Pensar a História Profile picture
Mar 21, 2023 25 tweets 10 min read Read on X
A cidade de Bagdá em chamas após ser bombardeada pela Força Aérea dos EUA. Há 20 anos, em 20/03/2003, tinha início a Guerra do Iraque. O país foi invadido sob a falsa alegação de que o presidente Saddam Hussein, estaria fabricando armas de destruição em massa.

1/25
O casus belli apenas confirmou uma tendência esboçada desde os atentados de 11 de setembro de 2001, que deram ao governo dos EUA e às corporações estadunidenses uma justificativa para avançar uma agenda estratégica de controle sobre os recursos energéticos do Oriente Médio

2/25
O Iraque é dono da 5ª maior reserva de petróleo do mundo, estimada em 143 bilhões de barris, bem como da 12ª maior reserva de gás natural, superior a 3.800 quilômetros cúbicos. Essas ricas reservas energéticas motivaram diversas disputas políticas ao longo do século XX.

3/25
Após a ascensão do partido Baath ao poder em 1968 e a adoção de um programa anti-imperialista, as reservas iraquianas foram estatizadas, frustrando os interesses econômicos das grandes petroleiras europeias e estadunidenses e acirrando as disputas no âmbito da OPEP.

4/25
Em agosto de 1990, os desentendimentos acerca das cotas de exportação de petróleo da OPEP evoluíram para um conflito entre Iraque e o Kuwait. A invasão do Kuwait pelas tropas iraquianas provocou a imediata resposta dos Estados Unidos, dando início à Guerra do Golfo.

5/25
Sob a liderança dos EUA, as potências ocidentais lançaram uma violenta campanha de bombardeios e incursões terrestres que forçou o Iraque a recuar. Os EUA também impuseram sanções severas contra o país, provocando uma escassez de comida que matou mais de 500.000 crianças.

6/25
Ao longo dos anos 90, o Iraque sofreu repetidos bombardeios e teve sua soberania limitada pela imposição das zonas de exclusão aérea. Saddam Hussein, entretanto, resistiu às tentativas de sufocar o seu governo. E as reservas de petróleo do país continuaram nacionalizadas.

7/25
Nos EUA, setores ligados ao complexo militar-industrial passaram a defender a derrubada de Saddam. O poderoso think tank "Projeto para o Novo Século Americano" fez lobby junto ao Congresso em prol do conflito, logrando a aprovação da Lei de Libertação do Iraque em 1998.

8/25
Os atentados de 11 de setembro de 2001 deram aos EUA a oportunidade de avançar a agenda estratégica de controle dos recursos energéticos do Oriente Médio sob a justificativa do combate ao terrorismo. Menos de um mês após os ataques, os EUA invadiram o Afeganistão.

9/25
Paralelamente, EUA passaram a acusar o Iraque de estar fabricando armas de destruição em massa. Mesmo após a ONU declarar não ter encontrado quaisquer vestígios de tais armas, a imprensa estadunidense prosseguiu com uma campanha de apoio à guerra calcada no apelo ao medo.

10/25
Apoiado pela mídia, plutocracia petroleira e complexo militar industrial, George W. Bush e seu vice-presidente, Dick Cheney, ex-CEO da petroleira Halliburton, iniciaram a ofensiva para remover de uma vez por todas o persistente obstáculo representado por Saddam.

11/25
A guerra teve início em 20/03/2003, com um violento bombardeio sobre Bagdá e ataques devastadores com mísseis de cruzeiro. Mais de 180.000 soldados atuaram na invasão — 98% dos quais estadunidenses e britânicos. As defesas iraquianas entraram em colapso após 3 semanas.

12/25
As tropas estadunidenses cometeram inúmeros crimes de guerra durante a invasão, incluindo o uso de fósforo branco, tortura e estupro de crianças e inúmeras chacinas contra civis (massacres de Haditha, Ishaqi, Hamadiya, Mahmudiya, Mukaradib, etc.).

13/25
Milhares de civis iraquianos presos pelas patrulhas de soldados estadunidenses também foram submetidos a torturas brutais na prisão de Abu Ghraib. A Cruz Vermelha estima que mais de 90% dos presos da instalação eram inocentes.

