1. Um dos pontos que explica a reação do Conselho Nacional de Secretários de Educação em relação a reforma do ensino médio é a sua cooptação pelos atores privados da educação.
Essas entidades se enraizaram nos Estados, independentemente da posição ideológica dos Governos.
2. O grau de presença cresceu a partir da reforma do ensino médio para auxiliar na sua implementação, o que não deu certo, claramente.
A tomada de decisão da política educativa não pertence aos Secretários de Educação, a fragilidade política, técnica e intelectual facilitou a… twitter.com/i/web/status/1…
3. O fato de não se ter feito a revogação da reforma do ensino médio passa por isso também, esses mesmos ex governadores passaram a compor o Governo Lula.
A cuca feita por um discurso sobre evidências educacionais interessado para ser desfeita não é como uma volta no parque.
4. O problema não são as evidências científicas, a Universidade tem centenas delas mostrando os gravíssimos problemas e o equívoco de concepção da reforma do ensino médio.
O problema é que só são aceitas as evidências que encaminham para aquisição de materiais didáticos,… twitter.com/i/web/status/1…
5. Isso se limita ao Brasil? Não. Essa visão de mundo sobre educação e políticas educativas é parte de uma articulação internacional que agora recebeu o nome de Comunidade Araucária.
É a foto que ilustra o primeiro Tweet desse fio em que estão presentes os dirigentes do CONSED.
Mais uma vez se fala da entrada do Brasil na OCDE como membro efetivo, já somos parceiro-chave.
Diferente da UNESCO de governança democrática, a OCDE tem pretensões imperiais na área de educação.
Comento sobre a
entrevista de Andreas Schleicher, o virtual Ministro Mundial da Educação que cuida de toda a área de educação da OCDE.
Quando do lançamento dos estudos dessa organização, Andreas viaja pelo mundo dizendo aquilo que os países devem fazer no seus sistemas educativos nacionais.
Essa entrevista foi dada ao Correio Braziliense em novembro de 2024 e passou batida pelos sócios locais da OCDE como a ONG Todos pela Educação, a Fundação Lemann e a Fundação Cesgranrio.
Já comentei em fio anterior que todo o discurso educacional da OCDE é baseado na educação como serviço e não como direito.
Novo relatório da OXFAM mostra que os super-ricos não venceram na vida por esforço pessoal ou empreededorismo.
60% da riqueza dos bilionários vem de:
- herança
- favoritismo
- obtenção de benefícios pelo poder do monopólio
Reservo este fio para o relatório 🧶
1. O nome do relatório é "As custas de quem? a origem da riqueza e a construção da injustiça no colonialismo".
Há uma nova oligarquia aristocrática no mundo que concentra poder econômico e poder político, enquanto a classe trabalhadora luta para sobreviver.
44% da humanidade, ou seja, 3,6 bilhões de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza.
1% mais rico concentra 45% de toda a riqueza. É a riqueza extrema.
2. A tendência é que levemos mais de um século para acabar com a pobreza.
Essa tendência vai se afirmando quando 4 em cada 5 países reduziram os orçamentos públicos destinados à educação, saúde ou proteção social e tributação progressiva.
Os países de baixa e média renda gastam 48% dos seus orçamentos públicos com o pagamento de dívidas, muito mais do que gastam com educação e saúde juntos.
O documento que afirma ser a bússola do futuro governo Trump traz indicativos sobre como a área de educação será abordada.
É importante conhecer seu conteúdo já que a direita brasileira é mera imitadora, serve de correia de transmissão, vamos ao fio
1. Restaurar a família como o centro da vida americana e proteger nossas crianças.
- Devem ser banidos todos os termos sobre orientação sexual e identidade de gênero, diversidade, equidade e inclusão.
- Educadores e bibliotecas públicas que fizeram propaganda ou acolherem livros sobre a ideologia transgênero e sexualização de crianças serão classificados como criminosos sexuais.
- Prevalência da autoridade dos pais na educação dos filhos, subordinando todas as escolas à essa escolha universal.
- Eliminação da teoria crítica da raça e da ideologia de gênero de todos os currículos das escolas públicas.
2. Desmantelar o estado administrativo e devolver a autogovernança ao povo americano.
- O primeiro movimento é a redução do tamanho do Estado, incluindo orçamentos, órgãos e pessoal.
- O segundo movimento é limitar o uso do poder presidencial quando suas ordens executivas ameaçarem comunidades, escolas e famílias americanas.
- Um dos alvos declarados é o Departamento de Estado da Educação pois, segundo o documento, seus burocratas inserem propaganda racista, antiamericana e anti-histórica nas escolas.
Hoje foi publicada a Emenda Constitucional N. 135/2024 que trata do ajuste de contas do governo.
O que está escrito no texto publicado e agora oficialmente válido é o seguinte:
XIV - no exercício de 2025, da complementação de que trata o inciso V docaput, até 10% (dez por cento) dos valores de cada uma das modalidades referidas nesse dispositivo poderão ser repassados pela União para ações de fomento à criação de matrículas em tempo integral na educação básica pública, considerados indicadores de atendimento, melhoria da qualidade e redução de desigualdades, mantida a classificação orçamentária do repasse como Fundeb, não se aplicando, para fins deste inciso, os critérios de que tratam as alíneas "a", "b" e "c" do inciso V deste artigo;
Comentário 1
Isso significa que parte da complementação da União será direcionada para uma política educativa específica: ampliação das matrículas em tempo integral.
Este valor será de até 10% do total da complementação da União no ano de 2025.
Cabe à União definir prioridades como coordenadora da política educacional.
O Festival de Besteiras que Assolam a Educação vai tratar das medidas de governos, lobbys de fundações empresariais e outras bobagens disseminadas sobre educação.
Como são muitas, vamos colocar os melhores do ano neste fio 🧶
1. Primeiro tem que fazer curso técnico, depois ensino superior.
Comentário: é tentativa de voltar o ensino profissionalizante obrigatório praticado durante a Ditadura de 1964 e um tremendo fracasso. Tinha técnico de enfermagem formado que nunca aplicou uma injeção.
2. O problema da qualidade na educação básica é que os concursos para docentes não tem prova prática
Comentário: a didática é uma disciplina nas licenciaturas, a prática ocorre ao longo de todo o curso e culmina no estágio, existem programas específicas como PIBID e RP. Além disso, as práticas passaram a ser avaliadas pelo Enade