ao fio
1) inconstitucionalidade formal
- a matéria é de competência privativa da União
- logo o Estado de São Paulo (Estados ou Municípios) não pode legislar sobre o tema
- não há acolhida nem na Constituição Federal nem na LDB de um modelo híbrido de escola civil e militar
síntese: escola pública não é igual a carro híbrido para misturar gasolina/álcool e seguir funcionando
2) inconstitucionalidade material
a) ofensa ao princípio da valorização dos profissionais da educação
b) extrapolação dos limites constitucionais da força militar estadual
c) violação ao princípio da gestão democrática do ensino público
O Tribunal de Contas da União fez uma auditoria operacional nos Institutos Federais quanto ao problema da evasão escolar.
O relatório traz contribuições fundamentais para o enfrentamento desse problema, segue o fio
A taxa de evasão na Rede Federal é muito alta, o gráfico mostra esse dado para o ano de 2022.
- 51,07% de evasão nos cursos de graduação
- 41,59% de evasão nos cursos técnicos
A auditoria identificou falhas e fez recomendações para que a Rede Federal lide melhor com isso.
Em 2023, a Rede Federal EPCT alcançou:
- 1,5 milhões de matrículas
- 680 unidades
- 11,8 mil cursos
- 82,9 mil professores e técnicos.
Quais os argumentos para restringir o uso de celulares nas escolas?
O Brasil ainda vive deslumbramento com as tecnologias na educação, talvez fruto do complexo de colonizado e dos interesses privados e políticos que elas envolvem.
O presidente francês @EmmanuelMacron criou grupo com especialistas para analisar o problema da exposição das crianças às telas.
O grupo concluiu seus trabalhos em abril e foi publicado o relatório "Crianças e telas: em busca do tempo perdido", segue o fio:
O documento possui 142 páginas e está organizado em quatro partes principais que dialogam com o tema exposição de crianças e adolescentes a telas: 1) do que estamos falando? 2) isso é sério? 3) o que tem sido feito até agora? 4) quais são nossas ambições e como podemos torná-las realidade?
A Comissão reconhece a importância da tecnologia e as facilidades que traz, mas afirma ter ficado "abalada" com o que encontrou sobre o problema.
A tecnologia tem sido utilizada para confinar, alienar e subjugar as crianças e adolescentes por intermédio de estratégias que visam capturar sua atenção, de forma a controlar, reengajar e monetizar.