14/25
Capturado por soldados estadunidenses, Saddam Hussein foi entregue às facções políticas rivais, sendo posteriormente enforcado.
Uma pesquisa feita em 2007 pela Opinion Research Business estimou que a Guerra do Iraque já havia matado mais de 1,2 milhão de civis até então.

15/25
Com a morte de Saddam, o Iraque entrou em um estado de anomia política e mergulhou em uma violenta guerra civil. As disputas entre milícias, grupos insurgentes, facções rivais e organizações fundamentalistas seguem fazendo vítimas até hoje.

16/25
Se a vida dos iraquianos virou um inferno, as petroleiras ocidentais ganharam o paraíso. As enormes reservas de petróleo do Iraque finalmente foram privatizadas e agora geram lucros bilionários para empresas como ExxonMobil, Chevron, British Petroleum, Shell e Halliburton.

17/25
O governo estadunidense tenta ainda hoje tergiversar em resposta às acusações de que matou mais de um milhão de iraquianos para poder entregar o petróleo do país ao controle privado, mas até alguns altos burocratas já largaram a toalha.

18/25
O general John Abizaid, ex-chefe do Comando de Operações Militares do Exército dos Estados Unidos no Iraque, foi um dos mais categóricos: "É claro que a guerra é por causa do petróleo. Nós realmente não temos como negar isso".

19/25
Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA, escreveu em sua biografia que se sentia "triste por ser politicamente inconveniente reconhecer o que todo mundo sabe: a Guerra do Iraque foi em grande parte motivada por petróleo".

20/25
O senador e ex-secretário de defesa do governo estadunidense, Chuck Hagel, disse o mesmo em 2007: "As pessoas dizem que não estamos lutando por petróleo. É claro que estamos". "A guerra é só sobre petróleo", complementou.

21/25
Se não bastasse tudo isso, há a confirmação de Kenneth Derr, ex-CEO da petroleira Chevron, que ainda em 1998 relatou a uma plateia de executivos de São Francisco: "O Iraque possui imensas reservas de petróleo e gás natural. Eu adoraria que a Chevron pudesse acessá-las".

22/25
Antes mesmo da guerra, em fevereiro de 2002, o Departamento de Estado já havia montado uma comissão para decidir o "futuro do Iraque", chegando à conclusão de que "o petróleo do Iraque deve ser aberto para as petroleiras internacionais o mais rápido possível após a guerra"

23/25
A produção de petróleo do Iraque já cresceu mais de 50% desde 2008. Mais de 80% do petróleo extraído é exportado, grande parte para os EUA. Enquanto isso, os donos do petróleo, os cidadãos iraquianos, não tem acesso sequer ao básico para suprir as demandas internas.

24/25
Algo escandaloso, mas que passa como secundário para uma população que tem hoje como maior preocupação não morrer nas lutas entre facções políticas e atentados terroristas que viraram rotina no país.

25/25

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jan 13
Aconteceu em 13 de janeiro: efemérides do dia

Há 1.493 anos, em 13/01/532, tinha início a Revolta de Nike. O descontentamento com a fome e a miséria transformou uma disputa esportiva em um levante contra o Império Bizantino. A repressão foi brutal, deixando 30 mil mortos.

🧶⬇️Image
Há 897 anos, em 13/01/1128, o Papa Honório II reconhecia a Ordem dos Templários. A ordem militar funcionaria por dois séculos, conduzindo uma série de expedições que visavam conquistar e cristianizar a Palestina.

🧶↕️Image
Há 275 anos, em 13/01/1750, os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha assinavam o Tratado de Madri, definindo os limites entre as colônias americanas. O brasileiro Alexandre de Gusmão foi redator do tratado, que garantiu boa parte das atuais fronteiras do Brasil.

