This paper studies the impact of the Science without Borders (Ciência sem Fronteiras - CSF) program on participants' post-graduation enrollment, employment, and entrepreneurship. Our main results suggest that the program did not achieve its main goals. 2/n
Before the thread, a disclaimer. We know that the program raises different sentiments among Brazilians, which can be exacerbated by political preferences. We want to avoid that. We think study abroad programs are important, but as a public policy, it requires proper execution 3/n
Our paper has 3 main contributions. First, we create a novel data set by linking 17 public and non-public administrative registries. Our rich data set allows us to track students up to eight years after they apply to the program. 4/n
Second, this is the first paper to estimate the causal impact of a study-abroad program on post-graduation enrollment, formal employment, and entrepreneurship.
Third, this is the first paper to investigate the causal effect of a study abroad program on a developing country. 5/n
The program was launched in 2011 to increase students' human capital and interest in science and postgraduate education studies through a substantial increase in scholarships for Brazilians to carry out part of their undergraduate studies abroad. gov.br/cnpq/pt-br/ace… 6/n
It had very large numbers. 90000 scholarships in 4 years, costing USD 2.72 billion. This represents 5x the average cost to maintain a student in a public uni p/year & equivalent to the cost of a school meal program that benefits 39 million students
Our identification strategy leverages the competitiveness of different calls to the program. Therefore, our complier is the approved student in a less competitive call, which would not be approved in a more competitive call, for the same country and year. 8/n
Again, our main results suggest that the program did not increase post-graduation enrollment in Brazil, formal employment, and entrepreneurship. 9/n
Using detailed UFBA detailed. We show that UFBA students who benefited from the program are more likely to graduate, but they take more time to do so. Therefore, delayed graduation can partially explain the findings by delaying student exposure to the labor market. 10/n
Finally, although we cannot rule out that students moved to a foreign country after the program, we show that the likelihood of this event may have decreased over time. We have some reasons to expect that Brain Drain it is not a big problem in our setting. n/n
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Sempre quando há concurso com salários elevados, a reclamação da Raquel aparece na rede. O que me chama atenção, e que por algum motivo é ignorado, é a falta de discussão sobre a necessidade de uma reforma universitária no Brasil que também inclua a carreira do professor 1/n
O primeiro ponto é que o salário de professor universitário não é ruim. Pelo menos em economia, o salário nas federais é competitivo com o salário em universidades públicas na Italia, Espanha, Portugal e França, por exemplo 2/n
Além disto, o nível de flexibilidade é quase incomparável com qualquer outra profissão. E aí os problemas começam. Pela falta de mecanismos de avaliação, pela progressão automática por tempo de serviço e falta de gestão, parte dos professores opta por trabalhar no mínimo 3/n
Como prometido, a thread p/ estudantes de economia de como aprendi a escrever papers em inglês
Começando com o background: 1) aprendi a ler bem em inglês entre o fim da graduação e o início do mestrado 2) Meu mestrado e doc foram no BR 3) trabalhei apenas no Brasil até 2018 1/n
Como não poderia ser diferente, drafts dos meus primeiros artigos em inglês não são bons. Difícil de ler, erros gramaticais, e falta de estrutura
Mas começar a escrever é o primeiro passo. Um exercício que fiz foi escrever blogs (apenas p/ mim) sobre papers que gostava 2/n
Para ajudar na construção de sentenças, passei a ler muitas introduções de artigos e separar trechos que eu achava excelentes.
Passei a ler mais literatura em inglês e estudar gramática.
Um livro que ajudou muito e continua na minha mesa de trabalho é 3/npress.uchicago.edu/ucp/books/book…
A #PEC206 que estabelece cobranca nas universidades públicas está nos trends. O texto camara.leg.br/proposicoesWeb… é muito ruim. Não conceitualmente, pois é um debate necessário. As universidades públicas no BR são, em parte, mais uma transferência de renda dos pobres --> ricos 1/6
É importante ressaltar que a proposta quer cobrar "de quem pode pagar". Mas, "quem pode pagar?". Não há nenhuma definicão, em nenhum dos documentos que encontrei. O @PauloMeyerNasc1 tem estudado isso a muito tempo e pode falar muito melhor que eu sciencedirect.com/science/articl… 2/6
Segundo, é preciso mostrar quanto de receita a cobranca vai gerar para as universidades. É relevante? Como exemplo, a receita da UFBA em 2021 foi R$ 1.976.394.942,90 proplan.ufba.br/sites/proplan.…. O único parágrafo da proposta sobre isso parece que saiu de um grupo de Whatsapp. 3/6
I am delighted to see the first output of this amazing project available online! The study has been developed with @SaspriSA and @Uni_of_Essex, but I would like to highlight the collaboration with Ghana, Mozambique, Tanzania, Uganda, and Zambia local partners
The #PressRelease shares key findings, but also check our blog to read about the process of collecting information about the lockdown measures and COVID-19 response policies and the #data challenges 👇 wider.unu.edu/publication/wo… which you can see in detail at Appendix D 2/n
The study has comparative results but also country-specific results. The country-specific results are also available for each country in the new policy briefs. Find the #WorkingPaper and all the briefs at wider.unu.edu/publication/mi…
As example, MZ PB: wider.unu.edu/publication/ro… 3/n
Prometi no perfil do @jcaetanoleite falar um pouco sobre o QUALIS depois que saiu a notícia de que a comissão da CAPES, formada por pesquisadores (isso não tem nada a ver com governo), sugeriu a extinção da métrica. Primeira coisa a falar é que sim, acho o QUALIS bem ruim 1/n
É importante pontuar que o QUALIS cumpriu um papel importante na pesquisa no BR. Ele foi importante para estruturação da pesquisa e da pós graduação, mas ele possui muitos problemas e o Brasil precisa internacionalizar mais sua produção científica. Só o BR usa o QUALIS 2/n
O primeiro problema se relaciona aos incentivos. A pontuação da pós graduação e dos pesquisadores individuais se baseia no QUALIS. Isso pode gerar um incentivo ruim que vai afetar fortemente o tradeoff Qualidade vs Quantidade 3/n
1 - Motivado por recentes declarações de economistas nessa rede, decidi escrever algumas recomendações para alunos de pós graduação ou jovens pesquisadores em economia. O que vem a seguir pode ser trivial para alguns, sobretudo os que estão em universidades com melhor conceito
2 - A primeira coisa que vocês precisam saber é que, como disse Dani Rodrik, Economia é Clube. Isso não significa que para ser um bom pesquisador você tem que fazer parte do clube, mas é bom entender como eles trabalham e como o clube funciona.
3 - Mas Rodrigo, você não faz parte do clube e também não tem publicação em top journal, pq vc acha que pode dar alguma dica sobre isso? Digamos que eu sou o Douglas Santos no Barcelona. Nunca entrei em campo, mas to ali todo dia treinando.