🧶↕️Image
Read 20 tweets
Dec 20, 2024
Imagens da minha visita ao centro histórico de Salvador, listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco 🧶⬇️

Igreja de São Pedro dos Clérigos, do fim do século XVIII, no Terreiro de Jesus Image
Grafite de Marcos Costa, próximo ao largo "onde Pedro Arcanjo, viveu, escreveu e amou" Image
Chafariz do Terreiro de Jesus. Inaugurado em 1856, o chafariz integrava o sistema de águas do Queimado - o primeiro sistema de água encanada do Brasil Image
Read 23 tweets
Dec 6, 2024
Há 96 anos, cedendo à pressão dos EUA, o exército colombiano abria fogo contra os grevistas da United Fruit, durante o Massacre das Bananeiras — uma das mais sangrentas chacinas de trabalhadores da história. Tratamos desse assunto no @operamundi

1/26

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Entre o fim do século XIX e o início do século XX, a Colômbia se tornou um dos maiores produtores de bananas do mundo. A produção em larga escala, concentrada na região nordeste do país, era monopólio da multinacional estadunidense United Fruit Company (UFC).

2/26 Image
A empresa respondia por 80% do comércio internacional de bananas e detinha mais de 1,3 milhão de hectares de terras, espalhados pela América Central e Caribe. Também controlava parte substancial das redes ferroviárias, dos portos e sistemas de comunicação da região.

3/26 Image
Read 27 tweets
Dec 5, 2024
Há 12 anos, o Brasil se despedia de Oscar Niemeyer. Expoente da arquitetura moderna internacional, ele se destacou por seu estilo original, marcado pela inovação no uso do concreto armado. Ele é o tema do artigo de hoje para o @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Nascido no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer se formou como engenheiro-arquiteto pela ENBA em 1934. Ele trabalhou no escritório de Lúcio Costa, onde integrou a equipe encarregada de desenvolver o projeto de Le Corbusier para o Ministério da Educação e Saúde.

2/25 Image
Assimilou características da estética de Le Corbusier, como a ênfase na funcionalidade, a priorização da planta livre e o uso de pilotis, mas desenvolveu um estilo único, integrado às referências da cultura nacional. Em 1937, projetou a Obra do Berço, seu 1º projeto autoral

3/25 Image
Read 25 tweets
Dec 4, 2024
Há 13 anos, falecia Sócrates, um dos maiores jogadores de futebol dos anos 80. Ele foi ídolo do Corinthians, capitão do Brasil na copa de 82, militante do PT e líder do movimento Democracia Corinthiana. Esse é o tema do artigo de hoje no @operamundi

1/24

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Sócrates nasceu em Belém do Pará, em 19/02/1954, como primogênito dos 6 filhos de seu Raimundo e dona Guiomar. O irmão caçula, Raí, também se destacaria como jogador de futebol, atuando pelo São Paulo, onde ganhou o epíteto de "Terror do Morumbi".

2/24 Image
Sócrates mudou-se para o interior paulista ainda criança, acompanhando a transferência do pai, funcionário público federal. Estudou no Colégio Marista, onde desenvolveu seu interesse por futebol, e tornou-se torcedor apaixonado do Santos, time onde atuava o rei Pelé.

3/24 Image
Read 24 tweets
Dec 3, 2024
A imagem da Coreia do Sul como uma democracia estável, moderna e bem consolidada é uma ilusão criada pela mídia ocidental — uma narrativa forjada para servir como contraponto à Coreia do Norte.

Essa ilusão serve de lastro à propaganda anticomunista ao mesmo tempo em que reforça a doutrinação ideológica exaltando as “democracias” liberais burguesas. A Coreia do Sul seria um baluarte do "progresso", do desenvolvimento", das "liberdades individuais", em contraponto ao "atraso" e ao "totalitarismo" da Coreia do Norte.

Mas a verdade é que nunca houve nada de democrático, estável ou moderno no sistema político da Coreia do Sul. É um país cuja história sempre foi repleta de golpes de Estado, ditaduras brutais, autoritarismo, repressão contra a sua população e uma série interminável de massacres e genocídios.

Nós publicamos uma série de artigos sobre os massacres e atrocidades cometidos pelo governo sul-coreano no @operamundi. Seguem abaixo:

👇
Os Massacres da Liga Bodo: em 1950, a ditadura que governava a Coreia do Sul iniciou o extermínio sistemático de opositores e cidadãos suspeitos de serem simpatizantes do comunismo. 200 mil pessoas foram mortas.

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
O Massacre No Gun Ri: durante a Guerra da Coreia, o governo norte-americano, apoiado pelas autoridades da Coreia do Sul, assassinou centenas de refugiados sul-coreanos que buscavam fugir das zonas de conflito.

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(